segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

JOHN LENNON - SLIPPIN' AND SLIDIN’ - FANTÁSTICO!!!

Nenhum comentário:


Slippin' and Slidin', algo como “escorregando e deslizando" é um Rock 'n' Roll Clássico gravado por Little Richard e lançado em 4 de março de 1957 em seu primeiro álbum, Here Little Richard. Sua autoria é creditada a Little Richard, Edwin Bocage (Eddie Bo), Al Collins e James Smith.

Al Collins gravou pela primeira vez "I Got the Blues for You" em 1955. Eddie Bo escreveu uma nova letra e adaptou em 1956 sob o nome de "I'm Wise". Little Richard gravou no mesmo ano, e mudou o título para Slippin' and Slidin'. Ele gravou várias versões para até que a versão de fevereiro de 1956 foi escolhida como lado B de "Long Tall Sally". Richard regravou a música para a Vee Jay em 1964 e para a Modern em 1965 (ao vivo). Outra versão apareceu em um single, que acredita-se ser uma sobra de estúdio da Vee Jay. Ao longo dos anos, Slippin' and Slidin' foi coverizada por dezenas de artistas, tais como Buddy Holly , Johnny Winter, Billy "Crash" Craddock, Otis Redding, Maureen Tucker e muitos outros. Até o brasileiro Raul Seixas fez uma adaptação para português intitulada "Não Fosse o Cabral que aparece em seu álbum de 1983. Os Beatles improvisaram uma versão no Twickenham Studio durante as sessões de Get Back.
No entanto, a versão definitiva de Slippin' and Slidin' foi gravada por John Lennon para seu álbum Rock 'n' Roll de 1975 e para o programa de TV ‘The Old Gray Whistle Test’ em abril de 1975. Alguns dias depois, ele também tocou a música no programa em homenagem a Sir Lew Grade (Salute para Sir Lew) em 18 de abril de 1975. Fantástico!

THE BEATLES - RUBBER SOUL- 60th ANNIVERSARY PREVIEW ALBUM - 2025

Nenhum comentário:

THE BEATLES - O FANTÁSTICO RUBBER SOUL - 1965

Nenhum comentário:


No dia 3 de dezembro de 1965, foi lançado um dos mais incríveis álbum dos Beatles - o fantástico RUBBER SOUL, que começou a ser gravado em outubro, para estar nas lojas em dezembro, e mais uma vez os Beatles lutavam contra o tempo, no meio de turnês e tudo mais, mesmo assim, o álbum é brilhante do início ao fim, como uma coletânea de singles. Além das 14 músicas gravadas para o disco, eles ainda se deram tempo de escolher duas para o próximo compacto single "Day Tripper / We Can Work it Out", não incluídas no álbum. O single com "We Can Work It Out" "Day Tripper" foi lançado no mesmo dia do álbum, dia 3 de dezembro na Inglaterra e no dia 15 de dezembro nos Estados Unidos.

RUBBER SOUL foi o sexto álbum dos Beatles e como todos os outros, produzido por George Martin. Foi altamente influente entre os contemporâneos dos Beatles, levando a um foco difundido nos singles e na criação de álbuns de músicas consistentemente de alta qualidade. Foi reconhecido pelos críticos como o álbum que abriu as possibilidades da música pop em termos de escopo lírico e musical e como um trabalho fundamental na criação de estilos como psicodelia e rock progressivo. Entre suas muitas participações nas listas de melhores álbuns, a Rolling Stone o classificou em #5 na lista "Os 500 melhores álbuns de todos os tempos". Em 2000, Rubber Soul foi eleito o número 34 na terceira edição do livro de Colin LarkinAll Time Top 1000 Albums. Também foi certificado 6 vezes com platina pela RIAA, indicando remessas de pelo menos seis milhões de cópias nos EUA. Em 2013, Rubber Soul foi certificado como platina pela Indústria Fonográfica Britânica pelas vendas no Reino Unido.

domingo, 7 de dezembro de 2025

JOHN LENNON LIVE - ATTICA STATE - 1972 ⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

"Attica State" é uma canção de John Lennon e Yoko Ono, da Plastic Ono Band. Aparece no álbum Some Time in New York City como a 3ª faixa. A música lamenta as vidas perdidas nos motins da prisão estadual de Attica , bem como as péssimas condições de vida e os direitos humanos negados aos prisioneiros nos Estados Unidos"Attica State" também seria lançada como lado B do single principal de Some Time in New York City, que seria "The Luck of the Irish". O single pretendido recebeu o número de catálogo APPLE 1846, mas foi cancelado antes de ser lançado.

"Attica State" foi criada no 31º aniversário de Lennon, em 9 de outubro de 1971, quando seus amigos, incluindo Ringo Starr , Maureen Starkey, Phil Spector, Klaus Voormann, Mal Evans, Neil Aspinall, Eric Clapton, Allen Ginsberg e Jim Keltner, deram uma festa para Lennon e participaram de um coro. Uma das músicas que cantaram foi uma versão improvisada de "Attica State". Os tumultos haviam ocorrido apenas algumas semanas antes. A letra expressa compaixão pelos prisioneiros mortos nos motins, embora lamente a perda de todas as vidas. Lennon e Ono também fizeram uma dura crítica ao sistema judiciário e penal americano com versos como "Libertem os prisioneiros, prendam os juízes", "Todos vivem sufocados" e "Rockefeller puxou o gatilho, é isso que o povo sente". O verso final convoca o público a "Unir-se, juntar-se ao movimento / Defender os direitos humanos / O medo e o ódio nublam nosso julgamento / Liberte-nos a todos da noite sem fim".
Lennon apresentou a música ao vivo pela primeira vez em um comício para John Sinclair em 10 de dezembro de 1971. Esta versão aparece na trilha sonora de The US vs. John Lennon. Uma semana depois, ele apresentou a música em um show beneficente para as famílias dos mortos nos tumultos, que aconteceu no Apollo Theater em Nova York. Esta apresentação foi lançada na coletânea John Lennon Anthology de 1998. John Lennon – Vocal e guitarra; Yoko Ono – Vocal; Wayne 'Tex' Gabriel – guitarra; Stan Bronstein – Saxofone; Gary Van Scyoc – Baixo; Adam Ippolito – Piano, órgão; Richard Frank Jr. – Bateria e percussão; e Jim Keltner – Bateria