terça-feira, 1 de novembro de 2022

PAUL McCARTNEY & WINGS - 1985 - Nineteen Hundred And Eighty Five ★★★★★


"Nineteen Hundred and Eighty Five" (às vezes escrita como "1985") é uma música de Paul McCartney and Wings, lançada como a faixa final de seu álbum de 1973, o aclamado Band on the Run. Essa faixa também foi apresentada no documentário Wingspan de 2001 em DVD e no especial de TV Paul McCartney e Wings' 1974 TV One Hand Clapping. Uma remix de 2016 foi indicada ao Grammy.
"1985" foi composta em Campbell Town, Escócia e escolhida para finalizar o álbum Band On The Run em grande estilo. Esta composição, iniciada por McCartney no Rude Studio, começou mais ou menos como "Martha My Dear". Em princípio, era apenas um exercício instrumental de piano. Por muito tempo, a música paermaneceria inacabada, apenas com o primero verso “No one was left alive in nineteen hundred and eighty Five” (Ninguem foi deixado vivo em mil novecentos e oitenta e cinco).
McCartney era um leitor voraz de quadrinhos e livros de ficção científica. Em 1973, a leitura da hora era o clássico 1984, do inglês George Orwell. O romance de ficção política publicado pela primeira vez em 1949, pode não ter tido influência na letra, mas a ideia para o título saiu diretamente do livro. “Nineteen Hundred and Eighty Five” é a faixa climática do álbum Band on the Run. Ela continua o tema de fuga do álbum, descrevendo o cantor alcançando a liberdade artística através do amor. O gran finale de “1985”, entretanto, se destaca graças ao minucioso trabalho de orquestração executado Por Tony Visconti. O arranjo deu à canção toda a potencialidade imaginada por Paul em sua composição. Seu final lembra um pouco o acorde final de A Day In The Life. Na gravação, Paul McCartney tocou contra-baixo, piano, guitarra-solo, piano elétrico, percussão e bateria; Denny Laine toca guitarra-elétrica e Linda fica no mini-moog. A faixa foi gravada nos estúdios da EMI, em Lagos, e no A.I.R. Studio, em Londres.

Nenhum comentário: