terça-feira, 6 de janeiro de 2026

THE BEATLES – PLEASE PLEASE ME – THE SONG - 1963

Nenhum comentário:

“Foi uma combinação de Bing Crosby e Roy Orbison”. Essa foi a descrição de Lennon da inspiração para “Please Please Me”, que se tornaria o primeiro single dos Beatles a alcançar o número um nas paradas do Reino Unido. Lennon escreveu a música na casa de sua Tia Mimi. “Lembro-me do dia e da colcha rosa na cama”, disse ele anos depois. “E eu ouvi Roy Orbison fazendo ‘Only the Lonely’ ou algo assim. É daí que veio isso. E eu sempre fiquei intrigado com as palavras de ‘Please, lend your little ears to my pleas’ (Por favor, empreste suas orelhinhas aos meus apelos' [da canção de 1932 de Crosby, 'Please’]. Eu adorei o duplo sentido da palavra Please”. “Se você imaginá-la bem mais lenta, que foi como John a compôs, ela tem tudo. As notas altas, todas as marcas registradas de uma música de Roy Orbison”, disse McCartney.

“Please Please Me” foi uma das músicas que os Beatles tocaram para George Martin na segunda sessão de gravação em 11 de setembro de 1962, no EMI Studios. Martin não ficou impressionado com a versão lenta de “Please Please Me” (Por favor, me agrade), que ele chamou de "música de velório". E sugeriu que tocassem a música mais rápido e tentassem animar o arranjo. Não que ele estivesse impressionado com seus esforços originais em geral, neste ponto. “Para começar, a habilidade de composição deles era limitada”, disse Martin certa vez. “Nas primeiras músicas que ouvi deles, pensei, ‘Oh, Deus, onde vou conseguir uma boa música para eles?’. As primeiras que lançamos foram ‘Love Me Do’e ‘P.S. I Love You', que não são exatamente Cole Porter, são?". Calma seu George Martin.
“Love Me Do” se tornou um razoável sucesso e os Beatles foram chamados de volta ao estúdio para trabalhar em uma sequencia. Quando eles voltaram para Abbey Road em 26 de novembro, Martin queria que eles lançassem uma música de Mitch Murray chamada “How Do You Do It”. Os Beatles tentaram persuadi-lo de que deveriam gravar uma música original, mas o produtor achava que nada que eles tinham escrito fosse tão bom quanto a música de Murray. (Martin foi de alguma forma justificado quando Gerry e os Pacemakers tiveram um sucesso número um com "How Do You Do It" no ano seguinte). Os Beatles sugeriram “Please Please Me”, acrescentando que haviam seguido o conselho de Martin, acelerando ritmo e mais uma parte da gaita que seguia o riff de guitarra de Harrison.
Os Beatles sabiam que haviam descoberto novos caminhos. “Nós aumentamos o ritmo e de repente havia aquele espírito rápido dos Beatles”, disse McCartney. Lennon disse mais tarde que "no momento em que a sessão foi concluída, estávamos tão felizes que não conseguimos gravá-la em um ritmo rápido o bastante”. A batida firme e propulsora de Ringo levou Martin a admitir que ele estava errado sobre as habilidades do baterista.
A nova versão de “Please Please Me” tinha uma energia irresistível e uma sexualidade agressiva. (Talvez muito agressiva - a Capitol Records não lançaria o single na América por que alguns que ouviram a música interpretaram a letra como uma ode ao sexo oral, e o selo Vee-Jay de Chicago acabou lançando “Please Please Me”.) Quando a banda havia terminado de definir a faixa, Martin anunciou pelo intercomunicador do estúdio: "Rapazes, acho que vocês conseguiram seu primeiro número um".
Ele estava certo: “Please Please Me” foi a primeira de quatro músicas consecutivas a emplacar o primeiro lugar, deflagrando a Beatlemania na Grã-Bretanha. O single vendeu tão bem que Brian Epstein tirou os Beatles da estrada para fazer seu álbum de estreia - o que eles fizeram em três sessões de três horas em 11 de fevereiro de 1963, retornando à turnê no dia seguinte - intitulado Please Please Me, por conta do sucesso arrasador da faixa. Mas o maior endosso da música pode ter vindo da tia de Lennon, Mimi, que não tinha sido convencida por "Love Me Do" de que a banda de seu sobrinho tinha muito futuro. Então ela ouviu “Please Please Me” e disse a Lennon "Esta é melhor, deve funcionar bem".
“Please Please Me” foi gravada nos dias 11 de setembro e 26 de novembro de 1962 e lançada em 11 de janeiro de 1963 no Reino Unido e 25 de fevereiro de 1963 nos Estados Unidos. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. John Lennon faz os vocais principais, toca guitarra e gaita; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison também faz backing vocals e toca a guitarra principal; e Ringo Starr toca bateria.

ROY ORBISON - ONLY THE LONELY - 1960

Nenhum comentário:

GERRY AND THE PACEMAKERS - HOW DO YOU DO IT - 1963

Nenhum comentário:

BADFINGER - NO MATTER WHAT - 1970 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Um comentário:


NO MATTER WHAT foi um dos grandes sucessos (talvez, o maior) da banda inglesa Badfinger durante o início da década de 1970. Esta música, se tornou o melhor clássico do grupo, encarrilhado de tantos outros como Day After DayWithout YouBaby BlueSuitcase, entre outras. "No Matter What" foi composta e cantada por Pete Ham, lançada como single e aparece no álbum NO DICE, de 1970. Foi a primeira faixa composta por Badfinger a entrar no UK Top 10 alcançando o número 5 no Reino Unido em janeiro de 1971.

Nos Estados UnidosNo Matter What atingiu um valente número 8 na Billboard Hot 100. Liderou as paradas e tocou muito em vários países, inclusive no Brasil. Além dos riffs contagiantes, No Matter What também é notável por ser um das primeiras gravações de sucesso associadas ao som Power Pop, utilizando todos os elementos atribuídos ao gênero: letras e melodias belíssimas recheadas de guitarras e solos eletrizantes. Absolutamente sensacional!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

THE BEATLES - AND YOUR BIRD CAN SING - 1966 ⭐⭐⭐

Nenhum comentário:


THE BEATLES - ALL I'VE GOT TO DO - 1963 ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

“All I've Got to Do” foi escrita por John Lennon e lançada pelos Beatles como a segunda faixa de seu segundo álbum no Reino Unido, With the Beatles. Lennon disse que tentou fazer ao estilo de Smokey Robinson. O crítico de música britânico Ian MacDonald comparou a música a "You Can Depend on Me" de The Miracles. O crítico Richie Unterberger da All Music Guide disse que ela soava a Robinson e também a Arthur Alexander. É uma das três faixas que John Lennon escreveu sozinho, sem McCartney, para “With the Beatles”, as outras duas foram: "It Won't Be Long" e "Not a Second Time”. Lennon disse que a escreveu especialmente pensando no público americano. Os Beatles gravaram “All I've Got to Do” em uma única sessão em 11 de setembro de 1963 em 14 takes com um overdub, take 15. O take master foi o 15. Foi mixada para mono em 30 de setembro e para estéreo em 29 de outubro.
"Metade das catorze canções em With The Beatles foi escrita por John e Paul e a maioria delas foi composta especificamente para o álbum. “All I’ve Got To Do”, no entanto, foi criada inteiramente por John, em 1961. A faixa era, segundo ele, uma tentativa de “repetir uma sonoridade à Smokey Robinson”. Sua tentativa inicial tinha sido com “Ask MeWhy”, que lembrava a canção de Robinson “Whats So Good About Goodbye" de 1961. Desta vez, ele parecia ter usado “You Can Depend On Me” como modelo. Em 1980. quando John estava em estúdio gravando os vocais de “Woman”, Yoko comentou que ele soava como um Beatle. “Na verdade, estou tentando ser Smokey Robinson agora, querida”, John respondeu, “os Beatles sempre fingiam que eram Smokey Robinson.” Em 1965, aos 23 anos, William “Smokey" Robinson era o líder do grupo de Detroit The Miracles, um cantor de voz suave que também compunha, fazia arranjos e produzia canções. Bob Dylan, com metade de sua ironia costumeira, uma vez se referiu a ele como seu poeta vivo favorito. Os Beatles também fizeram uma versão de uma composição dele nesse álbum, "You Really Got A Hold On Me“, tema que havia sido Top 10 nos EUA com The Miracles no inicio 1963. “Fiquei muito lisonjeado quando eles gravaram essa música", disse Smoke". Steve Turner