quinta-feira, 21 de julho de 2022

GLEN MILLER ORCHESTRA - IN THE MOOD ✶✶✶✶✶


Com uma história que parece enredo de filme, ele virou uma lenda do Século XX. O grande Glenn Miller teve uma vida breve - apenas 40 anos - e uma morte misteriosa. Nasceu no Iowa em 1904 e morreu em dezembro de 1944. Miller era um músico de jazz e bandleader na era de ouro do swing. Entre 1939 e 1942, ele foi o artista com maior número de vendas, liderando uma das mais famosas Big Bands da história.
Aos 11 anos, com o dinheiro conseguido ordenhando vacas, Miller conseguiu comprar seu primeiro trombone e entrou para a orquestra da cidade de Grant City, no estado de Missouri. Em 1923, entrou na Faculdade de Colorado, onde estudava para se tornar músico. Acabou abandonando o curso, decidido a tocar um estilo mais popular do que o ensinado na Academia. Foi nesta época que compôs sua música mais famosa, Moonlight Serenade.
Nos anos seguintes trabalhou como músico de estúdio e acompanhou diversos nomes do Jazz em turnês pelos Estados Unidos. Em 1935, fez sua primeira aparição no cinema, no filme The Big Broadcast of 1936, como membro da Ray Noble Orchestra. Em 1938 conquistou o sucesso ao assinar discos com a RCA, uma das principais gravadoras da época. A revista Time certa vez afirmou que "em cada uma das 300 mil jukeboxes dos EUA há um disco de Glenn Miller".

Aos 38 anos, no auge do sucesso, Miller resolveu se alistar como voluntário do exército americano para ajudar as tropas durante a Segunda Guerra Mundial em 1942. Por ser bem mais velho, não foi mandado para os campos de batalha. Foi recusado pela Marinha, se alistou como brigadeiro do Exército e acabou nas Forças Aéreasrecebendo o posto de capitão e logo promovido a major e a diretor da Banda da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos na EuropaNa Inglaterra chegou a gravar trilhas para propagandas do exército americano e uma série de discos nos lendários estúdios da EMI, em Abbey Road - até a última gravação que conduziu.

Em 15 de dezembro de 1944, Glenn Miller viajava com sua banda da Inglaterra para a França, para animar uma festa para soldados que haviam vencido a batalha em Paris. Durante uma tempestade, o avião onde viajava Glenn Miller e sua Orchestra desapareceu misteriosamente e nunca foi encontrado. Miller deixou a mulher e dois filhos adotados um ano antes. Na época especulou-se que o avião teria sido abatido por engano, informação nunca confirmada.

Glenn Miller gravou mais de 120 canções como músico de estúdio ou líder da Glenn Miller Orchestra e até hoje suas composições são lembradas, dançadas, executadas e celebradas em todo o mundo. Os triunfos de Miller nos salões de dança baseavam-se em orquestrações doces executadas meticulosamente. O som do trombone de Miller, imediatamente reconhecível e muito copiado, baseava-se em princípios musicais muito simples, como foram todos os seus grandes sucessos, incluindo a sua própria composição, "Moonlight Serenade". Os seus dois filmes realizados em Hollywood, Sun Valley Serenade, de 1941, e Orchestra Wives, no ano seguinte, não deixaram de contribuir para aumentar a sua reputação, mas o fator mais importante para a continuação do seu reconhecimento foi o lançamento, em 1953, do filme biográfico The Glenn Miller Story.
“Dois saxes tenores, dois saxes altos e um clarinete-líder. Estes são os elementos básicos de um som que deixou sua marca na história da música popular mundial. O som de Glenn Miller. Ele levou anos procurando a sonoridade exata, até chegar a essa fórmula. Depois, aperfeiçoou a receita, acrescentando quatro trombones, as surdinas fazendo uá-uá e uma seção rítmica capaz de sacudir o teto. Aí, não teve para mais ninguém”. Ruy Castro.

Nenhum comentário: