sexta-feira, 8 de julho de 2022

GEORGE HARRISON - WONDERWALL MUSIC - 1968 ★★★


Paul McCartney já havia feito sua estreia sem o acompanhamento dos outros três em 1966, com a trilha sonora do filme “The Family Way”, em parceria com George Martin. Dois anos depois foi a vez de George Harrison se lançar em um trabalho solo, sem qualquer vínculo com os Beatles.
Wonderwall Music foi o álbum solo de estreia de George Harrison e a trilha sonora do filme Wonderwall de 1968, dirigido por Joe Massot. Lançado em novembro de 1968, foi o primeiro álbum solo de um dos Beatles (sem contar 'The Family Way', assinado por Paul McCartney E George Martin), e o primeiro álbum lançado pela Apple. As músicas são todas peças instrumentais, exceto por vocais ocasionais em idiomas diferentes do inglês, e geralmente compreendem pequenas vinhetas musicais. Seguindo suas composições de estilo indiano para os Beatles desde 1966, Harrison usou a trilha sonora do filme para promover ainda mais a música clássica indiana, apresentando ao público de rock instrumentos que eram relativamente pouco conhecidos no Ocidente. As peças indianas são contrastadas por seleções musicais ocidentais, nos estilos rock psicodélico, experimental, country e ragtime.
O álbum foi gravado entre novembro de 1967 e fevereiro de 1968, com sessões em Londres e Bombaim. Um dos colaboradores de Harrison no projeto foi o pianista clássico e arranjador orquestral John Barham, enquanto outros colaboradores incluem os músicos clássicos indianos Aashish Khan, Shivkumar Sharma, Shankar Ghosh e Mahapurush Misra. A música ocidental apresenta contribuições de Tony Ashton e sua banda Remo Four, bem como participações especiais de Eric Clapton e Ringo Starr. "The Inner Light", lado B de "Lady Madonna" dos Beatles em 1968, também se originou do tempo de Harrison em Bombaim.
Para a belíssima capa, a Apple contratou o artista americano Bob Gill para produzir uma pintura para Wonderwall Music. Gill lembra que participou de uma reunião na sede da empresa, onde os quatro Beatles enfatizaram a importância do álbum para sua nova gravadora e delinearam o conceito por trás do filme. Gill pintou um quadro no estilo do surrealista belga René Magritte, mostrando um homem trajado formalmente, separado por uma enorme parede de tijolos vermelhos de um grupo de donzelas indianas banhando-se felizes. O executivo da Apple Derek Taylor, mais tarde escreveu sobre a pintura de Gill: "Era uma bela peça, mas perdeu a essência da esperança". Para desgosto de Bob Gill, Harrison solicitou que um tijolo fosse removido da parede, porque considerou importante "dar uma chance ao sujeito do outro lado, assim como o personagem Jack MacGowran teve uma chance (no filme)".

Junto com Gill, John Kelly e Alan Aldridge foram creditados por projetar a arte do álbum. Para o encarte, Harrison escolheu uma foto de parte do Muro de Berlim – uma imagem da agência de imagens Camera Press – que Kelly e Aldridge manipularam e espelharam para representar uma esquina.

A contracapa do LP incluía uma fotografia em preto e branco de Harrison tirada por Astrid Kirchherr, uma amiga desde a primeira temporada dos Beatles em Hamburgo, Alemanha, em 1960. Wonderwall Music foi remasterizado pela primeira vez para lançamento em CD em 1992, para o qual Derek Taylor escreveu um encarte.
Embora visto como uma curiosidade por alguns críticos, Wonderwall Music é reconhecido por sua inventividade na fusão de sons ocidentais e orientais, e como precursor da tendência da música mundial dos anos 1980. O título do álbum inspirou o hit de 1995 da banda Oasis, "Wonderwall". A trilha sonora completa de Harrison para o filme foi disponibilizada em DVD no início de 2014, como parte dos dois discos Wonderwall Collector's Edition . Em setembro daquele ano, o álbum foi relançado em forma remasterizada como parte do box set Apple Years 1968–75 de Harrison, com a adição de três faixas bônus.

Nenhum comentário: