sábado, 2 de julho de 2022

THE BEATLES - TWIST AND SHOUT - SHAKE IT UP BABY!


"Twist and Shout” é a música mais forte do primeiro álbum dos Beatles - Please Please Me - e também a última. Uma das poucas que John e Paul devem ter desejado que fosse composta por eles próprios. "Twist and Shout” era o ponto alto das apresentações dos Beatles, a música da qual a maior parte do público iria se lembrar depois de terminado o espetáculo. A voz rascante, rouca, de John transforma o convite para "dançar e gritar" ("twist and shout") em uma ordem! A combinação intrínseca entre as guitarras solo e base, com o baixo pulsante de Paul e a bateria afiada de Ringo, tornam esta gravação verdadeiramente magnifica. Diz uma das lendas que, quando os Beatles terminaram as gravações para o álbum Please Please Me, ainda tinham algum tempo de sobra no estúdio; então, em uma só tomada, gravaram "Twist and Shout”. Na verdade, foram duas.
Philip "Phil" Medley foi um compositor americano notável por sua composição "Twist and Shout", que ele escreveu junto com Bert Russell. A primeira gravação foi feita pelos The Top Notes (às vezes chamado de "Topnotes"), em 1960, produzida por Phil Spector para a Atlantic Records. Em 1962, o grupo The Isley Brothers (não confundir com Everly Brothers, dos irmãos Phil e Don Everly) decidiu gravar a música e foram produzidos pelo próprio compositor Bert Russell, que não tinha ficado satisfeito com a produção de Phil Spector. "Twist and Shout", tornou-se a primeira gravação do trio a entrar para lista da revista Billboard (entre as 40 mais) e logo se tornou um cover frequente da música soul no início dos anos 1960. Quando os ‘Isleys’ gravaram, não imaginaram que ela se sairia tão bem quanto seu sucesso de três anos antes "Shout!" (também coverizada pelos Beatles). Para a surpresa deles, "Twist and Shout" fez um enorme sucesso nas listas de música pop e rhythm and blues americanas.

Os Beatles lançaram sua matadora e definitiva versão em seu álbum de estreia no Reino Unido, Please Please Me, de 1963. Em uma única sessão, eles gravaram todas as faixas para o álbum em um dia e "Twist and Shout" foi a última a ser gravada, já tarde da noite. John Lennon, o vocalista natural para a música, estava com gripe no dia e usava pastilhas para a garganta, talvez, por isso, tenha produzido uma das suas melhores e mais memoráveis performances vocais, rouca e dinâmica. Foram gravados somente dois takes da música, o primeiro é o que encerra o álbum de forma magnífica. George Martin disse, "Eu tentei o segundo take ... mas a voz do John já estava em frangalhos”Nos Estados Unidos"Twist and Shout" foi lançada em 2 de março de 1964 como um single pela Vee-Jay Records, chegando ao segundo lugar no dia 4 de abril do mesmo ano. Neste país, a canção foi o único cover dos Beatles a vender mais de 1 milhão de cópias e o único a atingir as 10 mais tocadas em qualquer lista de paradas de sucesso norte-americanas.
Quatro meses depois do sucesso com os Beatles,"Twist and Shout" foi regravada pelo grupo Brian Poole and the Tremeloes (os mesmos que foram escolhidos pela Decca ao invés dos Beatles) chegando a #4 nas paradas de sucesso do Reino Unido. Ao longo dos anos, "Twist and Shout" ainda continua a ser regravada até hoje, tantas e tantas vezes, pelas mais diferentes bandas e artistas, dos Mamas & Papas (que fizeram uma versão balada) a Electric Light Orchestra, mas nada, nenhuma chega nem perto ou se compara com a gravação original dos Beatles!

A versão dos Beatles foi o carro-chefe da trilha sonora do filme de 1986 "Ferris Bueller's Day Off" (Curtindo a Vida Adoidado), com o ator Matthew Broderick. O uso da música no filme, fez com que ela voltasse à lista da Billboard Hot 100, chegando ao número 23.

E para fechar com chave de ouro, a gente confere aqui e agora no nosso blog preferido,"Twist and Shout" com os Beatles ao vivo no Washington Coliseum em 11 de fevereiro de 1964. E em cores!

Nenhum comentário: