segunda-feira, 29 de agosto de 2011

THE BEATLES AT THE CANDLESTICK PARK - THE LAST SHOW


O dia 29 de agosto de 1966 foi um marco para os Beatles: foi o último concerto de suas carreiras como conjunto. Depois de trinta dias (anos!) de histeria, rock and roll, hotéis, estádios lotados, medo e insegurança, os Beatles decidiram que esse capítulo estava encerrado. Ali, era o fim fim das cansativas e intermináveis turnês. E, também, fim dos velhos Beatles. Betales tolos e inocentes.


No Candlestick Park, tocaram incrivelmente bem, afinados, com arranjos perfeitos por curtos 28 minutos sabendo que aquele seria o último de sua trajetória. Era o fim da terceira (última) e conturbada turnê americana, com os Beatles cansados da histeria e das ameaças. Depois do episódio da Filipinas, da polêmica sobre Jesus e da queima de discos, não dava mais. Os Beatles haviam chegado no limite.


Quando os Beatles tocaram no Shea Stadium (Nova York) pela primeira vez, no dia 15 de agosto de 1965, tocaram para um público absurdamente imenso para a época: 55.600 fãs enlouquecidos. Um ano depois, em 23 de agosto de 1966, quando pisaram no palco do Shea pela segunda vez, a platéia era bem menor: 44.000 fãs, ainda assim, mais enlouquecidos. Os jovens fãs americanos de 66 já não eram os mesmos de um ano antes, mas ainda queriam, e ainda precisavam deles. Esses números, ainda apesar de grandes, já demostravam um cansaço. Seis dias depois, os Beatles subiriam no palco armado no estádio Candlestick Park, para tocar, para uma público pagante, pela útilma vez. Haviam 22 mil pessoas lá.
Brian não estava presente neste concerto, que foi gravado por Tony Barrow, a pedido de Paul. Eles retornaram para Beverly Hills e, durante o vôo, George virou-se para Tony Barrow e disse: “É isso aí. Não sou mais um Beatle”. No dia 30 voaram para Nova York e de lá para Londres. Para alívio das fãs, os Beatles desembarcaram são e salvos.
Ninguém sabia o que viria depois daquilo, mas estavam fartos de aviões, hotéis, e toda a loucura por onde passavam. De volta à Londres, cada Beatle foi cuidar de sua própria vida. Paul faria a trilha de "The Family Way" e John faria o filme "How I Won The War" de Richad Lester. Estavam felizes por sentirem-se "livres" pela primeira vez em tantos anos. Só uma pessoa não estava feliz: Mr. Brian Epstein, que tinha dedicado sua vida aos Beatles e a organização das turnês. "O que eu vou fazer agora?". Brian percebeu que precisava muito mais dos Beatles do que eles dele. Um anos depois, em agosto de 1967, Brian morreria, aparentemente de overdose de drogas antidepressivas. Os Beatles não deixaram apenas crescer os bigodes e os cabelos. Eles cresceram! Afinal, foi a partir dali, que começaram, de fato, a mudar o mundo.
Para fazer o download do discão, clique no link:

THE SONGS:
01 - Rock And Roll Music
02 - She's A Woman
03 - If I Needed Someone
04 - Day Tripper
05 - Baby's In Black
06 - I Feel Fine
07 - Yesterday
08 - I Wanna Be Your Man
09 - Nowhere Man
10 - Paperback Writer
11 - Long Tall Sally
 


6 comentários:

Aly disse...

Lenon + Saves -> impagavel!

Cristiane F. disse...

O Baú do Edu é foda! Cris f

R.S.W. disse...

Final matador!

Leonardo Polaro disse...

Bootleg muito bom Edu, thanks!!!
Será que tens algum show deles no Japão? Comprei um dvdzinho de qualidade discutivel do budokan...

Eduardo disse...

Parabéns pelo site Edu. E obrigado pelos "pequenos tesouros" que posta para download.
Uma pequena observação: eu tenho o bootleg do show no Candlestick e me parece que as músicas são diferentes deste que você disponibilizou.
Notei que faltam Yesterday, I Wanna Be Your Man, Paperback Writer e Long Tall Sally (que encerra o show).
Mas é só uma observação.
Grande abraço!

andrezbeatle disse...

O Dia em que eu nasci!
Valeu Edu!