terça-feira, 27 de dezembro de 2022

TRAVELING WILBURYS - VOL 3 - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL! ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★


Tão anunciado e popular quanto o álbum de estreia de Traveling Wilburys de 1988, o álbum seguinte de 1990, Traveling Wilburys Vol. 3 foi relativamente ignorado. Em parte, isso foi culpa dos próprios membros do grupo, que levaram sua propensão para piadas internas um pouco longe demais ao nomear este segundo lançamento de “Volume 3”. Ainda mais confuso para os fãs foi a adoção de pseudônimos completamente novos pelos quatro membros restantes do grupo para os fictícios irmãos Wilbury: Spike (George Harrison), Clayton (Jeff Lynne), Muddy (Tom Petty) e Boo (Bob Dylan).
A morte prematura de Roy Orbison em dezembro de 1988 (enquanto Traveling Wilburys Vol. 1 estava atingindo seu pico de popularidade) reduziu instantaneamente o supergrupo a um quarteto. Enquanto o álbum de estreia, principalmente espontâneo, foi solto e divertido, a vibração neste segundo álbum parece mais profissional. Além disso, George Harrison, o criador e líder não oficial da banda, tem uma presença mais leve em Traveling Wilburys Vol. 3. Entrando para preencher o vazio estão Bob Dylan e Tom Petty, cada um com uma presença muito mais forte na frente do que no álbum de estreia. Em uma nota de consistência, o álbum foi mais uma vez produzido por Harrison e Jeff Lynne, que ofereceram uma qualidade sonora requintada ao longo de todo o álbum.

A abertura "She's My Baby" é um rock mais pesado do que praticamente qualquer coisa no álbum anterior. Um riff intenso com bateria estrondosa de Jim Keltner e, mais importante, a guitarra principal do convidado Gary Moore, todos trabalham para tornar esta uma faixa totalmente única. "Inside Out" volta ao estilo folk acústico convencional do grupo. "If You Belonged to Me" é uma faixa brilhante e multiacústica com gaita de introdução (e mais tarde gaita principal) de Dylan. Petty assume o comando vocal em “The Devil's Been Busy”, com Harrison adicionando um pouco de sitar esparso, mas estrategicamente colocado nos versos, seguido por um solo de sitar completo e eletrificado mais tarde na música. “7 Deadly Sins” é um doo-wop no estilo dos anos 50 com partes multi-vocais e um belo saxofone rosnante de Jim Horn. "Poor House" começa com a assinatura de Harrison, chorando a guitarra. Além disso, a música segue um arranjo básico de blue grass com vocais principais harmonizados e uma bela guitarra principal de George Harrison. "Where were You Last Night?" tem um riff acústico descendente legal e parece ser Dylan parodiando sua própria caricatura. Com uma infinidade de instrumentos acústicos e frases, “Cool Dry Place” é divertida musicalmente e mostra o Tom Petty clássico liricamente com suas linhas legais; "New Blue Moon" não é muito liricamente, mas divertida, divertida e sonoramente interessante, no entanto, enquanto "You Took My Breath Away" é uma balada acústica moderada de Harrison onde a produção de Lynne adiciona alguma profundidade à sensação geral. Tudo termina com o rock selvagem e frenético de “Wilbury Twist”, que é um tanto zombeteiro, ao mesmo tempo que uma homenagem às manias da dança ao longo dos anos. Cada membro assume os vocais principais, tornando este um final adequado para o álbum e a curta carreira dos fantásticos Traveling WilburysUma faixa adicional, uma cover de "Nobody's Child", foi gravada e lançada em junho de 1990 como um single de caridade para ajudar a instituição Olivia Harrison's Romanian Angel AppealTraveling Wilburys Vol. 3 foi dedicado à memória de "Lefty Wilbury" (Roy Orbison). Todas as faixas foram compostas pelos Wilburys exceto a citada "Nobody's Child" e "Runnaway", de Del Shannon.
Traveling Wilburys Vol. 3 foi gravado de abril a maio e julho de 1990 e lançado em 29 de outubro de 1990, como continuação de sua estreia em 1988, Traveling Wilburys Vol. 1. Com produção de Harrison e Lynne novamente, as sessões foram realizadas na primavera de 1990. Traveling Wilburys Vol. 3 foi recebido de forma menos positiva do que o Vol. 1, mas ainda obteve uma boa medida de sucesso. Nos Estados Unidos, "She's My Baby" "Inside Out" se tornaram sucessos de rádio, alcançando o 2º lugar nas paradas de rock e o 16º álbum de rock, respectivamente. O álbum alcançou a posição 14 no Reino Unido e 11 nos Estados Unidos, onde foi certificado como platina pela RIAA.

3 comentários:

roque22 disse...

Harrison e Dylan juntos parecia um sonho, na época. Bom disco mas o primeiro é bem melhor.

Dani disse...

Quando baixei esses albuns, nos tempos dos downloads, quando não tinha streaming nem nada, fiquei igual uma idiota procurando o Vol 2 e não achava. Pensava: que diabos!?? hahaha...
Depois é que eu entendi a história hihihi...

Edu disse...

Maravilha. Rsrs