quarta-feira, 29 de setembro de 2021

THE BEATLES ► GEORGE HARRISON ► WITHIN YOU WITHOUT YOU


"Quando você ver enxergar além de si mesmo, então, talvez descubra que a paz de espírito lá o aguarda. E a hora chegará quando você ver que somos todos um e a vida flui dentro de você, sem você". George Harrison começou a escrever "Within You Without You" no início de 1967 enquanto estava na casa de Klaus Voormann, em Hampstead, no norte de Londres. A inspiração imediata de George veio de uma conversa que eles compartilharam durante o jantar sobre o espaço metafísico que impede os indivíduos de reconhecer as forças naturais que unem o mundo. Após esta discussão, Harrison elaborou a melodia da música em um harmônio e veio com a linha de abertura: "Estávamos conversando sobre o espaço entre todos nós".
"Within You Without You é uma música dos Beatles, de seu álbum de 1967, Sgt.  Pepper's Lonely Hearts Club Band. Composta pelo guitarrista principal George Harrison, foi a segunda composição de Harrison no estilo clássico indiano, depois de "Love You To", e foi inspirada por sua estada na Índia no final de 1966 com seu mentor e professor de cítara, Ravi Shankar. Gravada em Londres sem os outros Beatles, a música traz instrumentação indiana, como cítara, tambura, dilruba e tabla, e foi interpretada por Harrison e membros do Círculo de Música Asiática. A gravação marcou um afastamento significativo do trabalho anterior dos Beatles; musicalmente, evoca a tradição devocional indiana, enquanto a qualidade abertamente espiritual da letra reflete a absorção de Harrison pela filosofia hindu e nos ensinamentos dos Vedas.

"Within You Without You" 
foi a única composição de Harrison no Sgt. Pepper's, embora seu apoio à cultura indiana tenha se refletido ainda mais na inclusão de iogues como Paramahansa Yogananda entre a multidão retratada na capa do álbum. Com o sucesso mundial do álbum, "Within You Without You" apresentou a música clássica indiana a um novo público no Ocidente e contribuiu para o pico de popularidade internacional do gênero. Também influenciou a direção filosófica de muitos dos colegas de Harrison durante uma era de idealismo utópico marcada pelo Verão do Amor"Within You Without You", tem recebido tradicionalmente uma resposta variada dos críticos musicais, alguns dos quais a acham sem brilho e pretensiosa, enquanto outros admiram sua autenticidade musical e consideram a mensagem a mais significativa de Sgt. Pepper's. A Rolling Stone descreveu a faixa como sendo "ao mesmo tempo bela e severa, um sermão magnético sobre materialismo e responsabilidade comunitária no meio de um disco dedicado à gentil anarquia Technicolor".

Para o álbum remix dos Beatles, Love, de 2006, "Within You Without You" foi mixada com "Tomorrow Never Knows",de John Lennon, criando o que alguns críticos consideram o mashup de maior sucesso desse projeto. Sonic Youth, Rainer Ptacek, Oasis, Patti Smith, Cheap Trick e Flaming Lips estão entre os artistas que fizeram covers de "Within You Without You".

Para terminar, uma curiosidade para quem procura cabelo em ovo: na contracapa do Sgt. Pepper's, a letra de "Within You Without You" aparece sobre um Paul McCartney de costas. Isso também ajudou a fomentar ainda mais os boatos de que Paul teria morrido em 1966.

Nenhum comentário: