terça-feira, 22 de junho de 2021

GEORGE HARRISON - LIVING IN THE MATERIAL WORLD - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Há 48 anos, no dia 30 de maio de 1973, era lançado o álbum Living in the Material World de George Harrison - Um marco da Cultura Pop.
Living in the Material World foi o quarto álbum de estúdio de George Harrison, lançado em 1973 pela Apple Records. Lançado após o sucesso e aclamação de All Things Must Pass e seu projeto de caridade pioneiro The Concert for Bangladesh, foi um dos lançamentos mais esperados daquele ano. Living in the Material World foi sucesso nas paradas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Seu principal single, "Give Me Love (Give Me Peace on Earth)", também teve desempenhos formidáveis. O álbum foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America dois dias após o lançamento, a caminho de se tornar o segundo álbum de Harrison número 1 nos Estados Unidos, e "Give Me Love” se tornar um sucesso internacional.

Living in the Material World é notável pelo conteúdo lírico intransigente de suas canções, refletindo a busca de Harrison pela iluminação espiritual contra seu status de superstar, bem como pelo que muitos comentaristas consideram ser as melhores performances de guitarra e vocal de sua carreira. Em contraste com All Things Must Pass, Harrison reduziu a produção, usando um grupo central de músicos composto por Nicky Hopkins, Gary Wright, Klaus Voormann e Jim Keltner. Ringo Starr, John Barham e o músico clássico indiano Zakir Hussain estavam entre os outros contribuidores do álbum.
Após o lançamento, a Rolling Stone descreveu-o como um "clássico pop", uma obra que "permanece sozinha como um artigo de fé, milagroso em seu esplendor". A maioria dos críticos contemporâneos considera Living in the Material World um sucessor digno de All Things Must Pass, mesmo que inevitavelmente fique aquém de seu antecessor. O autor Simon Leng refere-se ao álbum como um "blockbuster esquecido", representando "o fim de uma era, a última oferta da era dos Beatles”.

Nenhum comentário: