domingo, 30 de junho de 2024

JOHN LENNON - MIND GAMES (The Ultimate Collection)

Nenhum comentário:

O álbum MIND GAMES de John Lennon, de 1973, será relançado em julho em vários formatos físicos, incluindo uma edição deluxe de 6CD + 2blu-ray e uma edição super deluxe, limitada a 1.100 unidades em todo o mundo. MIND GAMES foi o quarto álbum solo de Lennon lançado no final de outubro de 1973, cerca de seis semanas antes de Band on the Run de Paul McCartney. Houve apenas um single do álbum, sua faixa-título, que foi um hit top 20 na América e um hit top 20 no Reino Unido.
Lennon tinha 33 anos na época e se viu em uma convulsão pessoal e política. Uma batalha de deportação de anos com a imigração dos EUA continuou a acontecer enquanto seu ativismo anti-guerra do Vietnã e mensagens abertamente políticas em 1972, Sometime in New York City fizeram dele um alvo de um recém-eleito Richard Nixon, levando à vigilância do FBI. Contra esse cenário, Lennon entrou no Record Plant de Nova York em agosto de 73 com músicos como o baterista Jim Keltner, o guitarrista David Spinozza (que tocou no álbum Ram de McCartney), o pianista Ken Ascher, o baixista Gordon Edwards, o pedal-steel 'Sneaky' Pete Kleinow, o saxofonista Michael Brecker, o baterista Rick Marotta e as backing vocals Jocelyn Brown, Christine Wiltshire, Angel Coakely e Kathy Mull. Quem comprou as reedições de Imagine, Gimme Some Truth ou Plastic Ono Band, tem uma ideia do que esperar da reedição de MIND GAMES. É “totalmente autorizado” por Yoko Ono e produzido por Sean Ono, que supervisionou a direção criativa. Em termos de áudio, tudo foi completamente remixado (das fitas originais de sessão multipista de duas polegadas) e expandido para uma experiência de audição profunda tanto para estéreo quanto para Dolby Atmos envolvente. O engenheiro Paul Hicks e os mixadores/engenheiros Sam Gannon e Rob Stevens foram a equipe que trabalhou no áudio. A reedição, pelo menos em formato deluxe, explora as sessões de gravação do álbum em 1973 no Record Plant em Nova York, desde o início até a masterização final, através de partituras de outtakes inéditos, versões não adulteradas, instrumentais, mixagens simplificadas, conversas de estúdio e muito mais, revelando como as músicas evoluíram e ganharam vida.
A edição deluxe 6CD+Blu-ray oferece os diferentes tipos de mixagens nos seis CDs:
•  ULTIMATE MIXES – novas mixagens estéreo criadas a partir de transferências de áudio de alta definição 24/192 das gravações multipista originais de primeira geração (por Matthew Cocker no Abbey Road Studios) para criar as melhores recriações possíveis dos originais.
•  ELEMENTAL MIXES – Arranjos mais simples, despojados e descontraídos, errando para a acústica, com a voz de Lennon em primeiro plano e sem bateria.
•  ELEMENTS MIXES – Destacam performances específicas dos músicos, às vezes inéditas. Estes reduzem as músicas ao mínimo de instrumentos possível; no máximo, apenas três instrumentos são ouvidos ao mesmo tempo. Com o foco tirado do vocal de Lennon, a delicadeza e as nuances desses artistas podem brilhar.
•  EVOLUTION DOCUMENTARY – Minidocumentários de áudio que exploram o desenvolvimento de cada música desde a primeira demo até a versão master totalmente formada por meio de desenvolvimento em estúdio, bate-papo e out-takes. Editado a partir das fitas multipista originais de 16 trilhas, cassetes demo e outras fitas originais.
•  THE RAW STUDIO MIXES – Oferecem exatamente o que foi gravado durante as sessões. As músicas foram mixadas com efeitos mínimos, atrasos de fita ou reverberações, recriando o mais próximo possível como essas performances soavam, cruas e ao vivo.
•  THE OUT-TAKES – Após revisar todos os takes de todas as sessões de gravação, é apresentado o melhor take alternativo de cada música do álbum. 
Os dois blu-rays do conjunto de luxo apresentam TUDO nos seis CDs em estéreo de alta resolução, 5.1 e Dolby Atmos, ou seja, Ultimate Mixes, Elemental Mixes, Elements Mixes, Evolution Documentary, Out-takes e Raw Studio Mixes. Além disso, há o videoclipe remasterizado de 2024 de 'Mind Games' e o vídeo de caixas de fita 'You Are Here' (out-take adicional). Ainda a edição de luxo inclui um livro de capa dura de 128 páginas que conta a história por trás de cada uma das músicas e a produção do álbum nas palavras de John & Yoko (retiradas de centenas de horas de entrevistas de arquivo), e as palavras daqueles que trabalharam ao lado deles. Há fotografias exclusivas nunca antes vistas de Bob Gruen e fotos, letras, cartas, caixas de fitas originais e recordações dos arquivos pessoais de John Lennon e Yoko Ono. Há também uma reprodução do poôster de marketing tríptico original do álbum; reproduções em tamanho postal de obras de arte feitas para a comercialização do álbum em 1973 e uma carteira de identidade de cidadão de Nutopia numerada individualmente. Há também edições de 2CD e 2LP de MIND GAMES, ambas combinando 'Ultimate Mixes' no primeiro disco e 'Outtakes' no segundo.
Pela primeira vez nas reedições de John Lennon, uma edição especial super deluxe altamente limitada (1.100 cópias em todo o mundo). Disponível apenas através dos canais D2C/Universal Music (por exemplo, The Sound of Vinyl no Reino Unido), a caixona é descrita como “uma cápsula do tempo no mundo de John e Yoko em torno da composição e gravação de MIND GAMES, incluindo os tempos que o antecederam e depois de seu lançamento” em 1973.
Este pacote elaborado é apresentado em um cubo de 13 polegadas, uma reprodução em perspex da obra de arte de Yoko de 1966, 'Danger Box'. Uma vez levantados, quatro lados, com obras de arte de MIND GAMES em um quadro espelhado brilhante, caem para revelar nove caixas individuais de vários formatos e tamanhos interligadas, cada uma com sua própria aparência e foco.
 
Escondidos estão muitos Ovos de Páscoa, alguns dos quais só podem ser revelados usando outros itens na caixa para vê-los, junto com outros segredos escondidos, surpresas, quebra-cabeças e 'jogos mentais'. A caixa está alojada dentro de um impressionante cubo de acrílico de 13” adornado com arte personalizada.
Esta edição super deluxe traz tudo o que está na versão deluxe (6CDs, 2 blu-rays) mais 7LPs (em quatro capas gatefold) com todo o conteúdo dos seis CDs. Há também dois LPs de vinil Zoetrope (que apresentam Ultimate Mixes + Outtakes), um disco de imagens gravado em holograma (sete polegadas) que contém 'Mind Games (Ultimate Mix)' e 'Meat City' (Ultimate Mix). No super deluxe, há também obtém o livro maior e aprofundado de 288 páginas da Thames & Hudson, que fornece mais detalhes sobre a produção de MIND GAMES (você ainda recebe o livro menor no deluxe e o livro grande estará disponível separadamente). Além de tudo isso, inclui uma caixa Citizen of Nutopia (vários pedaços de memorabilia), uma caixa 'You Are Here' (reprodução em tela circular de 12 polegadas da obra de arte de John Lennon You Are Here, 1968 com um Certificado de Autenticidade), uma caixa I-Ching (três moedas personalizadas John & Yoko I-Ching, lanterna ultravioleta e Magic Magnet) e uma caixa Puzzle Tiles. Esta caixa super luxo custa £ 1350! MIND GAMES será lançado em 19 de julho de 2024. 

THE BEATLES - WHEN I'M SIXTY-FOUR - 1967⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

"When I'm Sixty-Four" é uma música dos Beatles, composta por Paul McCartney, creditada a Lennon-McCartney, lançada no dia 1º de junho de 1967, no 8º álbum da banda, o revolucionário Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"When I'm Sixty-Four" aparece como a 2ª faixa do lado 2 do LP e a 9ª do CD, entre "Within You Without You" e "Lovely Rita". Seu ritmo é baseado na music hall inglesa dos anos 20 e 30, dando um tom de antiguidade à peça, unindo sentido à letra da canção. É interpretada pelo ponto de vista de um jovem para a sua amante, e trata dos seus planos de envelhecer com ela. Embora o tema possa parecer tão adulto, foi uma das primeiras compostas por McCartney, quando ele tinha dezesseis anos. Tanto George Martin quanto Mark Lewisohn especularam que McCartney teria pensado na canção quando iniciaram-se as gravações de Sgt. Pepper's, em dezembro de 1966, porque seu pai teria feito 64 anos no início daquele ano. Comentando a respeito, Lennon disse: "Paul a compôs nos dias do Cavern. Só colocamos algumas palavras a mais na letra, como 'grandchildren on your knee' e 'Vera, Chuck and Dave'...".
Um trio de clarinetes aparece com destaque em "When I'm Sixty-Four", o que é pouco comum na maior parte dos gêneros musicais, e especialmente no contexto do rock and roll. Compostas por Martin, foram acrescentadas a pedido de McCartney, para "contornar o fator piegas" usando os clarinetes de uma maneira clássica. No verso final da canção o clarinete é tocado em harmonia com o vocal de McCartney. Entre os instrumentos de acompanhamento estão um piano honky-tonk, contrabaixo, guitarra e os sinos tubulares. "When I'm Sixty-Four" foi gravada em Abbey Road nos dias 6820 e 21 de dezembro de 1966, durante uma das primeiras sessões para o próximo álbum da banda, ainda sem título, que posteriormente viria a ser Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Foi produzida por George Martin e teve  Geoff Emerick como engenheiroForam feitas múltiplas sessões de overdubs, incluindo os vocais principais de McCartney, em 8 de dezembro, além de mais backing vocals feitos por McCartney e George Harrison, em 20 de dezembro. Os clarinetes foram gravados no dia seguinte. Paul McCartney: vocal principal, baixo e piano; John Lennon: guitarra e backing vocalGeorge Harrison: backing vocalsRingo Starr: bateria e sinos tubulares; Robert Burns e Henry MacKenzie: dois clarinetes soprano e Frank Reidy: clarinete baixo.

sábado, 29 de junho de 2024

THE BEATLES - TICKET TO RIDE - 1965 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

GEORGE HARRISON - SOMEPLACE ELSE - 1987 ⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

THE BEATLES - THAT MEANS A LOT - 1965 ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

"That Means a Lot" é uma música de Lennon & McCartney, composta principalmente por Paul McCartney, que foi lançada originalmente em 1965 pelo cantor PJ Proby. Essa versão gravada por Proby alcançou o 24º lugar na parada da NME. Antes do lançamento de Proby, os Beatles gravaram uma versão destinada a Help! Insatisfeitos com a música e sua versão, "That Means a Lot" não foi lançada até o Anthology II em 1996. Lennon disse em 1965: "Esta música é uma balada que Paul e eu escrevemos para o filme, mas descobrimos que não podíamos cantá-la". Em uma entrevista com Mark Lewisohn em 1988, McCartney disse: "Houve algumas músicas que não estávamos tão interessados, ou não achamos que estavam completamente finalizadas. Esta foi uma delas"A versão dos Beatles foi gravada nos dias 20 de fevereiro e 30 de março de 1965, produzida por George Martin, tendo Norman Smith como engenheiro.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

BADFINGER - NO GOOD AT ALL - 1971 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

THE BEATLES - THE WORD - 1965 ★★★★★★★★★★★★★★

Nenhum comentário:

WINGS - VENUS AND MARS - 1975 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:


“Venus And Mars” é a faixa-título e música de abertura do quarto álbum de estúdio do Wings. Foi lançado como um medley com “Rock Show”. “Venus And Mars” foi gravada em 29 de janeiro de 1975 no Sea Saint Recording Studio em New Orleans, com overdubs adicionados - incluindo os vocais de Paul - em 26 de fevereiro no Wally Heider Studios em Los Angeles. McCartney pretendia que a música abrisse a cortina do álbum e dos shows ao vivo subsequentes. No álbum, também entrou uma reprise da faixa-título que tem quase um minuto a mais. A reprise segue para “Spirits Of Ancient Egypt”. “Venus And Mars” foi lançada no álbum de mesmo nome em 27 de maio de 1975 nos EUA e 30 de maio de 1975 no Reino Unido.Também foi lançada como single nos EUA em 27 de outubro e no Reino Unido em 28 de novembro, com “Magneto And Titanium Man” no lado B. Foi o terceiro e último single retirado do álbum, depois de “Listen To What The Man Said” e “Letting Go”. O single alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100, mas se tornou o primeiro single de McCartney no Reino Unido a não entrar nas paradas. A edição do single foi incluída na compilação Wingspan: Hits And History de 2001. O Wings tocou “Venus And Mars” durante sua Wings Over The World Tour em 1975-76. Uma apresentação em 27 de maio de 1976 no Riverfront Coliseum em Cincinnati abre o álbum ao vivo Wings Over America.