sábado, 11 de setembro de 2021

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - FOR YOU BLUE*****


"For You Blue" é uma música dos Beatles composta por George Harrison e é o lado B do single The Long and Winding Road (nos EUA), também é a décima-primeira faixa do álbum Let It Be, lançado em 8 de maio de 1970. "For You Blue" apresenta John Lennon tocando uma guitarra havaiana com um cartucho de bala, como aparece no filme Let It Be. Harrison faz alguns comentários durante a música, incluindo "Go, Johnny, go" (uma referência à canção Johnny B. Goode, de Chuck Berry), "There go the twelve-bar blues" ("Aí vai o blues de doze compassos"), e "Elmore James got nothin' on this baby" ("Elmore James não tem nada com isto, baby").

O nome temporário da música durante a sua produção foi "George's Blues (Because You're Sweet and Lovely)" quando foi gravada, em 25 de janeiro de 1969. Depois, "For You Blues" com o plural no título. Depois foi renomeada entre 10 de março e 28 de maio, quando foi ouvida como "For You Blue" no final da mixagem do álbum não lançado Get Back. Quando Phil Spector remixou a canção para incluí-la no álbum Let It Be, ele adicionou uma introdução feita por Lennon, "The Queen says no to pot-smoking FBI members" ("A rainha disse não para os membros do FBI fumadores de maconha"). “For You Blue” é uma canção de melodia simples, que os Beatles gravaram rapidamente (em 6 takes), sem maiores complicações – o que era raro, nas sessões de estúdio de “Let It Be”. Nos bastidores, nada era simples. Além das diferenças autorais e financeiras, havia as diferenças musicais. George sempre foi o Beatle mais disposto a desenvolver suas habilidades musicais, e foi assim que ele estabeleceu amizades próximas com músicos tão diferentes quanto Ravi Shankar e Eric Clapton. Isso também o levou a fazer experiências constantes com diferentes afinações, instrumentos e modos de tocar. “For You Blue” era um blues tradicional. O comentário de Harrison sobre ela foi: “É uma música simples seguindo todos os princípios normais dos doze compassos, exceto por ser otimista!”. Curiosamente, apesar de a faixa receber o nome “For You Blue”, o título não é mencionado na letra.

"For You Blue" na caligrafia de George, com o plural no título. Hunter Davies, “biógrafo oficial” diz em seu livro “As Letras dos Beatles”: “É surpreendentemente de George, pois se trata de um blues alegre e cativante, sem inspiração indiana e cuja letra não é mística, mágica nem misteriosa. Ele também faz um falsete bem convincente, o tipo de coisa que em geral ficava para Paul. John pode ser ouvido conversando ao fundo, mas não tenta distrair a atenção nem zomba da música. É uma canção de amor, presumivelmente para Pattie; ele a ama porque ela é doce e adorável. O que poderia ser mais bonito?”.
"For You Blue" foi uma das muitas canções novas que os Beatles ensaiaram no Twickenham Film Studios, no sudoeste de Londres, em janeiro de 1969. Harrison apresentou um primeiro rascunho da música em 7 de janeiro, durante um dia marcado pela acrimônia dentro do grupo. Em seu estudo das fitas do projeto Get Back, os autores Doug Sulpy e Ray Schweighardt escreveram que os Beatles ensaiaram "For You Blue" sem entusiasmo, em meio a discussões acaloradas sobre seu futuro e com Harrison em desacordo com McCartney sobre o concerto proposto. Somando-se à insatisfação de Harrison desde o início dos ensaios de Twickenham, suas composições "All Things Must Pass", "Let It Down" e "Hear Me Lord" receberam pouco entusiasmo de Lennon e McCartney. Os Beatles voltaram a "For You Blue" em 9 de janeiro, quando Harrison havia completado a letra. Ele sugeriu que a música exigia um arranjo acústico semelhante a skiffle ou, citando o guitarrista de slides Son House como exemplo, country blues tradicional. No dia seguinte, Harrison abandonou as sessões, cansado do que considerou ser a atitude autoritária de McCartney e a falta de envolvimento de Lennon com o projeto. Como condição para o retorno de Harrison ao grupo, os Beatles abandonaram a ideia de um show e se mudaram para seu Apple Studio no centro de Londres, em 22 de janeiro, para gravar o álbum com algumas das canções ensaiadas em Twickenham. A sessão de "For You Blue" aconteceu na Apple em 25 de janeiro, com produção de George Martin e Glyn Johns como engenheiro. O take 6 foi selecionado como take master. A gravação apresenta Harrison no violão e Lennon tocando violão de aço. Lennon executa o primeiro solo durante o intervalo instrumental, após o qual McCartney toca um solo de piano. Lennon usou um cartucho de bala. Para alcançar o pedido de Harrison de um som de "piano honky tonk ruim", McCartney entrelaçou papel entre as cordas do piano. Ringo Starr contribuiu com uma parte de bateria que fornece uma "batida de fundo pesada" ao longo da execução da música.

Nenhum comentário: