quarta-feira, 16 de junho de 2021

THE BEATLES - HERE,THERE AND EVERYWHERE - SENSACIONAL!


Em meados de 1966, com as coisas começando a melhorar no romance com Jane Asher, Paul McCartney escreveu aquela que é considerada sua melhor canção de amor. Tanto John Lennon, quanto ele próprio, declararam tratar-se de uma de suas canções favoritas dos Beatles. Anos depois, McCartney voltaria novamente ao estúdio para regravá-la para ser usada no filme "Give My Regards To Broad Street", novamente com produção e supervisão de George MartinOs Beatles gravaram "Here, There and Everywhere" em junho de 1966, no final das sessões de Revolver. Em 2000, a revista Mojo a classificou em 4º lugar na lista das melhores canções de todos os tempos.
Ao discutir sua canção "Here, There and Everywhere", Paul McCartney citou frequentemente "God Only Knows", de Brian Wilson, como sua principal fonte de inspiração. Em 1990, McCartney disse que era "apenas a introdução influenciada pelos Beach Boys", referindo-se às harmonias que ele e Lennon criaram para as linhas de abertura de "Here, There and Everywhere". Ainda acrescentou que, com esse estilo de introdução, eles queriam capturar a ideia "antiquada" de um preâmbulo para a música. McCartney começou a escrever "Here, There and Everywhere" na casa de Lennon em Weybridge, no início de junho, enquanto esperava Lennon acordar. As harmonias foram executadas por Paul McCartney, John Lennon e George Harrison, e foram arranjadas por George Martin, que foi um tanto modesto sobre sua contribuição: "As harmonias são muito simples, apenas tríades básicas que os meninos cantavam atrás e achavam muito fácil de fazer. Não há nada muito inteligente, nenhum contraponto, apenas harmonias em bloco móveis. Muito simples de fazer... mas muito eficaz".

Com o desejo de se impor um desafio estrutural, McCartney construiu cada verso em torno dos três advérbios do título: "aqui", "lá" e "todo lugar". Quando a gravou, imaginou a voz etérea de Marianne Faithfull. O autor Kenneth Womack descreve "Here, There and Everywhere" como uma balada romântica "sobre viver no aqui e agora" e "experimentar plenamente o momento consciente".

"Here, There and Everywhere" foi gravada pelos Beatles nos dias 14 , 16 e 17 de junho de 1966, em Abbey Road, produzidos por George Martin, que teve Geoff Emerick como engenheiro. Paul McCartney faz os vocais principais dobrados, toca guitarra rítmica, baixo e estalo de dedos; John Lennon faz vocais de apoio e estalo de dedos; George Harrison toca a guitarra principal, faz vocais de apoio e estalo de dedos; e Ringo Starr toca bateria e estalo de dedos. "Here, There and Everywhere" foi lançada em agosto de 1966 como a quinta faixa do Revolver, sequenciada entre "Love You To" de estilo indiano de Harrison e a canção infantil "Yellow Submarine". Escrevendo sobre seu posicionamento na ordem do disco, o crítico musical Tim Riley disse que "Here, There and Everywhere" domestica os "erotismos" de 'Love You To' e elogia a composição como a música mais perfeita que McCartney já havia escrito. Menos impressionado, Ian MacDonald admirou a "engenhosidade da música", mas concluiu que "apesar de todo o seu charme de foco suave, o efeito geral da música é dolorido e enjoativo". Em seu capítulo sobre Revolver no livro The Album, James Perone descreve "Here, There and Everywhere" como uma "balada de amor de meados dos anos 1960 que poderia entrar no set list de bandas em um baile de formatura" e uma faixa que para alguns ouvintes parece "melosa e piegas".

3 comentários:

Henrique disse...

Pode ser simples mas é Eternamente maravilhosa! Aqui, lá e em todo lugar. Belo posto Edu!

Edu disse...

Valeu! Eu acho linda e é uma das minhas preferidas... e também era a preferida do meu saudoso pai.

roque22 disse...

Uma obra-Prima de Macca.