quarta-feira, 27 de julho de 2022

THE BESTS OF - AS COLETÂNEAS DE GEORGE HARRISON


A primeira coletânea com as canções de George HarrisonThe Best Of George Harrison, foi lançada pela EMI em 8 de novembro de 1976, depois que Harrison saiu da gravadora rumo ao seu próprio selo, Dark Horse (distribuído até 1992 pela Warner).
The Best Of George Harrison partia de uma premissa pobre e errônea: a de que o artista não tinha hits suficientes para uma compilação só sua. Dessa forma, incluiu de um lado sete gravações de músicas dele gravadas com os Beatles e apenas seis da carreira solo.
Essa seleção de músicas causou além de muita controvérsia, o fracasso da coleção, uma vez que subestimou as realizações solo de Harrison durante o período de 1970-75, em grande parte das quais ele foi visto como o ex-Beatle de maior sucesso, artisticamente e comercialmente. Nos Estados Unidos, The Best of George Harrison alcançou o número 31 na parada de álbuns da Billboard e foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America em fevereiro de 1977. O álbum não conseguiu entrar no Top 60 da Grã-BretanhaThe Best Of George Harrison ainda não foi remasterizado desde o lançamento em CD de 1987.

"Best Of Dark Horse 1976-1989" foi o segundo álbum de coletânea oficial abrangendo parte da carreira solo de George Harrison, lançado em 17 de outubro de 1989, seguindo os passos do sucesso da "volta" de Harrison inciada com o excelente "Cloud Nine", em 1987 e era perfeito para preencher o espaço até o próximo lançamento de Harrison, "Traveling Wilburys Vol.1" no ano seguinte. Apesar das expectativas, "Best Of Dark Horse 1976-1989" não vendeu bem no Reino Unido e alcançou apenas a posição # 132 nos Estados Unidos.

Especialmente para este lançamento, Harrison gravou duas músicas novas, as ótimas "Poor Little Girl" e "Cockamamie Business". O álbum trazia ainda a música que Harrison fizera para a trilha sonora de "Máquina Mortífera 2" até então lançada apenas como single - "Cheer Down". Estas três músicas não foram incluídas como faixas-bônus na edição remasterizada de Cloud Nine, nem aparecem na Dark Horse The Years 1976-1992 box set. Na última coletânea de Harrison "Let It Roll: Songs by George Harrison" lançada em 2009, aparece apenas "Cheer Down". Por isso, "Best Of Dark Horse 1976-1989", tornou-se item obrigatório para qualquer colecionador de George Harrison.

Vinte anos depois do lançamento de Best Of Dark Horse 1976-1989, chegou ás lojas Let It Roll: Songs By George Harrisonem junho de 2009. As três coletâneas abrangendo a carreira de George, tem algo em comum: erros conceituais e repertório que poderia ter sido bem melhor escolhido. Seja como for, todas também primam por incluir pérolas sonoras inesquecíveis do cantor/compositor/guitarrista/jardineiro.

Let It Roll: Songs By George Harrison poderia ter sido a compilação perfeita. No entanto, caiu no mesmo erro de The Best Of George Harrison, ao incluir "While My Guitar Gently Weeps", "Something" e "Here Comes The Sun", em gravações ao vivo feitas em 1971 no célebre show feito para arrecadar fundos para Bangladesh, no Madison Square GardenAlém disso, ficaram de fora clássicos da trajetória individual de Harrison, como "You", "Dark Horse", "Don’t Let Me Wait Too Long", "Crakerbox Palace", "Love Comes To Everyone" e tantas outras. A virtude fica por conta de pela primeira vez, termos músicas de toda a carreira solo de Harrison em um único CD, e a inclusão da ótima "I Don’t Want To Do It", composição de Bob Dylan que o ex-Beatle gravou para a trilha do filme Porky’s Revenge em 1985. São 19 canções, todas foram digitalmente remasterizadas por Giles Martin no Abbey Road Studios, incluindo algumas do belo Brainwashed, álbum póstumo lançado em 2002, como "Any Road" (com a genial frase,“se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará até la”). Entre outras, Let It Roll: Songs By George Harrison traz também "Got My Mind Set On You", "Give Me Love", "Ballad Of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)", "My Sweet Lord", "All Those Years Ago" e "Isn’t It a Pity". Acho que a compilação ideal para dar conta da missão teria de ser dupla, e só com músicas da carreira solo. Enquanto ela não sai, Let It Roll: Songs By George Harrison pode quebrar um galho.

Um comentário:

Carlos marangon disse...

Se era The best essa coletânea do George, deveria escolher as melhores e não só hits,daria um álbum duplo com certeza.mas George na verdade não tinha muitos hits,isto é sucessos comerciais,tinha poucos singles, realmente os singles dele não enchiam um álbum, até John considerado anti comercial,tinha mais singles do que ele,veja o shaved fish lançado um ano antes e que tinha grandes sucessos do john.So tenho a coletânea da dark horse, excelente aliás e que merecia ter feito mais sucesso.