quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

LITTLE RICHARD - ROCK 'N' ROLL X 4 - SENSACIONAL!


Esse incrível texto sobre o incomparável Little Richard que a gente confere agora foi escrito pelo próprio Little Richard e publicado na edição original da revista Rolling Stone com a lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos em 2012. Richard aparece em 8º lugar. Especialmente em homenagem ao meu saudoso amigo e mestre Ivan Neves, o Ivanzinho, Little Ivan - forever!

Muita gente me chama de arquiteto do rock & roll. Eu não me intitulo assim, mas acredito que seja verdade. É bom lembrar que eu já era bem conhecido em 1951. Já gravava pela RCA-Victor - se você fosse negro, chamava-se Camden Records - antes de Elvis. Então eu gravei pela Peacock em Houston. Depois a Specialty Records me comprou da Peacock - acho que eles pagaram US$ 500 por mim - e meu primeiro disco da Specialty foi um sucesso em 1956: "Tutti Frutti". Foi um sucesso mundial. Eu senti que tinha chegado, sabe? Começamos a fazer turnês por todos os lugares imediatamente. Viajávamos de carro. Naquela época, o racismo era tão forte que você não podia ir nos hotéis, então na maioria das vezes você dormia no carro. Você comia no carro. Se trocava no carro. Eu tinha um Cadillac. Era isso que as estrelas tinham. Lembra da maneira como Liberace se vestia no palco? Eu me vestia assim o tempo todo, muito extravagantemente, e usava maquiagem. Muitos dos outros artistas da época - os Cadillacs, os Coasters, os Drifters - também usavam maquiagem, mas não tinham nenhum kit de maquiagem. Eles tinham uma esponja e um pequeno pó compacto no bolso. Eu tinha um kit. Todo mundo começou a me chamar de gay. As pessoas chamavam o rock & roll de "música africana". Eles a chamavam de "música vodu". Eles disseram que isso deixaria as crianças loucas. Eles disseram que era fogo de palha - a mesma coisa que sempre disseram sobre hip-hop. Só que naquela época era pior, porque, você deve se lembrar, eu fui o primeiro artista negro cujos discos os garotos brancos começaram a comprar. E os pais ficaram realmente irritados comigo. Tocamos em lugares onde nos diziam para não voltar, porque a garotada ficou doida. Eles estavam quebrando as coisas nas ruas e jogando garrafas e pulando dos camarotes dos teatros nos shows. Naquela época, os garotos brancos tinham que ficar nos camarotes - eles eram "espectadores brancos". Mas então começaram a pular para chegar até a pista, que era onde estavam os garotos negros.
Não fui pago - na maioria dos shows, não fui pago. E nunca ganhei dinheiro com a maioria desses discos. E fui eu que fiz aqueles tud: No estúdio, eles me davam um monte de palavras, eu inventava uma música! O ritmo e tudo. "Bom Deus, senhorita Molly" (Good Golly Miss Molly)! E não ganhei um centavo por isso. Michael Jackson era o dono das coisas da Specialty. Ele me ofereceu um emprego em sua editora uma vez, pelo resto da minha vida, como compositor. Na época, não aceitei. Hoje, gostaria de ter aceitado. Gostaria que muitas coisas tivessem sido diferentes. Acho que nunca recebi o que realmente merecia. Fico grato por ter sido escolhido como um dos 100 melhores artistas, mas quem é o número um e quem é o número dois não importa mais para mim. Porque não será quem eu acho que deveria ser. Os Rolling Stones começaram com minhas músicas, mas sempre estarão na minha frente. Os Beatles começaram com minhas músicas, - no Star Club em Hamburgo, Alemanha, antes de sequer gravar um álbum - mas eles sempre estarão na minha frente. James Brown, Jimi Hendrix - essas pessoas começaram comigo. Eu os alimentei, conversei com eles e eles sempre estarão na minha frente. Mas é uma alegria ainda estar aqui. Eu acho que quando as pessoas querem alegria, diversão e felicidade, elas querem ouvir o rock & roll dos velhos tempos. E estou feliz por ter feito parte disso.

Show! Aqui a gente confere quatro grandes momentos de Little Richard, quatro pauladas: "Good Golly Miss Molly", "Tutti Frutti", "Long Tall Sally" e por último, "Lucille", ao vivo!

2 comentários:

roque22 disse...

Puro Rock'n Roll! Espetacular!

Edu disse...

Valeu roque22!