Hoje, sexta-feira, 22 de março, do ano da graça de 2013, é um dia histórico! De puro deleite e regozijo para nós, Beatlemaníacos de todos os lugares do universo. O lançamento do primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me, completa 50 anos. Esse ainda não seria o momento da projeção mundial de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr para uma carreira internacional, que aconteceu no ano seguinte, mas marca a consolidação do quarteto como a principal banda da Inglaterra naquele momento. E não mais, só de Liverpool.
O sensacional álbum de estreia “Please Please Me” foi gravado em apenas um dia. Uma segunda-feira, 11 de fevereiro de 1963. O jornalista e escritor Bob Spitz conta no livro The Beatles: a Biografia que George Martin, produtor musical dos Beatles, havia marcado uma sessão de gravação de dez horas nos estúdios Abbey Road, em Londres. A banda havia encerrado, dias antes, a sua primeira grande turnê pelo Reino Unido. Foram seis shows como uma das atrações de abertura para a cantora Helen Shapiro, descrita por Spitz no livro como "a queridinha do Reino Unido" na época. A turnê aconteceu durante um inverno rigoroso. Isso deixou John Lennon resfriado, o que interferia na sua voz. A intenção de Martin era captar no disco a energia do grupo em suas apresentações no Cavern Club, bar da cidade de Liverpool onde eles começaram a tocar. O produtor cogitou a possibilidade de realizar a gravação no próprio bar, mas a estrutura no local não permitiria o controle adequado do som. A opção mais sensata seria mesmo pelo estúdio. Contudo, a instrução para o engenheiro de som responsável pela gravação, Norman Smith, era clara: capturar o som para que soasse como se a banda estivesse tocando no palco. O repertório escolhido por Martin e discutido com o quarteto incluía seis músicas de outros artistas que a banda já tocava nos shows: Anna (Go to Him), Chains, Boys, Baby It's You, A Taste of Honey e Twist and Shout. Das composições de Lennon/McCartney estavam as quatro que foram lançadas anteriormente em compactos simples (Love Me Do, P.S. I Love You, Please Please Me e Ask Me Why) e quatro inéditas (I Saw Her Standing There, Misery, Do You Want To Know A Secret? e There's A Place). Spitz conta no livro que todos na sessão de gravação, logo na primeira música, perceberam que a voz de John Lennon estava mais áspera e rascante por causa do resfriado.
Ele estava com um pouco de dificuldade para acompanhar Paul McCartney nos vocais. Contudo a gravação seguiu. Depois de gravar nove das dez canções necessárias naquele dia, Martin e os Beatles foram para a cantina do Abbey Road discutir qual seria a música que fecharia o disco. O engenheiro de som, sugeriu a canção Twist and Shout. Teoricamente ela era perfeita. Um cover vibrante, que o grupo já tocara nas apresentações do ano anterior, em 1962. O problema era que a música era cantada por John Lennon em uma interpretação definida por Martin como "destruidora de laringes". Mesmo assim todos aceitaram a sugestão e voltaram para o estúdio sabendo que a voz de John resistiria a apenas uma passagem da música. Portanto, todos os envolvidos teriam que acertar de primeira. John usou as suas últimas forças do dia e fez uma mistura de grito e canto, um som gutural que fez daquela interpretação a definitiva para Twist and Shout.
10 comentários:
Eu tinha 7 anos! What is life!Então eu completo 50 an0s como beatlemaníaco! E como vale,valeu e valerá!
Que Banda hoje em dia grava um disco inteiro em 10 horas ??!!!
E que o resultado seja tão bom que 50 anos depois tem gente ouvido ??!!!
Esse disco mostra para o mundo quem chegava para ficar Para Sempre !!
O PEARL JAM? Pobrezinhos, Não dariam nem pro cheiro! NADA, em nenhum tempo se compara com os Beatles! NADA! NADA! NADA! I LOVE THEM ALL!!!
Edu, sei que John teve que ficar chupando umas balas o dia inteiro,pois sabia que teria que forçar a garganta ao extremo,mais valeu o esforço pois twist annd shout é pra mim a gravação definitiva,parabens ao álbum Please please me ,Beatles forever.
Emocionante....Escuto esse disco a pelo menos 30 anos....
Nota 10 o post mas, principalmente, a imagem da tela de abertura do blog...muito legal!!
Indescritível o que sinto ao ouvir esse álbum!!!!! algo mudou no mundo quando ele foi feito... eu sei.
eu to ouvindo o bolação agora
eu to ouvindo o bolação agora
Its louder than words...
Postar um comentário