quinta-feira, 3 de novembro de 2022

1985 - UM FURACÃO CHAMADO MADONNA ★★★★★★★★★


Durante a metade da década de 1980, todo os EUA foi devastado por um furacão chamado MADONNA. E logo seria o mundo todo! A multimídia Madonna Louise Veronica Ciccone naceu em Bay City, Michigan, em 16 de agosto de 1958. É cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária. É considerada uma das figuras de maior impacto na cultura popular e conhecida por sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra. Ela ultrapassou os limites da expressão artística na música comercial, permanecendo completamente no comando de todos os aspectos de sua carreira. Suas obras, que incorporam temas sociais, políticos, sexuais e religiosos, geraram aclamação e controvérsias da crítica e do público.
Tendo vendido mais de 300 milhões de discos em todo o mundo, MADONNA é a artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos segundo o Livro dos Recordes. A Recording Industry Association of America (RIAA) reconheceu-a como a terceira cantora com mais gravações certificadas nos Estados UnidosMADONNA é a solista de maior sucesso na história da tabela Billboard Hot 100 e detém o recorde de maior quantidade de canções na liderança por uma artista feminina na Austrália, Canadá, Espanha, Itália e Reino Unido. Com um faturamento superior a 1,5 bilhão de dólares com seus ingressos para shows, ela continua sendo a artista solo de maior bilheteria em turnês de todos os tempos. Outros reconhecimentos conquistados incluem múltiplas entradas no Guiness Book, a indução ao Rock and Roll Hall of Fame, além de receber o título de "Melhor Artista dos Anos 1980". A revista Rolling Stone a listou entre as 100 maiores artistas de todos os tempos; o canal VH1 colocou-a na primeira posição das 100 maiores mulheres da música, enquanto a revista Billboard considerou-a a maior artista feminina da história dos vídeos musicais.
MADONNA foi o álbum de estreia de Madonna, lançado em 27 de julho de 1983, pela Sire Records. Foi relançado em 1985, na Europa, com nova capa, design, fotografia e título: Madonna: The First Album.

"Everybody" foi lançada como primeiro single do álbum e também de sua carreira em 6 de outubro de 1982 pela Sire como seu primeiro single. Madonna gravou uma demo da música com Steve Bray e pediu ao DJ Mark Kamins, que fazia o som em sua boate, que o tocasse. Ele ficou impressionado com a música e a levou à Sire Records, que a contratou. Quando lançada, criticamente, "Everybody" não recebeu nenhum grande elogio e não entrou na tabela da Billboard Hot 100. No entanto, ele apareceu nas paradas dance. A música ajudou Madonna a alcançar sua primeira aparição em uma revista de dance. Em menos de dois anos, o furacão passou por todo o mundo e nunca mais deixou pedra sobre pedra.

Um comentário:

Dani disse...

Confesso não ser fã mas, sim, ela é um ícone cultural, entre os maiores de todos os tempos, não há o que discutir. Eu gosto muito do álbum Ray of Light, o de 1997 :)