sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

THE BEATLES - LET IT BE... NAKED - MAIS DO MESMO!


Desde o lançamento, Let lt Be foi considerado uma aberração por muitos dos envolvidos em sua criação. Isso em virtude da participação de Phil Spector no final do processo de produção, após a gravação do álbum básico. Paul McCartney foi um dos que ficaram mais contrariados, já que havia se oposto ao envolvimento de Spector desde o início. As mudanças mais profundas implementadas por Spector foram as sobreposições de arranjos orquestrados em faixas onde eles não existiam. George Martin ficou chocado com o que foi feito com as músicas originalmente produzidas por ele. "Na minha opinião, a inclusão dos arranjos orquestrados resultou em canções nada características dos Beatles", afirmou Martin. "Nós criamos um estilo particular de música no decorrer dos anos, geralmente com sobreposição de 'camadas' na maioria das canções dos Beatles, e eu acredito que o que Phil Spector fez foi não apenas nada característico, mas errado. Fiquei totalmente desapontado com o que aconteceu com Let it Be". Mais de 30 anos depois, Let lt Be.. Naked foi promovido como "Let lt Be como ele deveria ter sido”, o álbum como tinha sido planejado antes do envolvimento de Spector. O disco é, na verdade, fruto de uma nova mixagem das fitas onginais feita por Paul Hicks, Guy Massey e Allan Rouse, que também participaram dos projetos Anthology e Yellow Submarme Songtrack.
Com o uso do Pro-Tools, uma das principais ferramentas de manipulação musical usadas no mercado fonográfico, eles foram capazes de limpar ruídos de fundo e corrigir erros em diversas faixas E, com a edição de trechos de outras tomadas de gravação, foram criadas versões máster totalmente novas. Com o processo de limpeza, as breves sequências de improvisos e os comentários bem-humorados desapareceram do album, mas isso é mais do que compensado com o disco bónus Fly On The Wall. Além da nova sequência de faixas, o álbum traz ainda uma versão sensacional de "Don't Let Me Down", não incluída no álbum de 1970. Na semana de lançamento, Let It Be... Naked entrou nas paradas britânicas na sétima posição, e se manteve na lista dos 50 Mais por outras quatro semanas. Jeff Russel - 'The Beatles - Gravações Comentadas & Dicografia Completa'.
Saiba mais ainda sobre Let It Be... Naked na super postagem de 9 de maio de 2020 THE BEATLES - LET IT BE... NAKED - 2003***

Nenhum comentário: