quinta-feira, 11 de junho de 2020

GEORGE HARRISON - MY SWEET LORD - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL! ✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶


"My Sweet Lord", lançada em novembro de 1970 em seu álbum triplo All Things Must Pass é sem dúvida, o maior sucesso de George Harrison. Também foi lançada como single, o primeiro de Harrison como artista solo, e liderou paradas em todo o mundo; foi o single mais vendido de 1971 no Reino Unido. Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a música foi o primeiro  número 1 de um ex- Beatle. Harrison originalmente deu a música para Billy Preston gravar; essa versão, que Harrison co-produziu, apareceu no álbum Encouraging Words, de Preston, em setembro de 1970.

Harrison escreveu "My Sweet Lord" em louvor ao Deus hindu Krishna, enquanto pretendia a letra como um chamado para abandonar o sectarismo religioso através da mistura da palavra hebraica aleluia com cânticos de "Hare Krishna" e orações védicas. A gravação apresenta o tratamento Wall of Sound do produtor Phil Spector e anunciou a chegada da técnica de guitarra slide de Harrison, que um biógrafo descreveu como "uma assinatura musicalmente tão distinta quanto a marca de Zorro". Preston, Ringo Starr, Eric Clapton e a superbanda Badfinger estão entre os outros muitos músicos que participaram da gravação.

Mais tarde, em meados dos anos 1970, "My Sweet Lord" estaria no centro de um processo de violação de direitos autorais amplamente divulgado devido à sua semelhança com a música de Ronnie Mack, "He's So Fine", um sucesso de 1963 para o grupo feminino de Nova York The Chiffons. Em 1976, descobriu-se que Harrison, mesmo que subconscientemente plagiou a música, um veredito que teve repercussões em toda a indústria da música. Em vez da música dos Chiffons, George disse que usou o hino cristão sem direitos autorais "Oh Happy Day" como inspiração para a melodia.
George Harrison tocou "My Sweet Lord" no Concert for Bangladesh em agosto de 1971, e continua sendo a composição mais popular de sua carreira pós-Beatles. Ele a reformulou como "My Sweet Lord (2000)" para inclusão como faixa bônus na reedição do 30º aniversário de All Things Must Pass"My Sweet Lord" está classificada em 460º na lista da revista Rolling Stone das 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos"My Sweet Lord" alcançou o número 1 na Grã-Bretanha pela segunda vez quando foi relançada em janeiro de 2002, dois meses após a morte de Harrison.

Nenhum comentário: