terça-feira, 22 de junho de 2021

PAUL McCARTNEY - MRS. VANDEBILT - DEMAIS!*****


"Mrs. Vandebilt" é uma música de Paul McCartney do álbum Band on the Run. A faixa não foi lançada como single no Reino Unido ou nos Estados Unidos, mas foi lançada na Europa Continental e na Austrália.

Band on the Run foi o terceiro álbum de estúdio da banda de Paul McCartney, Wings. Lançado em dezembro de 1973, foi o quinto álbum de McCartney depois de deixar os Beatles em abril de 1970. Embora as vendas tenham sido modestas inicialmente, seu desempenho comercial foi auxiliado por dois singles de sucesso - "Jet" e "Band on the Run" - que se tornou o álbum de estúdio mais vendido de 1974, além de revitalizar a posição crítica de McCartney. Continua a ser o álbum de maior sucesso de McCartney e o mais celebrado de suas obras pós-Beatles.

A história de “Mrs. Vandebilt", é simples - e tem mais a ver com o conteúdo da letra do que com seu título. Paul adaptou uma das ex­pressões do comediante inglês Charlie “Cheerful" Chester: "living in a pre-fab, no rent" (vivendo em uma casa pré-fabricada sem pagar alu­guel) para “down in the jungle, living in a tent, you don’t use money you pay no rent" (vivendo em uma tenda na floresta você não precisa de dinheiro para pagar aluguel). Paul comenta sobre a ideia dos versos: “Essa foi gravada quando a cidade foi atingida por um blecaute. De repente, tudo ficou escuro e nós precisamos ligar o gerador de energia da EMI, torcendo para que o barulho do aparelho não vazasse nos microfones... No fim, estávamos rachando de tanto rir. Gostamos do efeito, e adi­cionamos mais gargalhadas quando finalizamos o disco em Londres”. Além do tom bem-humorado, a letra de “Mrs. Vandebilt” também retoma o tema de “Mamunia", sobre a importância de se aproveitar a vida sem se preocupar muito com coisas mais supérfluas. Gravada ini­cialmente em Lagos, nos estúdios da EMI, Paul tocou bateria e violão, acompanhado por Denny Laine na guitarra e Linda nos teclados. De volta ao A.I.R. Studios, a banda acrescentaria os demais instrumentos ao arranjo: Paul tocando contrabaixo e piano elétrico, além do solo de guitarra e dos vocais finais, juntamente com Denny e Linda. Howie Casey contribui com o solo de saxofone. Depois de ser apresentada em formato acústico no especial Wingspan, “Mrs. Vandebilt” seria tocada ao vivo pela primeira vez em 14 de junho de 2008 em Kiev, na Ucrânia. A música foi selecio­nada pelo voto dos fãs locais. A batida, ligeiramente no estilo da mazurka, talvez explique a preferência dos ucranianos. Fonte do texto: "Masters - Paul McCartney em discos e canções" de Claudio Dirani.

Nenhum comentário: