quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

JOHN LENNON - MOTHER - SENSACIONAL! ★★★★★★★★


No dia 28 de dezembro de 1970, John Lennon lançou o single "Mother", creditado a John Lennon / Plastic Ono Band"Mother", uma uma das mais emocionais e comoventes criações de Lennon, também foi a primeira faixa do álbum John Lennon/Plastic Ono Band, lançado alguns dias antes, em 11 de dezembro. "Mother" tem a duração de 5:37 minutos e se incia com quatro fúnebres badaladas de sino, e é seguida por Lennon cantando sobre sua relação com seus pais, acompanhado de piano, bateria baixo. Nos últimos dois minutos, Lennon repete num forte tom agressivo versos sobre seus pais; eles fazem referência à morte de sua mãe (Julia) e o abandono da família por seu pai (Alfred).
Lennon escreveu "Mother" enquanto estava passando pela terapia do "Grito Primal" do Dr. Arthur Janov, em Los Angeles, onde estava lidando com uma série de questões que são detalhadas na letra: Ele perdeu sua mãe em um período crucial de sua vida para um policial bêbado e de folga que a atropelou na faixa de pedestres, e sua tia Mimi o criou. Seu pai, um marinheiro mercante, o deixou pelo mar e pelo trabalho. Os gritos primitivos de Lennon expressam a dor de sua infância.

Em John Lennon/Plastic Ono Band, o álbum de estreia de seu grupo pós-Beatles, auxiliado por Yoko Ono, Klaus Voormann e Ringo Starr, com co-produção de Phil Spector, John liberou suas emoções reprimidas sobre uma infância disfuncional e sua mãe ausente. "Mother" abre o álbum e sua caixa de pandora pessoal de memórias. Enquanto muitas das primeiras canções dos Beatles eram dramas fabricados refletindo os problemas enfrentados por jovens apaixonados, a letra de "Mother" brotou diretamente da experiência de infância de Lennon, memórias que ele lutou para esquecer, mas agora estava determinado a confrontar na esperança de se  libertar, de uma vez por todas, do trauma que ainda perdurava.
"Mother", foi a última tentativa de Lennon de se libertar do cordão umbilical psíquico que ainda o prendia ao espectro de Julia. A música começa com quatro pesadas badaladas de um sino de igreja, que poderiam ser tomadas para simbolizar o descanso final dos Beatles - com cada badalada representando cada membro do grupo. Os sinos lançam uma atmosfera sombria e fúnebre sobre a música de abertura e definem o tom por todo o álbum. John afirmou que a inspiração surgiu enquanto estava em Los Angeles assistindo a um filme de terror na TV. "Mother" é uma das três músicas que Lennon escreveu para sua mãe, junto com "Julia" e "My Mummy's Dead". Da gravação participaram: John Lennon – vocais e piano; Ringo Starr – bateria; e Klaus Voormann – baixo.

2 comentários:

Edu disse...

Sensacional! Uma das minhas preferidas. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi, andando de carro com meu pai e ele queria tirar... mas pedi q aguentasse até a última nota!

roque22 disse...

Uma das minhas prediletas de Lennon.