“Something” foi o primeiro lado A dos Beatles escrito por George. Suas fontes de inspiração foram Ray Charles, que ele imaginou cantando a música, uma faixa de 1968 de James Taylor intitulada “Something In The Way She Moves” e sua esposa Pattie. O americano James Taylor era um artista contratado da Apple, e seu primeiro álbum foi produzido por Peter Asher entre julho e outubro de 1968. Paul tocou baixo em uma faixa. “Something In The Way She Moves” é a última faixa do lado A, e os versos de abertura são: “There’s something in the way she moves, Or looks my way or calls my name, That seems to leave this troubled world behind”. O “Álbum Branco” estava sendo gravado em Abbey Road exatamente na mesma época em que Taylor estava gravando nos Trident Studios, no Soho de Londres. Aliás, em 3 de outubro, George estava em Trident gravando “Savoy Truffle” com Paul e Ringo, e provavelmente ouviu a faixa. “Sempre achei que George tivesse ouvido, mas nunca conversei de fato com ele sobre isso”, diz Taylor. “Escrevi ‘Something In The Way She Moves’ cerca de dois anos antes de gravá-la, e o estranho é que eu queria chamá-la de “I Feel Fine”, mas claro, era uma canção dos Beatles.” Ele continua: “Eu muitas vezes noto tralços no trabalho de outras pessoas nas minhas músicas. Se George consciente ou inconscientemente pegou uma frase de uma de minhas canções, acho muito lisonjeiro. Com certeza não é algo incomum. Fiz uma fita com “Something In The Way She Moves” e cerca de sete outras músicas uns dois meses antes de conhecer Peter Asher. Sei que Paul escutou na Apple, mas não sei quem mais ouviu”. A composição básica de “Something” deve ter ocorrido em outubro porque George afirmou ter trabalhado nela ao piano no estúdio 1, enquanto Paul estava fazendo overdub no estúdio 2. Ela só não foi incluída em “The Beatles” porque a seleção de faixas já tinha sido finalizada. Primeiro, George ofereceu “Something” para Joe Cocker e Jackie Lomax, mas em maio de 1969, decidiu gravá-la com os Beatles para “Abbey Road”. “Something” foi uma canção de muito sucesso para George, ela se tornou a segunda canção mais regravada dos Beatles depois de “Yesterday” (tanto Ray Charles quanto Smokey Robinson fizeram covers) e deu a ele seu primeiro posto no Top 10 americano. Sempre se presumiu que ele tinha escrito sobre Pattie, mas em uma entrevista de 1996, George declarou: “Não foi para ela. Eu simplesmente a compus, e então alguém montou um vídeo que usava algumas cenas minhas e de Pattie, de Paul e Linda, de Ringo e Maureen e de John e Yoko... na verdade, quando a escrevi, eu estava pensando em Ray Charles”. No entanto, Pattie ainda acredita ser a inspiração. “Ele sempre me disse que era sobre mim”, ela conta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Sem pieguice,prefiro acreditar no autor mesmo admitindo que inconscientemente Pattie estivesse presente.Agora,estando casado com ela o que você diria ? Que estava pensando em Hebe ?
Acho que foi inspirado na Pattie mas se o autor diz que não, isso não vem ao caso a música é do caralho.
Uma das musicas mais lindas desse mundo !, Se o George não vez concientemente para a Patti com certeza foi inconcientemente , porque tem tudo a ver com ela,diante dos problemas que estavam por vir entre eles. E sentimento é o que não falta nessa musica , principalmente no solo!
Dá pra sentir isso nos outtakes dela que tem uma coda final ao piano ( olha aí : como Layla do Clapton que tambem era para Patti )
No show do Paul quando ele tocou Somenthing me emocionei demais e não contive as lagrimas , foi realmente lindo de morrer estar lá e ver o Morumbi inteiro canta-la junto com o Paul !!!!!!
Um abraço a todos !!!!!!
Concordo com todos vocês... a música é lindo não importando a negação do George. Mas que foi pra ela foi!
Acho que ele realmente pode ter escrito para a Pattie. Mas entendo ele ter negado porque imaginem o problema que seria ele casado com a Olivia e ainda cantando uma música feita pra ex?!
Independentemente de qual a inspiração, só posso dizer que é uma das músicas mais lindas que já ouvi, não apenas a letra, mas também as notas utilizadas na guitarra e o timbre que ele usava para cantar. É uma música linda!
Postar um comentário