segunda-feira, 29 de junho de 2020

PAUL McCARTNEY / SPIES LIKE US / MY CARNIVAL - 1985


"Spies Like Us" é a música-título do filme homônimo de 1985 da Warner Bros, estrelado por Chevy Chase , Dan Aykroyd e Donna Dixon. Composta e gravada por Paul McCartney, e alcançou o 7º lugar na lista de singles da Billboard no início de 1986, tornando-se o último hit dos dez melhores de McCartney nos EUA até 2015. Também alcançou o 13º lugar no Reino Unido.

O single "Spies Like Us"/"My Carnival" foi lançado em 18 de novembro de 1985. "Spies Like Us" foi composta em Campbelltown, Escócia. Paul a compôs especialmente para o filme dirigido por John Landis. A faixa foi produzida pelo próprio Paul, Phil Ramone e Hugh Padgham, em setembro de 1985. Foi gravada no estúdio The Mill, em East Sussex, Inglaterra.
O divertido vídeo da música, dirigido por John Landis (que também dirigiu o filme), não foi transmitido pela BBC porque Dan Aykroyd e Chevy Chase apareceram tocando instrumentos. As regras trabalhistas britânicas da época proibiam os não-músicos de se apresentarem em vídeos, e Aykroyd e Chase não tocavam no disco, embora ambos tenham trabalhado como músicos profissionais. O vídeo termina com McCartney, Chase e Aykroyd andando pela Abbey Road , parodiando a famosa capa do álbum dos Beatles. No entanto, o vídeo foi reproduzido no programa da BBC Top Of The Pops, em 2 de janeiro de 1986, já tendo sido apresentado brevemente em sua seção Top 40 Breakers em dezembro de 1985.
O outro lado, "My Carnival" foi inspirada pelo carnaval de New Orleans, o Mardi Grass. A banda norte-americana The Metters, especializada no som cajum, contribuiu nesta gravação que aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1975, no Sea Saint Studios, em New Orleans, durante as sessões para "Venus And Mars", mas só viu a luz do dia 10 anos depois neste single. "My Carnival", também foi lançada como faixa bônus em Venus e Mars, da série Paul McCartney Collection.

Nenhum comentário: