domingo, 4 de dezembro de 2022

GERRY & THE PACEMAKERS - IT'S GONNA BE ALL RIGHT


No dia 19 de outubro de 1961, no Litherland Tall Hall em Liverpool, os Beatles iriam se apresentar em um show que também incluía as bandas Gerry and The Pacemakers e Karl Terry & The Cruisers. Na metade da apresentação, os Beatles e os Pacemakers resolveram formar uma “superbanda” com a seguinte formação: George, guitarra; Paul, guitarra base; John, piano; Pete Best e Freddy Marsden, bateria; Les Maguire, saxofone; Les Chadwick, baixo; Gerry Marsden, guitarra e vocal. Tocaram, entre outras, “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, “What’d I Say”, “Red Sails In The Sunset” e “Hit The Road Jack”. A imprensa apressou-se logo em chamá-los de "The Beatmakers". Eles ainda repetiriam a dose também depois da entrada de Ringo Starr.

Gerry & The Pacemakers foi uma banda de rock and roll dos anos 60 formada por Gerry Marsden, Fred Marsden, Les Chadwick e Arthur Mack. Assim como os Beatles, eram de Liverpool e também empresariados por Brian Epstein. Sua primeira gravação, que atingiu o primeiro lugar na Inglaterra, foi o single "How Do You Do It?", que, inicialmente, George Martin queria que os Beatles tivessem gravado ao invés de "Please Please Me". Os Pacemakers ainda conseguiriam emplacar mais 3 ou 4 êxitos na parada e fizeram um filme -"Ferry cross the Mersey"- de pouca repercussão. Gerry Marsden formou o grupo nos final dos anos 50 com seu irmão, Fred e mais Les Chadwick e Arthur McMahon. Eles rivalizaram com os Beatles no início da carreira, tocando em Hamburgo, Alemanha e Liverpool, no Cavern. McMahon (conhecido como Arthur Mack) entrou no piano no lugar de Les Maguire em 1961.

Gerry & The Pacemakers, foi a segunda banda  a assinar com Brian Epstein, que conseguiu para eles um contrato com a Columbia Records (uma gravadora irmã da gravadora dos Beatles, Parlophone). "How Do You Do It?" gravada com Gerry & The Peacemakers foi produzida por George Martin e se tornou primeiro lugar nas paradas de sucesso britânica. O próximo single dos Pacemakers foi outra música de Murray, "I Like It" e de Rodgers e Hammerstein "You'll Never Walk Alone", ambas atingiram o primeiro lugar nas paradas britânica e a última se tornaria a canção favorita cantada pelos torcedores do Livepool Football Club.

Depois desses três sucessos, Gerry & The Pacemakers nunca mais conseguiram chegar ao número 1 no Reino Unido. Gerry Marsden começou a escrever a maioria das músicas do grupo, incluindo "It's Gonna Be All Right", "I'm the One", e "Ferry Cross the Mersey", assim como o primeiro e maior sucesso das paradas de sucesso americana, "Don't Let the Sun Catch You Crying" (tocada e gravada por Paul McCartney durante a 'Paul McCartney's World Tour' e lançada no álbum Tripping The Live Fantastic).
Em 1965, Gerry Marsden ainda escreveu a maioria das canções da trilha sonora do filme Ferry Cross the Mersey (muitas vezes lembrado como a versão dos Pacemakers para A Hard Day's Night dos Beatles). No final de 1965, a popularidade do grupo entrou em declínio tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Em 1966 o grupo chegou ao fim. Voltaria a se reunir em 1974 para uma turnê mundial e em 1993 para comemorar 30 anos. Gerry Marsden foi nomeado como Membro da Ordem do Império Britânico (MBE), em 2003, pelo auxílio das vítimas do desastre de Hillsborough. A tragédia no estádio em 1989, vitimou 96 torcedores do Liverpool por asfixia, esmagados contra uma grade. Sua versão da música "You'll Never Walk Alone" virou canto da torcida do Liverpool. Freddie Marsden morreu em 9 de dezembro de 2006 aos 66 anos. E Gerry morreu em 3 de janeiro de 2020 com 78 anos, depois de uma infecção no coração.

Nenhum comentário: