quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

THE BEATLES - PLEASE PLEASE ME ☝


O primeiro álbum dos Beatles pela Parlophone reúne o material lançado nos dois compactos anteriores, "Love Me Do" / "P.S. I Love You" e "Please Please Me" / Ask Me Why", e dez novas gravações. Quatro são músicas originais de Lennon e McCartney, enquanto as outras seis são versões de algumas das músicas favoritas da banda. Apesar do sucesso dos dois compactos - "Please Please Me" acabara de chegar ao primeiro lugar -, a EMI não estava convencida de que os Beatles fossem durar. Porém, para atender a impressionante demanda por seus discos, a gravadora pediu ao grupo que produzisse material para um LP o quanto antes, de preferência intitulado Please Please Me, de modo que o disco fosse reconhecido instantaneamente por quem já comprara o compacto. A princípio, George Martin planejou gravar um álbum ao vivo que captasse toda a animação de um espetáculo dos Beatles no Cavern, mas a ideia mostrou-se impraticável e foi rapidamente descartada em favor de uma gravação em estúdio das músicas que seriam tocadas em um disco ao vivo. Em 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e George Martin foram aos estúdios da EMI na Abbey Road para gravar as faixas restantes, em uma longa e exaustiva sessão, que durou das 10 às 23h. Como ainda não havia definido o conteúdo do LP, George Martin pediu aos Beatles que fizessem uma passagem de som com algumas de suas canções favoritas. Destas, selecionou nove das dez que entrariam no álbum. A décima foi "Twist And Shout". Com o conteúdo definido, e sabendo que os Beatles já tocavam essas músicas há anos, Martin começou a sessão de gravação.

Treze horas, dez músicas e 400 libras depois, o álbum estava concluído. Gravar um álbum, mixá-lo e deixá-lo pronto para produção em apenas um dia não era tarefa fácil, mas eles conseguiram. A EMI ficou muito satisfeita com as gravações quando o disco foi lançado, e decidiu que duas das faixas deveriam sair em mais um compacto. Para evitar isso (pois quatro das faixas do LP já haviam sido lançadas em compactos), uma nova sessão de gravação (em 5 de março de 1963) rendeu "From Me To You" e "Thank You Girl". O compacto saiu em 12 de abril, duas semanas depois do lançamento do LP. Assim como seu antecessor, "Please Please Me""From Me To You" também foi direto para o primeiro lugar.

O lançamento do álbum Please Please Me mudou a cena musical britânica. Antes dele a parada de sucessos do Reino Unido era composta por trilhas sonoras de filmes, musicais de Londres e da Broadway e, com exceção de Elvis Presley e outros dois ou três artistas americanos não muito mais do que isso. Os únicos artistas da música pop britânica que haviam alcançado algum sucesso na parada de LPs eram Cliff Ríchard and The Shadows.

Nenhum comentário: