quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

SGT. PEPPER'S EM DOSE DUPLA: FIXING A HOLE & SHE'S LEAVING HOME


"Fixing a Hole" é uma música dos Beatles, composta por Paul McCartney, creditada a Lennon e McCartney e gravada para o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Condenado após o seu lançamento por supostas referências à injeção de heroína, "Fixing A Hole" na verdade, não era sobre drogas. Em 1967, em uma entrevista com o artista Alan Aldridge, Paul foi sondado sobre as associações com drogas: “Se você é um viciado sentado em uma sala se preparando para aplicar, então é isso que ela significa para você, mas quando a escrevi o que quis dizer é que se há uma rachadura, ou se a sala não tem cores, eu vou pintá-la”. O que mais levava alguns a essas teorias de que a inspiração de McCartney era sobre a injeção de heroína era a primeira parte da canção que diz:"estou fechando um buraco por onde a chuva entra"), mas McCartney nega esta afirmação, uma vez que nunca usou heroína (na época desta música, nem mesmo Lennon havia usado), alegando que a música foi feita em referência aos reparos de sua recém adquirida propriedade High Park no norte da Escócia.
"Fixing a Hole" foi gravada nos dias 9 e 21 de fevereiro de 1967, produzida por George Martin com Geoff Emmerick e Adrian Ibbetson como engenheiros. A primeira de duas gravações foi feita no Estúdio Regente de Londres em 9 de fevereiro de 1967 em três tomadas. Este estúdio foi usado porque o estúdio Abbey Road não estava disponível nesta noite. Esta foi a primeira vez que os Beatles usaram outro estúdio que não fosse o Abbey Road para gravar uma faixa para um álbum da EMI Records. Os Beatles ensaiaram "Fixing a Hole" várias vezes antes da gravação. Foram gravadas três tomadas, a última das quais estava incompleta. A segunda tomada se tornou a base para a versão final. O take três não utilizado, por sua vez, pode ser ouvido no box super deluxe do 50º aniversário do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Em 21 de fevereiro , de volta a Abbey Road, os Beatles pretendiam gravar um remake da música. Mas depois de uma tentativa - tomada numerada 1, apesar das três anteriores - eles decidiram que os resultados da sessão foram adequados. Paul McCartney: vocais principais e de apoio, baixo e cravo; John Lennon: vocais de apoio e baixo; George Harrison: vocais de apoio e guitarra; Ringo Starr: bateria e maracas; e George Martin: cravo.

A belíssima "She's Leaving Home", também do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, foi composta por Paul McCartney e John Lennon. McCartney escreveu e cantou os versos e Lennon escreveu o refrão, que eles cantaram juntos. Nem George Harrison nem Ringo Starr estiveram envolvidos na gravação. O fundo instrumental da música foi tocado inteiramente por uma pequena orquestra de cordas arranjada por Mike Leander, e foi uma das poucas gravações dos Beatles em que nenhum dos membros tocou um instrumento sequer. Inspirado por uma história que leu no Daily Mail sobre uma adolescente fugitiva, "She's Leaving Home" foi descrita por George Martin como “não é, estritamente falando, uma música dos Beatles, é puro McCartney, do início ao fim”.
A história sobre Melanie Coe foi publicada em fevereiro de 1967, uma estudante de nível A de 17 anos de Stamford Hill, norte de Londres que desapareceu de casa sem carro, talão de cheques e uma pequena mala. Seu pai era citado como tendo dito: “Não consigo imaginar por que ela fez isso. Ela tem tudo aqui”. Coe alugou por um breve período um apartamento em Paddington com alguém que conheceu em uma boate e voltou para casa cerca de 10 dias após a publicação da reportagem no jornal. Em cima desses poucos fatos, Paul criou a melodia e a parte da letra que narra os passos da jovem imediatamente após ter fugido de casa. Quando ele mostrou para John Lennon a canção, este a completou com o refrão simbolizando os pais e idealizou o modo como ele deveria ser cantado: como um lamento ante o fato ocorrido. O coro da canção ("Sheee....is leavinnnn'....hoooome") contraposto ao refrão do lamento dos pais cantado por John - com duplicação de voz ("overdub") - cria um efeito musical mágico e impressionante. Coincidentemente, Coe conheceu os Beatles algum tempo antes. Em 4 de outubro de 1963, ela ganhou um concurso de mímica no programa de música da TV Ready Steady Go!. Os Beatles estavam fazendo sua primeira aparição no programa naquele dia, e Paul McCartney a presenteou com o prêmio.

Assim como 'Eleanor Rigby'"She's Leaving Home" não apresentava nenhum instrumento musical tocado pelos Beatles. Em vez disso, tinha um apoio de cordas, com harpa, violinos, violas, violoncelos e um contrabaixo. A orquestra foi arranjada e conduzida por Mike Leander, produtor freelancer, porque George Martin não estava disponível no curto prazo exigido por Paul McCartney. A gravação de "She's Leaving Home" ocorreu em dois dias. A primeira foi em 17 de março de 1967, que contou apenas com as cordas. Paul McCartney estava presente no estúdio. Em 20 de março, foi decidido que a primeira tomada era a melhor, e assim os vocais de McCartney e John Lennon foram gravados, duas vezes para dar a impressão de mais vozes.

Um comentário:

roque22 disse...

Espetacular! A melhor Postagem de 2022 (até aqui). She's Leaving Home, A minha predileta do Sgt. Pepper's!