quinta-feira, 31 de outubro de 2024
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
THE BEATLES - STAR CLUB - HAMBURGO – 1962 ⭐⭐⭐
A última viagem dos Beatles para Hamburgo naqueles tempos foi no final de 1962, quando tocaram no Star-Club. Partes de suas últimas apresentações foram gravadas com um gravador portátil, por Ted 'King Size' Taylor, do grupo The Dominoes, que também tocava no clube. As fitas foram liberadas com a etiqueta da gravadora alemã 'Bellaphon', em 1977 como: 'The Beatles: Live! no Star Club, em Hamburgo, Alemanha, 1962', e, posteriormente, relançado em vários formatos e títulos.
O Star-Club ficava na Grosse Freiheit 39, St. Pauli, em Hamburgo. O clube existiu por 7 anos, entre 1962 e 1969. O Star-Club foi inaugurado por Horst Fascher no dia 13 de abril de 1962, onde antes ficava o Stern Kino. Fascher e o sócio Manfred Weissleder abriram o Star-Club, porém, Weissleder, não queria grupos desconhecidos de garagem pra tocar em seu clube, e foi por isso que o chamou de Star-Club - "clube das estrelas". Rapidamente, o Star-Club tornou-se a maior casa noturna de Hamburgo, e conseguiu que todos os artistas renomados da época tocassem lá: Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, Little Richard, The Everly Brothers, Chuck Berry, Bill Haley, Bo Diddley, Tony Sheridan e Ray Charles.
Cada vez com mais estrelas, Weissleder conseguiu fazer com que seu clube ficasse famoso em toda a Europa como o "centro-beat do mundo", e contratou muitas outras estrelas, como Gerry & The Pacemakers,The Swingin' Blue Jeans e The Searchers. No auge, mais de oito bandas se apresentariam por noite, a maioria delas era inglesa: The Zodiacs, The Remo Four, The Dominoes, etc. Outras poucas eram alemãs como The Rattles e The German Bonds.
Vários outros artistas de peso que tocaram no Star-Club e alguns merecem ser citados: Black Sabbath, Cream, Chicken Shack, Crickets, Fats Domino, Donovan, The Animais, Duane Eddy, Groundhogs, Richie Haven, Keef Hartley, Mannfred Mann, Small Faces, Spencer Davis Group, Spooky Tooth, Taste, Vanilla Fudge, Yes, e Jimi Hendrix ainda com o Experience.
O Star-Club fecharia no dia 31 de dezembro de 1969, depois de um concerto da dupla britânica Hardin & York. Entre 1964 e 1967 o Star-Club também lançou um selo, onde vários dos artistas citados lançaram singles e alguns lançaram o único LP da carreira. Em novembro de 1962 os Beatles tocaram por 12 dias (do dia 1 ao dia 13) no Star-Club. A quinta e última viagem aconteceu no dia 17 de dezembro de 1962. Eles tocaram todos os dias, entre o dia 18 e o dia 31 no clube das estrelas. Foi nessa viagem que foram feitas as gravações dos Beatles ao vivo.
Lançado originalmente na Alemanha pela Bellaphon (associada a Lingasong), THE BEATLES LIVE! AT THE STAR-CLUB IN HAMBURG, GERMANY; 1962 - o álbum duplo, só foi lançado na Inglaterra após o fracasso dos ex-Beatles em tentar impedir sua comercialização. Gravado durante uma apresentação dos Beatles no clube Star Club de Hamburgo pelo amigo Ted 'Kingsize' Taylor, o disco captura os Beatles na fase pré-EMI, mais rockers e crus do que nunca. A qualidade de som até que não é tão ruim, considerando-se que foi gravado com um pequeno gravador mono. É um documento histórico de valor incalculável. Dos inúmeros números covers tocados pelos Beatles, o que se destaca são as composições de Lennon/McCartney ainda em fase de teste, como I Saw Her standing There e Ask Me Why. Covers como Roll Over Beethoven, Twist and Shout, Mr Moonlight, A Taste of Honey, Kansas City, Long Tall Sally e Everybody´s Trying To Be My Baby fariam parte dos primeiros álbuns dos Beatles.
Os Beatles nunca deixaram de enfatizar a importância que a música metropolitana de Hamburgo teve nos seus anos de aprendizado. John Lennon diria anos mais tarde: "Eu nasci em Liverpool, mas cresci em Hamburgo".
terça-feira, 29 de outubro de 2024
JULIAN LENNON - I DON'T WANNA KNOW - 1998
Photograph Smile foi o quinto álbum de estúdio de Julian Lennon, lançado em 1998, após um hiato de sete anos desde seu álbum anterior, Help Yourself. Um sampler promocional foi lançado em 1999 nos EUA com as faixas "I Don't Wanna Know", "Day After Day" e "And She Cries". Grande parte do disco é dedicada a baladas de piano semelhantes ao "Valotte", com alguns números de pop de guitarra lançados em boa medida. Não há muito alcance no álbum, mas toda a música é bem trabalhada e melódica - o tipo de música que receberia maiores elogios se não fosse feita pelo filho de um Beatle, logo de John Lennon.
O videoclipe de "I Don't Wanna Know" apresenta uma banda ridícula de paródia dos Beatles chamada The Butlers. O videoclipe apresenta a tal banda em um show com muitos fãs gritando. Esse show acontece em um palco semelhante ao palco de flechas da apresentação dos Beatles no Ed Sullivan. Há também um camarote com uma Rainha e um Príncipe, interpretados por Julian Lennon.
domingo, 27 de outubro de 2024
sábado, 26 de outubro de 2024
GEORGE HARRISON - BE HERE NOW - 1973 • ॐ - OFFICIAL VIDEO - FANTÁSTICO! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
"Be Here Now" foi composta e gravada por George Harrison para seu quarto álbum de estúdio, o fantástico Living in the Material World lançado em maio de 1973. A gravação apresenta um arranjo musical esparso e lembra o trabalho de Harrison com os Beatles durante 1966-1968, por meio de seu clima inspirado na Índia e uso da cítara. Parte da inspiração de Harrison para a canção era o popular livro de 1971 Be Here Now do mestre espiritual Ram Dass. Alguns biógrafos de Harrison interpretam "Be Here Now" como um comentário dele sobre a nostalgia do público pelo passado após a separação dos Beatles.
Harrison escreveu a música em Los Angeles em 1971, enquanto trabalhava na trilha sonora do documentário Raga, de Ravi Shankar, e pouco antes de organizar o Concerto para Bangladesh. A gravação ocorreu no final de 1972 em sua casa em Friar Park, com contribuições de Klaus Voormann, Nicky Hopkins, Gary Wright e Jim Keltner. "Be Here Now" recebeu atenção da crítica por seu som de sonho e pela qualidade do violão de Harrison. A Rolling Stone descreveu-a como uma "oração-meditação adorável", enquanto o autor Ian Inglis a vê como uma expressão musical comovente das "implicações espirituais, científicas e metafísicas do tempo" (?). Robyn Hitchcock e Ian Astbury fizeram covers de "Be Here Now". George Harrison canta, toca violão, cítara e faz backing vocals; Nicky Hopkins - piano; Gary Wright - órgão; Klaus Voormann - baixo; e Jim Keltner - bateria.
DEL SHANNON - RUNAWAY - 1961 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Del Shannon nasceu em dezembro de 1934, em Coopersville, Michigan - Estados Unidos. Em 1957, entrou para o exército, e durante um evento, em 1958, fez a sua primeira apresentação. Depois voltou para casa, e arrumou um emprego durante o dia. Mas à noite, em um clube local, tocava guitarra com um amigo pianista, chamado Max Crook. Um radialista da cidade, ouviu-o cantar e tocar, e o levou para Detroit. Assim chegou à Big Top, gravadora especializada em lançar novos talentos. Shannon então seguiu para Nova York, onde gravaria inicialmente duas canções que não chegaram a ser lançadas. No Hi-Lo Club, ele e Max Crook tocavam durante uma noite, quando Crook fez alguns acordes no piano. Shannon gostou e pediu que tocasse novamente, e nasceu ali a composição que seria o maior êxito de 1961 e que projetaria Del Shannon internacionalmente: "Runaway". No dia seguinte, Shannon aproveitou o horário do almoço, para escrever a letra de "Runaway", e ainda, no mesmo dia, comporia "Jody". À noite, no clube, ele, Crook e os músicos ensaiaram a nova composição, e após tocarem "Runaway", o baterista do conjunto parecia ter ideia do que viria pela frente. Jogou as baquetas para o ar e disse para a dupla: "Rapazes, que grande música vocês fizeram!". Foi somente uma pequena questão de tempo para que "Runaway" fosse apresentada aos diretores da Big Top, e gravada, no início de 1961. O single chegou a vender 80 mil cópias somente em um dia e subiu rapidamente para o primeiro lugar em todo o país.O segundo single, lançado ainda em 61, trouxe outro grande sucesso: "Hats off to Larry". Um primeiro álbum foi produzido e gravado, dando um grande impulso à crescente popularidade de Del Shannon. No ano seguinte, foi lançado pela London, na Inglaterra, seu segundo LP (Hats off to Del Shannon), originado a partir de vários singles americanos.
Em 1963, a Big Top põe no mercado seu segundo álbum norte-americano, intitulado "Little Town Flirt", que trouxe mais uma série de êxitos. Depois de mais este hit, ele tocou no Royal Albert Hall, em Londres, com os Beatles e ofereceu ajuda para divulgar seu trabalho nos EUA regravando uma de suas músicas como single. Os Beatles concordaram. Shannon voltou para os EUA e gravou uma versão de "From Me To You" que, mesmo só tendo chegado à posição 77, foi a primeira composição de Lennon e McCartney a aparecer nas paradas americanas. No mesmo ano, Shannon gravou mais dois singles pelo seu próprio selo, chamado Berlee, depois, assinou com a Amy Records, e gravou seu quarto álbum, intitulado "Handy Man", mais um sucesso de vendagem. No início de 65, lançou um álbum com clássicos da música Country. Ainda em 65, gravou a música Break Up, em compacto simples, e no final do ano foi lançado o excelente LP "1661 Seconds whith Del Shannon".|
Em 1966, assinou com a Liberty Records. Dois álbuns foram gravados e lançados em 66. O primeiro, "This is my bag", trouxe mais um sucesso: "The big hurt". O segundo LP saiu no final de 66, e foi intitulado "Total Commitment". Em 67, Del passou a gravar, em Londres, uma série de canções, que serviriam para seu terceiro álbum pela Liberty, o qual se chamaria "Home and Away". Não se sabe o por quê, mas o projeto do LP foi deixado de lado e algumas das músicas saíram apenas em singles. Essas gravações seriam lançadas posteriormente no LP "And the music plays on...", em 1978. 1968, último ano de Shannon na Liberty, marcou o lançamento de seu álbum "The further adventures of Charles Westover", onde Shannon revela um outro lado de seu universo artístico.
Na verdade, Del Shannon foi um dos mais originais e carismáticos artistas de Rock-Pop dos anos 60. Com seu falsete, que se tornaria sua marca, deu às músicas a interpretação exata e vibrante, que aliada à sua voz marcante, agregaria admiradores em vários países do mundo. Vale destacar também que em certos períodos, Del Shannon foi muito mais popular na Inglaterra do que nos Estados Unidos, tendo gravado lá seu disco ao vivo, em 1972. Sua grande popularidade na terra dos Beatles também fica evidenciada no grande número de lançamentos fonográficos, por vezes até superando os de seu país de origem. Em 1989, Del Shannon foi convidado para integrar os Travelling Wilburys depois da morte de Roy Orbison, no entanto, recusou o convite. Em 8 de fevereiro de 1990, suicidou-se com 55 anos. A perícia apontou o Prozac, um anti-depressivo que ele vinha tomando por prescrição médica, como a principal causa da morte.
THE TURTLES - HAPPY TOGETHER - 1967 ✿✿✿✿✿✿
"Happy Together" foi composta por Garry Bonner e Alan Gordon e gravada pela banda americana THE TURTLES. Foi lançada como single, em janeiro de 1967, e alcançou a posição número 1 na Billboard Hot 100 dos EUA, tornando-se o primeiro e único número 1 da banda. "Happy Together" também alcançou o top 20 em diversos países, incluindo o número 2 no Canadá e o número 12 no Reino Unido. Posteriormente, foi incluída em seu terceiro álbum de estúdio, Happy Together, também em 1967. Bonner e Gordon compuseram a música enquanto ainda eram membros de uma banda chamada The Magicians. A letra, apesar do som alegre, expressa um amor não correspondido e imaginário. Eles gravaram uma demo que consistia em um arranjo simples de violão e palmas. Essa demo foi oferecida e rejeitada por uma dezena de artistas, devido ao seu som primitivo. Os Turtles, que vinham de problemas comerciais e pessoais, encontraram a demo e, pensando na música como um sucesso em potencial, inicialmente a ensaiaram em apresentações ao vivo. Eles gravaram sua versão no estúdio Sunset Sound, com o recém-chegado baixista Chip Douglas arranjando as trompas e os backing vocals. Após o lançamento bem-sucedido de "Happy Together", a banda foi chamada para se apresentar em vários programas de TV como The Ed Sullivan Show e The Smothers Brothers Show. "Happy Together" está incluída na lista das canções mais tocadas nos Estados Unidos do século XX.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
PAUL SIMON - KODACHROME - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
“There Goes Rhymin' Simon” foi o terceiro álbum de estúdio solo de Paul Simon, lançado em 5 de maio de 1973. Contém músicas abrangendo vários estilos e gêneros e recebeu duas indicações no Grammy Awards de 1974, incluindo o de Melhor Performance Pop Vocal Masculino e Álbum do Ano. O carro-chefe do álbum é a fantástica e radiante "Kodachrome", canção escrita e gravada por Paul Simon, também lançada como single com “Tenderness” como lado B. A música tem o nome do formato de filme Kodak 35mm Kodachrome. Depois de uma resenha na Billboard elogiando as letras "alegremente antissociais" de Simon, "Kodachrome" estreou em # 82 no Hot 100 no fim de semana de 19 de maio de 1973.
Quatro semanas depois de sua estreia no Hot 100, "Kodachrome" pulou para o número 9, atrás de “Give Me Love (Give Me Peace On Earth)" de George Harrison. Duas semanas depois, "Kodachrome" alcançou a 2ª posição na Billboard Hot 100, atrás de “Will It Go Round in Circles” de Billy Preston. "Kodachrome" também alcançou o 2 ° lugar no Adult Contemporary Chart da Billboard.
A letra remete a recordações dos tempos de escola quando tudo era mais feliz e colorido. Kodachrome é uma música sobre lembranças e como elas não combinam com a realidade. As lembranças são representadas por fotografias, que são apenas trechos do que realmente aconteceu, sem contexto, devido ao tempo, falta de informação ou auto-ilusão. Sua mente é a câmera que colore suas lembranças. Como "Kodachrome" era uma marca de propriedade da Kodak, Simon foi obrigado a citar isso no álbum e também incluir uma marca registrada (®) após o título da música. A Kodak mais tarde usaria a música em comerciais de televisão promovendo o filme. Em uma entrevista realizada em novembro de 2008, Paul Simon disse que o que ele tinha em mente ao escrever a música era chamá-la de "Going Home". No entanto, isto teria sido "muito lugar comum", e ele apareceu com "Kodachrome", por causa de seu som semelhante e maior potencial inovador. Aqui a gente confere a música com Paul Simon e com Simon & Garfunkel no inesquecível Concert In Central Park, onde a dupla ainda emendou com "Mabellene". Sensacional!
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
PAUL McCARTNEY - BABY FACE - 1974 ⭐⭐⭐⭐
“Baby Face” é uma canção popular de jazz do Tin Pan Alley. A música foi escrita por Harry Akst, com letras de Benny Davis, e a canção foi publicada em 1926. A primeira gravação foi de Jan Garber e sua orquestra, com o letrista Benny Davis cantando apenas o refrão. O disco foi um hit número um em 1926. A primeira versão completa da música cantada em disco foi lançada mais tarde naquele mesmo ano por Whispering Jack Smith, com apoio de piano de Arthur Johnston.
Paul McCartney gravou uma cover de “Baby Face” como um solo de piano e performance vocal durante as filmagens do documentário de 1974 “One Hand Clapping”. Em fevereiro de 1975, enquanto o Wings estava em New Orleans para gravar seu novo álbum, “Venus And Mars”, Paul teve a ideia de gravar uma faixa de apoio para “Baby Face” usando uma banda de metais local chamada Young Tuxedo Jazz Band. A versão “One Hand Clapping” de “Baby Face” foi incluída no DVD de “Band On The Run – Archive Collection” de 2010, no “Venus And Mars – Archive Collection” de 2014, bem como no álbum “One Hand Clapping” lançado em 2024. A partir de 2002, Paul McCartney tocou raras e breves interpretações ao vivo de “Baby Face”, sempre como uma introdução bem-humorada.
GEORGE HARRISON - DEEP BLUE - 1971 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐
"Deep Blue" de George Harrison, foi lançada como lado B do single "Bangla Desh" em 30 de julho de 1971. Harrison escreveu a canção em 1970, em meio das sessões de All Things Must Pass, e gravou em Los Angeles no ano seguinte quando organizou o Concerto para Bangladesh. A composição foi inspirada pela condição de deterioração de sua mãe, Louise, que sucumbiu ao câncer em julho de 1970, e por sentimentos de impotência de Harrison quando ele a visitou no hospital no norte da Inglaterra. O mais novo de seus quatro filhos, George frequentemente creditava à sua mãe o incentivo à sua carreira musical desde tenra idade e um senso de individualidade em geral. Embora católica, ela incutiu em todos os seus filhos a importância da espiritualidade sobre a religião, uma característica que influenciou a adoção do hinduísmo por Harrison a partir de 1966. Louise também respondia às cartas das fãs para seu filho.
"Deep Blue" ficou muito popular nos Estados Unidos e o single "Bangla Desh" chegou ao número 23 na Billboard Hot 100. Bem vista pelos críticos de música e comentaristas, "Deep Blue" não esteve disponível oficialmente por 35 anos após o lançamento do single, quando ganhou a reputação de um lado B esquecido. O relançamento veio em setembro de 2006, quando foi incluída como faixa bônus na reedição do álbum Living in the Material World.
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