terça-feira, 5 de julho de 2022

PAUL McCARTNEY & WINGS - RED ROSE SPEEDWAY


Red Rose Speedway foi o quarto álbum lançado por Paul McCartney e o segundo álbum com o Wings, que nessa época eram Paul, Linda McCartney, Denny Laine, Denny Seiwell e o guitarrista Henry McCullough. Creditado a "Paul McCartney and Wings", O álbum foi lançado pela Apple Records em abril de 1973, precedido por seu primeiro single, a baladona "My Love". Ao incluir o nome de McCartney no crédito do artista, o single e o álbum romperam com a tradição dos discos anteriores do Wings. A mudança foi feita na crença de que o desconhecimento do público com a banda havia sido responsável pelo fraco desempenho comercial do álbum de estreia do grupo em 1971, Wild Life. Inicialmente a ideia era fazer um álbum duplo, mas isso foi logo descartado. Antes do lançamento, o compacto "My Love", explodiu no primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Foi a segunda música escrita por McCartney a atingir o primeiro lugar naquele país após a separação dos Beatles (a primeira foi "Uncle Albert" do álbum Ram). Mas "Speedway" vai muito além de "My Love".

Antes de gravar o álbum, o Wings recrutou o guitarrista Henry McCullough e lançou seu single de estreia, "Give Ireland Back to the Irish", que foi banido pela BBC por sua mensagem política. As sessões de gravação do álbum ocorreram ao longo de 1972 em cinco estúdios de gravação diferentes em LondresO grupo também gravou os singles (que não entraram no álbum) "Mary Had a Little Lamb", "Hi, Hi, Hi" e "Live and Let Die" (música-título do filme de James Bond de mesmo nome, gravada durante as sessões de Red Rose Speedway, mas inicialmente lançada no álbum da trilha sonora Live and Let Die). Originalmente planejado como um álbum duplo, Red Rose Speedway foi condensado em um único LP a pedido da EMI. A empresa acreditava que o material não era de um padrão suficientemente alto e estava ciente das vendas modestas dos dois primeiros singles de Wild Life e Wings. Henry McCullough e Denny Laine mais tarde expressaram sua decepção com a escolha das músicas de um único disco.
Em 1993, Red Rose Speedway foi remasterizado e foram incluídas como bônus as músicas: "C Moon", "Hi Hi Hi", "The Mess" (lado B do single "My Love") e "I Lie Around" (lado B do single "Live And Let Die").

Red Rose Speedway alcançou o número 5 na parada de álbuns do Reino Unido e número 1 na parada de LPs e fitas da Billboard nos EUA, enquanto "My Love" liderou a Billboard Hot 100 dos EUA . Embora um sucesso comercial, o álbum recebeu uma resposta mista da imprensa, com vários críticos considerando as músicas inconsequentes e medíocres. Décadas depois, continua a receber críticas mistas. O álbum foi relançado em 1987 e 1993 com faixas bônus e remasterizado em 2018 como parte da Paul McCartney Archive Collection. A remasterização de 2018 inclui a versão em LP duplo reconstruída do álbum.

“Red Rose Speedway – Collector’s Edition” é um álbum duplo pirata com dezenas de outakes, remixes, faixas alternativas, faixas ao vivo, lados B e outras tantas inéditas. Os grandes destaques ficam por conta das jam sessions dos Wings especiais e espetaculares "Night Out" (rough mix) e "Jazz Street" (versão instrumental inédita), além de "Big Barn Bed" (rough mix), "1982" (live), "The Mess" (live), "Thank You Darling" (outake), "Seaside Woman" (rough mix), "Henry’s Blue" (live), "Hi Hi Hi" (live) e "Soily" (live).

Nenhum comentário: