sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

RONNIE SPECTOR - THE RONETTES - 1943 / 2022


A cantora Ronnie Spector, líder do grupo The Ronettes, morreu ontem, quinta-feira (13) aos 78 anos de câncer. Ela ganhou notoriedade mundial em 1963, quando, ao lado de sua irmã Estelle Bennett (1941-2009) e de sua prima Nedra Talley, emplacou o sucesso "Be My Baby".

"Ronnie viveu sua vida com um brilho nos olhos, uma atitude corajosa, um senso de humor perverso e um sorriso no rosto", disse sua família em comunicado. "Ela estava cheia de amor e gratidão. Seu som alegre, natureza brincalhona e presença mágica viverão em todos que a conheceram, ouviram ou viram". Ronnie liderou as Ronettes enquanto o produtor musical Phil Spector produzia a maior parte do repertório. Os dois se casaram em 1968 e se separaram em 1972. As Ronettes se tornaram uma atração popular ao vivo em torno da área metropolitana de Nova York no início dos anos 1960. Seu relacionamento com Spector trouxe sucesso nas paradas com "Be My Baby" (1963), "Baby, I Love You" (1963), "The Best Part of Breakin' Up" (1964), "Do I Love You?" (1964), e "Walking in the Rain" (1964). O grupo teve dois hits no Top 100  em 1965 com "Born to Be Together" e "Is This What I Get for Loving You?". As Ronettes se separaram no início de 1967, após uma turnê europeia e Ronnie partiu em carreira solo. Em fevereiro de 1971, durante o trabalho de Phil Spector com George Harrison, Ronnie gravou o single "Try Some, Buy Some / Tandoori Chicken" em Abbey Road. O lado A foi escrito por George Harrison e produzido por ele e Spector. Embora o single não tenha sido um grande sucesso , sua faixa de apoio foi usada dois anos depois para a versão de Harrison da música, em seu álbum Living in the Material World, que ficou no topo das paradas.
THE RONETTES - BE MY BABY - SENSACIONAL!**** publicada em 24 de abril de 2018.

Originalmente, "Be My Baby" foi gravada pelas Ronettes e lançada como single em agosto de 1963. Produzida por Phil Spector, que compôs a música junto com Jeff Barry e Ellie Greenwich, é frequentemente citada como a personificação final da técnica de produção apelidada "Wall Of Sound" (parede de som) criada por Spector. "Be My Baby" é uma das músicas mais conhecidas e mais duradouras de sua época, aparecendo sempre com destaque em inúmeras listas de músicas consideradas “the best”. Em 2004, "Be My Baby" foi listada em nº 22 pela revista Rolling Stone em “As 500 melhores músicas de todos os tempos”. Também é reconhecida como uma das músicas mais influentes de todos os tempos pelas revistas Pitchfork, NME e Time. A música foi regravada por todo mundo, de John Lennon (em uma produção comandada por Spector) ao Maroon 5. Ela recebeu uma homenagem da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, entrou para o Hall da Fama do Grammy e Spector, as Ronettes, Barry e Greenwich estão todos no Hall da Fama do Rock and Roll. Para Brian Wilson"Be My Baby" é o maior registro pop já gravado em todos os tempos!

Nenhum comentário: