Tripping The Live Fantastic é um álbum ao vivo de Paul McCartney. Foi gravado durante sua turnê mundial em 1989 e 1990 e foi seu primeiro álbum ao vivo desde o clássico Wings Over America. Em 1976, McCartney havia se afastado de sua herança dos Beatles, com exceção de algumas músicas. Desta vez ele enfatizou seu tempo como membro do Fab Four e sua carreira solo com muito menos ênfase em suas gravações na década de 1970 com o Wings.
O início da 'Paul McCartney's World Tour' - ou 'Get Back' - em 26 de setembro de 1989, representou o fim do jejum de uma década das excursões internacionais. Antes de pisar no palco escandinavo, o último show internacional do Wings havia sido em Los Angeles, em 23 de junho de 1976. Já a despedida das turnês, ainda que forçada, em virtude da prisão no Japão, foi marcada pela apresentação no Hammersmith Odeon, em Londres, em 29 de dezembro de 1979, como parte do evento The Concerts for the People of Kampuchea - data final da breve passagem do Wings pelo Reino Unido.
A partir daquele início até o final de julho de 1990 em Chicago, McCartney se envolveria em uma aventura marcada por recordes, estreias e emoções distintas - começando pelo repertório: pela primeira vez seria tocada uma série de músicas criadas pela dupla Lennon & McCartney. Todas elas incluídas no CD duplo "Tripping the Live Fantastic" e no simples "Tripping the Live Fantastic - Highlights!".
Além de recordes quebrados ao logo da turnê e do repertório combinando hits do Wings e músicas de Flowers in lhe Dirt, Paul usaria sua primeira excursão em quase duas décadas para fazer as pazes com o povo japonês. Sua estadia de dez dias na prisão na Terra do Sol Nascente dez anos antes seria recompensada com seis apresentacões no Tokyo Dome, entre 6 e 13 de março de 1990.
Já para os brasileiros, o que parecia impossível no tempo dos Beatles, agora era realidade. Exatamente as 6h03min da manhã de quarta-feira, 18 de abril de 1990, o voo 811 da Varig desembarca no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, proveniente de Miami. Paul chega acompanhado de Linda e os filhos indo direto para o Rio Palace Hotel em Copacaba de helicóptero. Na manhã seguinte, a frustração. Após mais de 24 horas de chuvas torrenciais, o primeiro show de Paul McCartney é oficialmente adiado para sexta-feira, 20 de abril. Mesmo com o tempo instável, Paul cumpre a promessa e toca 32 músicas para mais de 100 mil pessoas no Maracanã em um show com duração aproximada de 2h15min. No sábado, quando a chuva finalmente desapareceu, o Maracanã foi inundado por fãs vindos de toda a parte do Brasil e da América do Sul. O resultado não poderia ser diferente: recorde mundial de público (em local fechado) quebrado e reconhecido pelo Guiness Book, com 184.368 pessoas.
Antes de encerrar suas 103 apresentações ao redor do mundo, Paul McCartney ainda cumpriria uma missão importante: voltar a terra natal e prestar homenagem a um certo amigo de infância. O show de 28 de junho em Liverpool no palco armado na King's Dock se tornaria outra marca inesquecível de sua turnê de retorno aos palcos, graças ao medley "Strawherry Helds Forever" / "Help" / "Give Peace a Chance", dedicado a John Lennon. Tripping The Live Fantastic foi lançado em 5 de novembro de 1990, trazendo não apenas performances de todas as fases da turne como canções tocadas por Paul McCartney e banda nas passagens de som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário