sexta-feira, 10 de setembro de 2021

JOHN LENNON - BEN E. KING - STAND BY ME - SENSACIONAL!


“Se o céu que vemos lá em cima desabar e cair, ou as montanhas desmoronarem para o mar, eu não chorarei. Não derramarei uma lágrima, desde que você fique comigo”.
"Stand by Me" é uma canção gravada originalmente em 1961 pelo cantor e compositor americano Ben E. King e escrita por ele, junto com Jerry Leiber e Mike Stoller, que usaram o pseudônimo de Elmo Glick. De acordo com King, o título é derivado e foi inspirado por um número de "spiritual" escrito por Sam Cooke e JW Alexander chamado "Stand by Me Father", gravado pelos Soul Stirrers com Johnnie Taylor cantando. Houve mais de 400 versões gravadas da música, interpretadas pelos mais variados artistas. "Stand by Me" apareceu na trilha sonora do filme de mesmo nome em 1986, e um videoclipe correspondente foi lançado para promover o filme. Em 2012, estimou-se que os royalties da música haviam chegado a 17 milhões de libras, tornando-se a sexta maior música a receber a partir daquele momento. 50% dos royalties foram pagos a King. Em 2015, a versão original de King foi introduzida no National Recording Registry pela Biblioteca do Congresso, como "cultural, histórica ou esteticamente significativa", pouco menos de cinco semanas antes de sua morte. No final do ano, a formação de 2015 do grupo The Drifters gravou-a, em homenagem a King.

John Lennon gravou sua versão da música para seu álbum Rock 'n' Roll de 1975. O remake de Lennon se tornou um single três semanas após o lançamento do álbum e foi seu último sucesso antes de sua aposentadoria de cinco anos da indústria musical. Lennon filmou uma apresentação da música para The Old Gray Whistle Test em 1975. A Billboard considerou a versão de Lennon como a melhor versão desde o original. Um editor da Pitchfork, Marc Hogan, achou a versão de Lennon "mais comovente" do que a original devido ao violão e os vocais fervorosos de Lennon.

Nenhum comentário: