quarta-feira, 30 de junho de 2021

MAGICAL MYSTERY TOUR - O MAIS PSICODÉLICO DE TODOS - SENSACIONAL!✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶


É comum que grandes artistas lancem coletâneas, ou discos ao vivo, ou álbuns com sobras de estúdio. No caso dos Beatles, logo após o lançamento de Sgt. Pepper's, entraram em um período confuso. Não existiam mais as pressões de lançar dois álbuns por ano, eles tinham abandonado as turnês e Brian Epstein estava morto. Paul McCartney passou então a assumir uma certa liderança do grupo, mas as decisões geravam brigas ou apatia. Com freqüencia, as músicas passam a ser de um único Beatle, com os demais ausentes ou trabalhando apenas como banda de apoio.

Literalmente, o álbum Magical Mystery Tour é realmente um disco fantástico, mágico e misterioso. Foi o segundo gravado e lançado pelos Beatles em 1967 (o primeiro foi Sgt. Pepper’s em junho). Produzidas por George Martin, ambas as versões de Magical Mystery Tour incluem as seis canções da trilha sonora do filme homônimo de 1967. O disco foi lançado no dia 8 de dezembro de 1967 no Reino Unido como um EP duplo de seis faixas, pelo selo Parlophone, e, nos Estados Unidos no dia 27 de novembro de 1967, como um LP de onze faixas compilado pela Capitol Records, incluindo no lado 2 músicas dos compactos lançados pela banda naquele 1967. O resto do mundo, incluindo o Brasil (pelo selo Odeon), seguiu o formato inglês. O primeiro lançamento oficial no Reino Unido do LP de 11 faixas só aconteceu a partir de 1976.

Magical Mystery Tour foi o primeiro projeto depois da morte de Brian. Um filme de 1 hora feito para a TV. A crítica, após a exibição na Inglaterra foi terrível e o filme não chegou sequer, a ser exibido nos EUA. Para o projeto, os Beatles compuseram seis novas músicas. Não davam um álbum. A solução foi criar um formato único de duplo EP (um disco de vinil de sete polegadas, 45 rpm, com uma a duas músicas de cada lado). O formato EP não era comum fora da Inglaterra, mas já existia uma infame tradição nos EUA de lançar as músicas dos Beatles em coleções diferentes dos álbuns ingleses (aproveitando o fato de que desde cedo os Beatles pararam de incluir nos álbuns ingleses as músicas lançadas em singles). Desta forma Magical Mystery Tour foi lançado nos EUA (e em vários outros países) na forma de um LP contendo no lado A, as seis músicas do filme e no lado B, cinco músicas lançadas anteriormente em compactos. Este formato foi o que prevaleceu, e assim Magical Mystery Tour é considerado o nono álbum dos oficial dos Beatles.
O conceito de McCartney para a Misteriosa Viagem Mágica era produzir um especial de televisão sobre um grupo de pessoas fazendo uma viagem misteriosa em um ônibus. A Misteriosa Viagem passaria por várias locações na Inglaterra e na França, seria em sua maioria improvisado e aproveitaria os encontros que tivessem na estrada. Paul McCartney quis criar um filme baseado nos Beatles e sua música. Não teria roteiro: várias pessoas comuns viajariam num ônibus rodoviário (modelo Bedford VAL de 1964), e teriam aventuras "mágicas" não especificadas.
Um filme de 1 hora feito para a TV. Magical Mystery Tour foi originalmente exibido na Inglaterra pelo canal BBC no Natal, mas foi duramente criticado como nunca antes tinha acontecido na carreira dos Beatles. Transmitido em preto e branco não chegou sequer, a ser exibido nos EUA.

Cada uma das seis canções do EP Magical Mystery Tour, exceto "The Fool On The Hill" e "Your Mother should Know", foi gravada antes do início das filmagens em 11 de setembro de 1967. Durante as decorrências pós-Pepper's, os Beatles também gravaram "All Together Now", "You Know My Name (Look Up the Number)", "It's All Too Much", "Baby, You're a Rich Man" e "All You Need Is Love", que foram lançados como um single e incluídas no LP Magical Mystery Tour da Capitol Records, enquanto as outras foram retidas para lançamentos futuros.

As filmagens tiveram início em setembro de 1967 e continuaram por duas semanas, antes que o trabalho recomeçasse nas canções. Logo, os Beatles alternaram entre gravar, filmar e editar, no que se tornou uma programação bastante aleatória. "The Fool On The Hill" e "Your Mother Should Know" foram concluídas nessa época, junto com overdubs de "I Am The Walrus".

Uma música de Lennon e McCartney, "Shirley's Wild Accordion", também foi gravada como música incidental para o filme, mas foi deixada de fora da edição final. Apresentava Shirley Evans na sanfona e seu parceiro musical Reg Wale na percussão, além de Paul McCartney nos backing vocals e maracas, e Ringo Starr na bateria. John Lennon produziu uma sessão, que aconteceu nos estúdios De Lane Lea, em Londres, em 12 de outubro de 1967. Outra peça musical, "Jessie's Dream", foi gravada na mesma época e creditada a McCartney-Starkey-Harrison-Lennon. Essa foi usada como música incidental no filme.
Devido a natureza de última hora de algumas das sessões depois de Pepper's, os Beatles ocasionalmente encontravam seus estúdios normais indisponíveis. Enquanto a maioria das canções de Magical Mystery Tour foram gravadas nos estúdios da EMI, o grupo ocasionalmente agendava nos estúdios independentes Olympic, De Lane Lea e Chappell.
Como já foi dito, a Capitol Records optou por um formato diferente para Magical Mystery Tour. Eles incluíram as músicas da trilha sonora no primeiro lado e adicionaram cinco outras - "Hello, Goodbye", "Strawberry Fields Forever", "Penny Lane", "Baby, You're a Rich Man" e "All You Need Is Love" no lado 2. A primeira música do lado 2 do álbum da Capitol, "Hello, Goodbye", foi a última das onze a ser gravada entre 2 de outubro e 2 de novembro de 1967 e lançada como o último single dos Beatles em 1967, com "I Am The Walrus" como lado B. "Strawberry Fields Forever" foi lançada como um single duplo A junto com "Penny Lane" em fevereiro de 1967. Nenhuma dessa músicas foi planejada para Magical Mystery Tour. "All You Need Is Love" foi gravada para a transmissão de televisão por satélite Our World em 25 de junho de 1967, e lançada como single em julho de 1967 com "Baby You're A Rich Man" de lado B.
Apesar das duras críticas da mídia ao filme Magical Mystery Tour, a trilha sonora foi um sucesso comercial e de crítica. No Reino Unido, liderou a parada de EPs compilada pela Record Retailer e alcançou a posição número 2 na parada de singles da revista (mais tarde UK Singles Chart) atrás de "Hello, Goodbye". O álbum ficou no topo da lista dos Top LPs da Billboard por oito semanas e foi nomeado para o Prêmio Grammy de Álbum do AnoEm 1987, quando os Beatles atualizaram todo seu catálogo para o lançamento em CD, a sequência de onze faixas do LP americano foi adotada como "oficial" em detrimento da sequência de seis músicas do EP inglês, por esta não ser considerada viável (poucas músicas para um CD). Juntamente com os demais álbuns de estúdio da banda, Magical Mystery Tour foi remasterizado digitalmente e relançado no dia 9 de setembro de 2009, nas versões mono e estéreo. Em 2012, o EP duplo mono foi relançado numa caixa especial contendo, além dos EPs propriamente, o filme em DVD e em Blu-Ray, e, ainda, um livreto extra com informações e fotos. No dia 9 de setembro de 2014 foi lançada uma nova remasterização analógica, mono, do LP estadunidense, juntamente com toda a discografia dos Beatles em vinil.

A CAPA - Como parte do formato incomum, os Beatles decidiram empacotar os dois EPs em uma capa dobrável com um livreto de 24 páginas. A capa do álbum trazia uma foto dos Beatles em fantasias de animais, tirada durante as filmagens de "I Am the Walrus", e marcava a primeira vez que os rostos dos membros da banda não eram visíveis em um de seus EP ou lançamentos de LP. O folheto continha letras de músicas, fotografias coloridas do fotógrafo John Kelly das filmagens, e a história do filme no estilo quadrinhos em cores com ilustrações do cartunista Bob Gibson.

O design da capa foi feito por John Van Hamersveld, chefe do departamento de arte da Capitol, trabalhando a partir da arte enviada pela EMI em Londres. A capa do LP tinha a simetria berrante de um pôster de filme por meio da combinação dos trajes de animais dos Beatles, o logotipo do filme "arco-íris" e os títulos das músicas reproduzidos em letras art déco, em meio a uma borda de nuvens no melhor estilo Pop-Art.

Nenhum comentário: