O empresário da música, produtor de discos e filmes, Robert Stigwood – hoje com 75 anos de idade – tem muito a ver com os Beatles. A história começa assim: nos anos 60, ainda jovem foi assistente de Brian Epstein (1934-1967). Nos anos 70, Stigwood tornou-se bem estabelecido como produtor de discos que se aventurava pelo cinema. Fez de um filme modesto e de temática social - uma explosão de bilheteria graças à trilha dos Bee Gees: “Embalos de Sábado à Noite” (1977). Filme e trilha arrecadaram milhões e milhões. Robert Stigwood foi além. Transformou um musical da Broadway em outro produto cultuado: “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”. (1978). E ousou. Os filmes ainda estavam em fase final de produção e ele teve uma idéia genial: transformar um ícone dos Beatles – o álbum “Sargent Pepper´s Lonely Heart Club Band” – em filme. Imaginou ganhar uma montanha de dinheiro, é claro. Stigwood chamou os Bee Gees, Peter Frampton, a banda Earth, Wind and Fire, Alice Cooper e até o Aerosmith. E ainda apareciam em pontinhas Etta James, Johnny Rivers (sim, ele mesmo), Wilson Pickett e Minnie Riperton.
Tudo parecia dar certo. Mesclou músicas também do álbum “Abbey Road”. A receita parecia ideal. Nesse meio tempo, o filme “Embalos de Sábado à Noite” explodiu nas bilheterias e a trilha dos Bee Gees mais ainda. A banda pressentiu que estava numa canoa furada. Mesmo baseado no álbum mais bem sucedido dos Beatles, o filme desandava visivelmente nas gravações. Para piorar, o produtor Stigwood quis tirar o foco de Peter Frampton, que fazia o papel principal de Billy Shears. E é claro passar os holofotes para os Bee Gees, que faziam o papel dos irmãos Henderson. Os Bee Gees recusaram. Queriam na verdade sair do filme. Mas o contrato obrigou-os a terminá-lo. Restou rezar para que o dano fosse o mínimo possivel, pois o sanduíche musical ficou realmente indigesto antes de o público consumí-lo. Realmente, o filme é tão ruim, que tem gente que nem se lembra que ele foi feito. O produtor, diretor e atores preferem esquecê-lo… E realmente, até mesmo o fracasso nas bilheterias do mundo parece esquecido.
Ninguém se lembra que aparecia no filme um então jovem ator novato chamado Steve Martin. Sim, o talentoso comediante. Mesmo alguém que viu o filme nem passa pela cabeça que George Harrison, Paul McCartney e Linda McCartney estão lá numa aparição relâmpago. Até Tina Turner aparece no filme. O resultado? Um dos piores filmes da história do cinema. E não se inclui nem mesmo entre aqueles de tão ruins que é bom de assistir para dar boas risadas. O filme “Sargent Pepper´s Lonely Heart Club Band” não tem nada a ver com o memorável álbum dos Beatles (a não ser as músicas).
O fracasso retumbante de “Sargent Pepper´s” no mundo fez com que Robert Stigwood deixasse meio de lado o genero musical-filme e produzisse aventura, drama de guerra. Ainda tentou “Grease 2″ e “Staying Alive – Embalos 2″, ambos de 1982 e continuações dos dois sucessos seus, mas sem obter a mesma explosão de bilheteria. Em 1995, Stigwood foi um dos produtores de “Evita”. Mas seu nome jamais foi associado a um sucesso. Hoje, ele está semi-aposentado. E deve dar graças ao fato de o público ter se esquecido do fracasso de “Sargent Pepper´s”, o filme. Aliás, o DVD virou raridade.
11 comentários:
Ví o filme na época e tenho o álbum duplo com a trilha sonora. Todos dois são de fato, muito ruins.
esse filme é tão ridiculo que chega a ser engraçado, destaco uma cena antológica que me faz rir toda vez que vejo
http://www.youtube.com/watch?v=1IE-wjy8AsQ
JC?
não entendi EDU
Eu, sim.
Alguém tem o link pra download? HAHAHA.
Na época,pelos comentários elogiosos,terminei não assistindo.Acho que ouvi alguma coisa da trilha sonora que não é tão ruim.O arranjo do Earth,Wind and Fire ficou muito bom.
E pensar que o George Martin se envolveu no projeto para tentar salva-lo , infelizmente não dependia dele !!!!!!
Como não teve participação e envolvimento dos Beatles/Apple , acho que tinha tudo mesmo para dar errado !!!!
Eu adorei.
Sou Fa E fui a Tds Os Shows de Peter Frampton no Brasil desde o promeiro em 1979.
Ele e o Meu amor.
Meu lindo.
Sou apaixonada por ele desde os 13 anos.
Tenho vinil e filmes dele.
Foram 3 filmes com diretores ruins.
Tipos os filmes de Elvis, o Que salva sao as musicas.
Vi no Cinema e tenho o dvd.
So talento musical nesse filme.
E um musical.
Essa critica nada me acrescenta. Somente quem quem é fa, e curte Peter Frampton vai bater palmas, eu adoro musical.
Ah!!!
E assisti os Embalos 2 que foi muito bom tb...
Tem dança?
Tem Musica?
Então vale a pena!
E Arte, e sendo um filme dos anos 70 nada ver com os efeitos de hoje...
Peter Frampton e Meu amor!❤
Fui a tds os shows dele desde o primeiro no Brasil 1979 no Ibirapuera e 1980 no Maracanazinho.
O filme é maravilhoso, não acredite nas críticas, curta o som
Postar um comentário