domingo, 4 de dezembro de 2022

JOHN LENNON - GIMME SOME TRUTH - 1971 - SENSACIONAL!


"Gimme Some Truth" é uma música forte em tom de protesto, composta e gravada por John Lennon e lançada originalmente em seu álbum IMAGINE, em 8 de setembro de 1971. "Gimme Some Truth" contém várias referências políticas do período que foi composta, durante os últimos anos da Guerra do Vietnã, o que poderia até deixá-la datada, mas continua atual mesmo depois de todos esses anos. Co-produzida por Phil Spector, a gravação conta com um magnífico solo de slide guitar de George Harrison.
O trabalho em "Gimme Some Truth" começou ainda em janeiro de 1969, durante as sessões de Get Back dos Beatles, que se transformaram no álbum Let It Be. Gravações piratas do grupo tocando canções que iriam para as carreiras solo mostram alguns ensaios de "Gimme Some Truth". Falando sobre o álbum IMAGINE, John Lennon disse sobre "Gimme Some Truth": "O lado dois começa com "Gimme Some Truth", que comecei há um ou dois anos - provavelmente na Índia. Era um velho poema que eu guardei por muito tempo, mas mudei novamente a letra. Gosto da faixa porque soa bem, mas não chamou muita atenção, então é uma faixa pessoal que gosto do som. As guitarras são boas e a voz soa bem e, sabe, ela diz tudo. George faz um solo afiado com seu dedo de aço (ele não tem muito orgulho disso, mas eu gosto)""Gimme Some Truth" é um ataque ácido direto à hipocrisia governamental. Em um trecho da música, Lennon rosna: “All I want is the truth/ just give me some truth/ I’ve had enough of reading things by neurotic psychotic pigheaded politicians.” (“Tudo o que eu quero é a verdade / apenas a verdade/ Já estou cansado de ler coisas dos políticos porcos, neuróticos e psicóticos”).
Embora as faixas básicas para o álbum IMAGINE tenham sido inicialmente gravadas no estúdio da casa de Lennon, Ascot Sound Studios em Tittenhurst Park, muitos dos instrumentos foram regravados no Record Plant em Nova York, onde cordas e saxofones liderados por King Curtis também foram adicionados. Extensas imagens dessas sessões, mostrando a evolução de várias das músicas, foram compiladas em um documentário em vídeo intitulado "Gimme Some Truth: The Making of John Lennon's Imagine".
O jornalista e escritor Jon Wiener usou o mesmo título para seu livro, Gimme Some Truth: The John Lennon FBI Files, sobre a tentativa de deportação de Lennon dos Estados Unidos na década de 1970. Em outubro de 2020, uma compilação remasterizada de canções de Lennon foi lançada sob o título Gimme Some Truth - The Ultimate Mixes.A banda de rock australiana Money For Rope recebeu este nome a partir de um trecho de "Gimme Some Truth"Vários artistas regravaram a canção, incluindo Generation X, Sam Phillips e Cheap Trick. Uma versão de Jakob Dylan e Dhani Harrison foi lançada no álbum Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur, apenas de regravações de Lennon.

Nenhum comentário: