sábado, 16 de julho de 2022

GEORGE HARRISON ➤ ALL THINGS M. P. ➤ APPLE JAM


“Apple Jam” é o nome do terceiro disco de vinil, do álbum de George Harrison “All Things Must Pass”, lançado em 27 de novembro de 1970. O curioso "Apple Jam" é um trocadilho com "Jam do selo Apple" e "geléia de maçã"Apple Jam é composto por quatro jams sessions instrumentais, três das quais foram gravadas durante as sessões do álbum, e "It's Johnny's Birthday", uma homenagem ao 30º aniversário de John Lennon. O disco foi a maneira da Apple Records de aplacar os compradores de discos pelo alto preço de varejo de All Things Must Pass, que foi um dos primeiros álbuns triplos do rock. O disco recebeu um design caprichado feito pelo artista Tom Wilkes, com um logotipo representando um pote de geléia e folhas de macieira.

Duas das jams datam de uma sessão de 18 de junho de 1970 que marcou a formação oficial da banda de Eric Clapton, Derek and the Dominos, como artistas de gravação, ampliadas por Harrison e pelo guitarrista Dave Mason, e produção de Phil Spector. Outras faixas de Apple Jam incluem contribuições musicais de Billy Preston, Klaus Voormann, Ginger Baker, Gary Wright e Bobby Keys. Os críticos de música tradicionalmente viam as jams como dispensáveis ​​ao lado dos dois LPs de músicas. Alguns escritores, no entanto, reconhecem a importância histórica do disco como um documento da primeira sessão de gravação de Derek and the Dominos.

Apple Jam abre com “Out of The Blue”, com Derek and The Dominos, George, Jim Price, Bobby Keys, Gary Wright e Al Aronowitz fazendo uma jam com mais de onze minutos de duração. Segue “It’s Johnny Birthday”, com menos de um minuto,  feita por George, Ringo e Mal Evans para presentear John Lennon em seu aniversário. O lado 5 do álbum encerra com “Plug Me In”, com George, Clapton, Derek and The Dominos e Dave Mason (guitarrista do Traffic). O sexto e último lado do disco traz “I Remember Jeep”, com George, Clapton, Ginger Baker (Cream) e Klaus Voorman, e “Thanks for The Pepperoni”, interpretada pela mesma formação de “Plug Me In”.
De acordo com o baixista Klaus Voormann, amigo dos Beatles desde os anos em Hamburgo e um dos muitos músicos que tocaram no álbum All Things Must Pass de George Harrison, as jams eram comum durante as sessões e indicavam o espírito livre que caracterizou o projeto. Além de dar a Harrison a oportunidade de gravar músicas dele que foram negligenciadas para inclusão nos lançamentos dos Beatles, o álbum permitiu que ele incluísse intervalos instrumentais mais longos do que normalmente era o caso no trabalho de sua antiga banda; ele também gostou da chance de gravar com os músicos que conheceu enquanto convidado na turnê europeia de Delaney & Bonnie and Friends em dezembro de 1969. Antecipando o LP triplo para o jornal Detroit Free Press em 1970, o crítico Mike Gormley disse que o Apple Jam continha "um excepcional hard rock and roll" e "Plug Me In" era "uma das melhores músicas de rock já ouvidas". Ele concluiu: "O álbum deve ser vendido por cerca de US$ 10. Vale US$ 50". Menos impressionado com a postura religiosa de Harrison no corpo principal das músicas, Peter Reilly da Stereo Review escreveu que "ele parece mais livre e mais envolvido na configuração colaborativa refletida nas faixas de Apple Jam". Aqui no Baú, a gente confere todas as cinco faixas - “Out of The Blue” (11:14), “It’s Johnny Birthday” (0:55)“Plug Me In” (3:20), “I Remember Jeep” (8:09) e “Thanks for The Pepperoni” (5:33) - Todas assinadas por George Harrison.

Nenhum comentário: