sábado, 8 de janeiro de 2022

THE BEATLES - ONE AFTER 909 - SENSACIONAL!✶✶✶✶


A animada “One After 909”, lançada pelos Beatles como segunda faixa do lado 2 de Let It Be, 1970, na verdade, foi uma das primeiras composições de Lennon & McCartneyTalvez seja a canção mais antiga de Lennon e McCartney gravada pelos Beatles. Ela era uma das “mais de cem músicas” que eles sempre diziam ter escrito antes de gravar “Love Me Do” e data dos tempos que John e Paul passavam tardes e tardes compondo em Forthlin Road. Estavam tentando fazer um Skiffle igual aos mais populares daquela época, como "Rock Island Line" de Lonnie Donnegan, "Cumberland Gap" ou “Last Train To San Fernando”.
Em 5 de março de 1963, os Beatles estavam em Abbey Road para gravar seu terceiro single da EMI, 'From Me To You'. Depois de completar a música e seu lado B, ‘Thank You Girl’, eles queriam gravar mais dois originais de Lennon & McCartney. Eram “One After 909” e ‘What Goes On’, mas só havia tempo suficiente para uma. Gravaram 5 takes de “One After 909” mas nem eles e nem George Martin ficaram felizes com o que conseguiram, por isso a música foi arquivada. No entanto, havia duas versões piratas - uma do The Quarrymen em 1960 e outra de um ensaio do Cavern Club em 1962. Seis anos depois, em janeiro de 1969, com o prazo apertado e precisando preencher o novo álbum, eles a resgataram. O que se mostrou um grande acerto. Os Beatles gravaram várias versões em janeiro de 1969. O álbum e filme Let It Be contaram com a performance do telhado da Apple, no dia 30 de janeiro. Os Beatles claramente gostaram de tocar a música - e desta vez os solos de George Harrison foram de primeira linha. Duas versões do álbum Get Back foram preparadas pelo produtor / engenheiro Glyn Johns em 1969 e 1970. Embora nenhuma fosse adequada para o lançamento, ambas abriram com a performance do telhado de “One After 909”. A música foi mixada por Phil Spector, sem grandes mudanças, em 23 de março de 1970, e foi lançada em maio no álbum Let It Be“One After 909” foi remasterizada em 2003 a partir das fitas da sessão original de Let It Be ... Naked.
A letra de “One After 909” se baseia em um mal-entendido sobre a numeração de um certo trem a ser pego por dois ex-amantes. O "One After Nine O Nine do título pode ser entendido como O Seguinte ao 909, ou seja, o trem nº 910, ou pode ser "O que parte em seguida às 9:09". Na entrevista para a Playboy de 1980, John Lennon disse: “Isso foi algo que escrevi quando tinha cerca de dezessete anos. Eu morava em 9 Newcastle Road. Eu nasci no dia nove de outubro. É apenas um número que me segue, mas, numerológicamente, aparentemente sou um número seis ou três ou algo assim, mas é tudo parte de nove”. Paul McCartney disse: “Não é uma ótima música, mas é uma das minhas favoritas, porque me traz ótimas lembranças de John e eu tentando escrever uma música de blues sobre um trem. Havia muitas dessas músicas na época, como "Midnight Special", "Freight Train", "Rock Island Line", então essa era a nossa "One After 909". Ela não pegou o 909, pegou o que vinha depois”. Esse tipo de pegadinha linguística é típico do linguajar 'scouse' de Liverpool, muito usado em algumas das primeiras composições de John e Paul. Na gravação oficial de Let It Be, participaram os quatro Beatles em seus instrumentos habituais e mais Billy Preston nos teclados.

Nenhum comentário: