quarta-feira, 8 de setembro de 2021

THE BEATLES - DON'T LET ME DOWN - SENSACIONAL!


"Don't Let Me Down" é um clássico dos Beatles, gravado em 1969 durante as sessões do álbum Let It Be (com Billy Preston), composta por John Lennon. Foi uma das músicas executadas no show realizado no telhado da Apple em Saville Row em 30 de janeiro de 1969.

O pesquisador Steve Turner, em seu livro "The Beatles - A História por Trás de todas as Canções" diz o seguinte: "John Lennon expressava repetidamente o seu medo de ser desapontado por aqueles em quem confiava. “If I Fell” foi o modelo de canção em que confessava sua necessidade de ser amado e também sua ansiedade quase paralisante quanto à possibilidade de rejeição. Escrita a respeito de Yoko, com quem ele viria a se casar logo em seguida, a música expressava suas velhas preocupações com uma sonoridade tão dolorosa quanto as emoções que evocava. Ao se preparar para cantá-la, John instruiu Ringo a golpear com força os pratos “para me dar a coragem de sair gritando”. Paul diria posteriormente se tratar de “um genuíno pedido” de ajuda a Yoko, como se dissesse ‘Estou perdendo a linha aqui. Estou me expondo de verdade, portanto você não pode me decepcionar’.” Quando o grupo começou a ensaiar, em 6 de janeiro de 1969, Paul e George criaram algumas respostas aos versos de John, como “For the first time in my life”, “Dont you know it s going to last”, “I’ll never let it get away” e “It lasts forever and a day”. A preocupação de Paul era se alguns dos versos que estavam criando eram cafonas, ao que John insistiu: “Eu acho que é para essa letra ser cafona, porque não há palavras inteligentes nela”. Contudo, algumas dessas frases logo seriam abandonadas. Embora tenha sido lançada como lado B de Get Back em abril de 1969 e tocada na apresentação do telhado visto no filme, a faixa foi excluída do álbum por Phil Spector. Em 2003, foi reinserida na versão remixada LetltBe... Naked".

"Don't Let Me Down" foi gravada pelos Beatles nos dias 21, 22, 24, 27, 28, 29 e 30 de janeiro de 1969. Foi produzida por George Martin tendo Glyn Johns como engenheiro. John Lennon: vocal, guitarra base; Paul McCartney: backing vocals e baixo; George Harrison: backing vocals e guitarra solo; Ringo Starr: bateria; e Billy Preston: piano elétrico.

Nenhum comentário: