sábado, 13 de junho de 2020

JOHN LENNON - SALUTE TO LEW GRADE - THE LAST PERFORMANCE✶✶✶✶✶


No dia 18 de abril de 1975, no palco do Waldorf Astoria Hotel, em Nova York, John Lennon, fez sua última apresentação ao vivo no evento "Salute To Sir Lew Grade - The Master Showman", em homenagem ao magnata da TV britânica. A participação de Lennon neste evento foi parte de um acordo referente a uma disputa pelo controle de direitos autorais entre a empresa ATV de Sir Lew Grade e uma editora musical de John e Yoko. Lennon fez seu último show para uma plateia acompanhado da banda "Dog Soldier", que para esse show se apresentou como "Brothers of Mother Fuckers" (Irmãos Filhos da Puta).
Se apresentando como "John Lennon Etc", sua banda apareceu com máscaras especialmente criadas pelo escultor Ruby Jackson, usadas na parte de trás de suas cabeças. Lennon, que tocava violão enquanto usava um macacão vermelho estilo New York Dolls, supostamente imaginava as máscaras como uma indireta direta aos negócios de duas caras de Grade."Era uma referência sardônica* aos meus sentimentos sobre a personalidade de Lew Grade"*Sardônica = sarcástica.
Lennon tocou duas músicas de seu então novo álbum de covers , Rock 'n' Roll, que havia sido lançado no mês anterior - incluindo "Slippin 'e Slidin'", de Little Richard, e "Stand By Me" de Ben E. King, o principal single do projeto. Ele fechou com uma nova versão da atemporal "Imagine", atualizando-a para refletir seus recentes problemas com os EUA. "Imagine que não há nada para matar ou morrer", cantou Lennon, "e também não há imigração". Ele dedicou a música a Grade "e a meu outro amigo, Yoko".
O projeto também incluía Julie Andrews, Tom Jones e o primeiro herói de Lennon, Peter Sellers, apresentando-se diante de um grupo de elite de Hollywood que incluía Lauren Bacall, Kirk Douglas, Gene Kelly e Orson Welles, entre outros. Estranhamente, a transmissão original - que se seguiu em 13 de junho de 1975 - deixou "Stand By Me" de fora embora chegasse ao Top 20. Esta, marcaria o último sucesso de Lennon antes da aposentadoria de quase cinco anos para cuidar do filho Sean.
Ainda assim, por todo o seu significado histórico, o programa "Salute To Sir Lew Grade” tornou-se esquecido. Para a maioria dos fãs, a colaboração de John Lennon no Madison Square Garden com Elton John em 28 de novembro de 1974 marcou sua última apresentação ao vivo. Só que não foi. Foi esta, exibida no dia 13 de junho de 1975. Há 45 anos.
Sir Lew Grade morreu aos 91 anos no dia 13 de dezembro de 1998, após uma operação cardíaca. Até então, a ATV havia vendido os direitos das músicas dos Beatles para Michael Jackson.

Um comentário:

roque22 disse...

Ao ver Lennon cantando "Sllipin and Slidin" me deu uma vontade de escutar o maravilhoso disco de covers "Rock'n Roll" (meu primeiro CD). Daria para o amigo Edu postar algo sobre disco (um dos meus prediletos do John)?