domingo, 19 de setembro de 2021

THE CONCERT IN CENTRAL PARK - 40 ANOS


Um ano depois da morte de John Lennon, o povo de Nova York ainda sofria, chorava e lamentava. Aquela data, o final do ano de 1980 ficou tão marcado para os americanos (e todos nós) como o dia em que John Kennedy ou Martin Luther King também foram assassinados, ou como o 11 de setembro de 2001 - dia do maior atentado terrorista de toda a história. Mas naquele belo sábado, em 19 de setembro de 1981, há 40 anos, Nova York estava novamente em êxtase.

O dia 19 de setembro de 1981, entraria para o mundo da música como um dia histórico. Em pleno pulmão de Nova York, mais precisamente no Central Park, mais de 500 mil pessoas juntavam-se para ver e ouvir PAUL SIMON e ART GARFUNKEL cantarem suas lendárias canções, numa reunião há muito desejada, depois de uma separação que atravessou toda a década de 1970.

500 mil pessoas... Para se ter uma ideia do que isso representa, esse foi o número de pessoas que assistiu aos três dias do festival de Woodstock, com todas aquelas estrelas! Dessa vez, eram apenas dois caras, que um dia se chamaram Tom & Jerry, que conseguiram juntar uma multidão como esta.

Aquela tarde e noite histórica ficou registrada e deu direito à edição de um álbum duplo lançado em LPs e fitas cassete. Também foi lançado e fez um sucesso absurdo, a fita cassete em VHS trazendo todo o concerto. O CD e o DVD só apareceriam anos depois.
Em "The Concert In Central Park", SIMON AND GARFUNKEL interpretam todos os grandes sucessos da sua carreira em conjunto e alguns outros da carreira a solo de Paul Simon, com arranjos adequados à interpretação e sonoridade do grupo. Apenas um tema, da carreira a solo de Art Garfunkel, foi integrado neste espetáculo e incluído na edição em disco e vídeo. No disco encontramos também algumas covers, como é o caso de "Wake Up Little Susie", que se tornou no primeiro single extraído deste do álbum. A verdade, é que o álbum duplo é um desfile de sucessos, "todas" estão lá. "Mrs. Robinson", tema de abertura do show, e do álbum, e um dos mais emblemáticos e populares de todo o disco, ao lado de clássicos como: "Me And Julio Down By The Schoolyard", "Still Crazy After All These Years", "The Boxer", "The Sounds Of Silence", "Bridge Over Trouble Water" e outros tantos. "The Concert In Central Park" é ainda hoje um dos mais importantes e bem sucedidos álbuns ao vivo de todos os tempos. Amém!

Um comentário:

Marcio disse...

Ainda tenho o LP original que comprei nos anos 80.