domingo, 14 de junho de 2020

NOVAS ESPÉCIES DE BESOUROS EM HOMENAGEM AOS BEATLES


Uma espécie de besouro nova para a ciência foi descoberta por cientistas cidadãos - e recebeu o nome do lendário grupo musical The Beatles. 
Fonte: Dicover Wildlife. No ano passado, um grupo de entomologistas e cientistas cidadãos pesquisou o Vondelpark, o parque mais movimentado da cidade de Amsterdã, e descobriu uma espécie de besouro que era nova na ciência. Encontrado a poucos passos de distância do Hilton Amsterdam, onde 50 anos antes John Lennon e Yoko Ono realizavam seu Bed-In, o besouro foi nomeado em homenagem aos Beatles - Ptomaphagus thebeatles. "Havia um Beatle dormindo em um hotel em Amsterdã (John Lennon com Yoko Ono), enquanto outro besouro esperava ser descoberto", diz Ruud Marschall, um dos cientistas cidadãos participantes. "Como um ex-cidadão de Amsterdã, foi incrível descobrir novas espécies de besouros no meio da nossa capital".
As pesquisas foram organizadas pela Taxon Expeditions, uma organização fundada por Iva Njunjić e Menno Schilthuizen do Naturalis Biodiversity Center, que organiza expedições científicas para o público em geral. Iva Njunjić, diretora da Taxon Expeditions: “Normalmente, organizamos expedições para lugares remotos como as selvas de Bornéu. Desta vez, queríamos mostrar que você pode descobrir novas espécies animais, mesmo no coração da capital da Holanda, que, em termos de biodiversidade, é provavelmente o país mais bem estudado do mundo”. Durante a pesquisa, também foi descoberta uma nova espécie de vespa parasitária, que recebeu o nome do parque - Aphaereta vondelparkensis.

Um comentário:

Dani disse...

Ah que legal!! Bem apropriado! Também sou bióloga, atuo na área de Zoologia, quem sabe um dia também descrevo uma nova espécie e nomeie em homenagem aos Beatles?!