sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

THE BEATLES - REVOLVER - 1966 - SENSACIONAL!


REVOLVER foi mais um grande passo no caminho da trajetória dos Beatles rumo ao infinito. Milhões e milhões de fãs mantém carinho especial por ele e o consideram o melhor de todos. A direção musical que os Beatles pareciam estar seguindo com Rubber Soul avançou rapidamente com REVOLVER, lançado oito meses depois. Com música brilhante e variada, REVOLVER adentra mais ainda em um universo fantástico e contém algumas observações sociais interessantes, nos comentários sarcásticos de George Harrison em "Taxman" e no triste conto sobre a solidão de Paul McCartney em "Eleanor Rigby". Voos de fantasia e letras estranhas dão o tom. REVOLVER marca a adesão oficial dos Beatles ao psicodelismo. Passeia desde a música oriental "Love You To", aos apelos vibrantes de "Got to Get You into My Life", da solidão lúgubre de "Eleanor Rigby", ao experimentalismo psicodélico de "Tomorrow Never Knows" e o ufanismo de "Yellow Submarine". Nesta, particularmente, os Beatles cantam: "Vamos vivendo uma bela vida / Achamos para tudo uma saída / Céu azul, mar verde e belo / Em nosso submarino amarelo". Junto com os Beatles, o mundo embarcaria no submarino amarelo da fantasia, pronto para viver toda a loucura dos últimos anos da década.

A capa - de Klaus Voormann, amigo alemão dos tempos de Hamburgo - é ilustrada com uma colagem de desenhos feitos pelo próprio Voormann e fotografias dos Beatles, entre as quais duas já usadas na contracapa de Rubber Soul e uma colagem de rostos que apareceu na fotografia interna da capa de Beatles For Sale. Apesar de os fãs não terem consciência disso na época, os Beatles deram seu último espetáculo ao vivo três semanas antes do lançamento de REVOLVER. A música da banda havia evoluído a tal ponto que seria impossível de reproduzir ao vivo.

REVOLVER foi o sétimo álbum dos Beatles lançado inicialmente em 5 de agosto de 1966, no Reino Unido e em 8 de agosto nos EUA. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa. Está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Ganhou um Grammy Award pelo design da capa. Ficou 34 semanas na UK Albums Chart, alcançando o primeiro lugar em 13 de agosto. Nos EUA foram editadas apenas 11 músicas e foi o último álbum dos Beatles a ser submetido ao crivo da Capitol Records de alterações de conteúdo. Seu lançamento nos EUA coincidiu com a última turnê e a controvérsia em torno de Jesus. Chegou ao topo da parada da Billboard onde ficou por seis semanas. Foi classificado em primeiro lugar no livro de Colin Larkin “All-Time Top 1000 Albuns” e aparece em terceiro na lista da revista Rolling Stone dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.
“Incrivelmente, todas as faixas de Revolver foram criadas no estúdio, diante dos nossos olhos. Os Beatles não haviam ensaiado antes, não havia nenhuma pré-produção. Que experiência extraordinária foi ver cada música se desenvolver e florescer confinada dentro dessas quatro paredes! Quase todas as tardes, John, Paul ou George chegavam com uma folha de papel rabiscada com letras ou uma sequência de acordes e, em um ou dois dias, tínhamos uma nova maravilha gravada na fita. Toda vez, pensei Uau, como será a próxima? , o que me deu vontade de deixar o som ainda melhor para tentar ir além do que já havíamos feito”. Geoff Emerick.

Nenhum comentário: