terça-feira, 11 de janeiro de 2022

ONDE ESTÁ A ARMA QUE MARK CHAPMAN USOU PARA MATAR JOHN LENNON?


Na manhã fria de 8 de dezembro de 1980, Mark David Chapman deixou seu quarto no Sheraton Hotel, deixando alguns itens pessoais que queria que a polícia encontrasse. Comprou um exemplar de "The Catcher in the Rye" (O Apanhador no Campo de Centeio), de J.D. Sallinger, onde escreveu: "Esta é minha declaração" (This is my statement), assinando como "Holden Caulfield", personagem do livro. Ele então passou a maior parte do dia perto da entrada do Edifício Dakota, conversando com fãs e o porteiro. Por volta das 17h, Lennon e sua esposa Yoko Ono estavam deixando o Dakota para uma sessão de gravação no Record Plant Studios. Enquanto eles caminhavam em direção a sua limusine sem dizer uma palavra, Chapman se aproximou de Lennon e pediu que autografasse uma cópia de seu álbum Double FantasyPor volta das 22h50, Lennon e Ono voltaram do estúdio. O casal saiu de sua limusine na West 72nd Street em vez de se dirigirem para o pátio do Dakota. Eles passaram por Chapman e caminharam em direção à entrada do edifício. Quando Ono passou, ele acenou com a cabeça para ela. Enquanto Lennon passava, ele olhou brevemente para Mark, parecendo reconhecê-lo de antes. Segundos depois, Chapman sacou sua arma, que estava escondida no bolso do casaco, mirou no centro das costas de John Lennon, e disparou rapidamente cinco balas de ponta oca a uma distância de cerca de três metros.

Jose Perdomo, o porteiro do prédio, tirou a arma da mão de Chapman e jogou-a na calçada. Perdomo perguntou, gritando: "você sabe o que acabou de fazer?", ao que Chapman respondeu calmamente: "Eu acabei de atirar em John Lennon". Após isso, retirou seu casaco para mostrar que não carregava nenhuma arma escondida e permaneceu na West 72nd Street, esperando a chegada da polícia.
Mark David Chapman, então com 27 anos, usou um revólver Charter Arms Undercover calibre 38 Special - que comprou legalmente da J&S Sales Ltd, uma loja em Honolulu, no Havaí, onde morava, em 27 de outubro, seis semanas antes dos disparos. Ele pagou 169 dólares pela arma precisando apenas de uma carteira de motorista e preencher dois formulários.

A arma usada por Mark David Chapman para matar John Lennon, uma pistola Charter Arms calibre 38.
Autoridades do aeroporto de Honolulu disseram que Chapman provavelmente conseguiu passar a arma pela segurança do aeroporto simplesmente colocando-a em sua bagagem. Na época, a bagagem despachada por uma companhia aérea não era revistada ou radiografada. Chapman voou primeiro para Atlanta e depois para Nova York.
O revólver está guardado atrás de um vidro à prova de balas na Divisão de Investigação Forense em Queens, Nova York, onde está sob custódia policial há 40 anos, guardado ao lado da arma empunhada pelo assassino "Filho de Sam" David Berkowitz.
Chapman está agora com 66 anos e preso há mais de quarenta. Até 2012, cumpriu pena no Attica Correctional Facility, em Attica. Hoje, cumpre a pena no Wende Correctional Facility. Ele se tornou elegível para liberdade condicional em 2000, depois de vinte anos. A cada dois anos, ele pode ter uma audiência de liberdade condicional. Um conselho de três membros já lhe negou a condicional onze vezes, a última delas em 2020. Antes de sua primeira audiência, Yoko Ono enviou uma carta ao conselho solicitando que Chapman ficasse atrás das grades pelo resto de sua vida. Além disso, o senador do estado de Nova Iorque Michael Nozzolio, presidente do Comitê de Vítimas, Crime e Correção do Senado, escreveu ao presidente do conselho, Brion Travis, dizendo: "É responsabilidade do Conselho de Liberdade Condicional do Estado de Nova Iorque garantir que a segurança pública seja protegida da libertação de criminosos perigosos como Chapman". Chapman disse em uma audiência o que faria se tivesse a liberdade condicional: "Eu tentaria encontrar um emprego e ir de um lugar para outro, pelo menos no estado, de igreja em igreja, contar às pessoas o que aconteceu comigo e mostrar-lhes o caminho para Cristo".
A cena aí de cima, é do filme "Capítulo  27", estrelado por Jared Leto no papel de Chapman. Esta a seguir, é do filme "The Killing of John Lennon" que mostra cenas de extrema violência e não é recomendado para menores ou pessoas mais sensíveis. E o mais embaixo, é uma das primeiras notícias da TV minutos depois do ocorrido.

4 comentários:

Edu disse...

O filme completo "Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon", pode ser assitido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fy12xd1jIig&ab_channel=RenatoTomazdeOliveiraJunior

Dani disse...

Nossa, eu imaginava que a arma estivesse guardada numa daquelas caixas de papelão, de guardar provas policiais, em algum arquivo sigiloso, longe das vistas, assim como a gente vê nas séries de TV americanas.

Dani disse...

Realmente muito gráfica as cenas no segundo vídeo. Mas o que me abala mais, vendo a cena e pela perspectiva da Yoko, é o choque pela perda repentina dela, súbita, tudo mudando para sempre em questão de segundos. Guardadas as devidas proporções, também tive uma perda súbita e é terrível. Em questão de segundos, você não tem mais quem sempre esteve ao seu lado por anos. A incredulidade, o desespero, a sensação de impotência, a dor que vem depois :(

Anônimo disse...

o crime contra vida de John Lennon.. impressiona muitos de diversas formas.. em mim.. so penso na dor agonizante q ele sentira nos momentos terriveis de seus ultimos segundos de vida.. ainda hoje apos tanto tempo me causa profunda dor e tristeza..