domingo, 11 de setembro de 2022

11 DE SETEMBRO/2001 - UM DIA PARA NINGUÉM ESQUECER


No dia 11 de setembro de 2001, aconteceu o maior atentado terrorista da história. A ação resultou na morte de 2.996 pessoas, incluindo os terroristas. Das vítimas, 246 estavam nos aviões sequestrados, 2.606 em Nova York, e 125 no Pentágono. Naquele dia, 19 homens da rede Al-Qaeda sequestraram quatro aviões, usados para atacar prédios que simbolizavam o poder norte-americano.

Duas das aeronaves atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center (Nova York) e outra se chocou contra o Pentágono (Washington); o quarto avião caiu na Pensilvânia. Segundo consta, um quinto avião estava incluído no plano inicial da Al-Qaeda.
No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos completamente aterrorizados uma nação (que sempre pareceu transparecer arrogância) fragilizada. Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos.
Quatro aeronaves foram sequestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, Um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao sequestro, a queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas todos os tripulantes do avião inclusive os terroristas. Em um outro avião os sequestradores fizeram-no colidir contra o Quartel General de Defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia. E o mais chocante foi os dois aviões que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan, New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos.

A primeira colisão aconteceu às 8h46 da manhã - o vôo 11 da American Airlines se chocou com a torre norte do Word Trade Center. A segunda colisão ocorreu as 9h03 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center. Já às 9h37 da manhã, o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10h03, ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines na Pensilvânia, após passageiros se revoltarem com os sequestradores. Nenhum ocupante de nenhuma das aeronaves sequestradas, sobreviveram.
Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas. O processo de limpeza e recuperação no local do World Trade Center levou oito meses, durante os quais os restos dos outros edifícios foram demolidos. O complexo do World Trade Center foi reconstruído ao longo de mais de uma década. O local está sendo construído com seis novos arranha-céus, enquanto um memorial para os mortos nos ataques e um novo centro de trânsito rápido foram abertos.

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em tantos outros países. Mesmo com toda essa intensificação, de lá para cá já houveram centenas de milhares de outros atentados. Mas nada, nenhum que se compare àqueles de 11 de setembro de 2001.

3 comentários:

Edu disse...

Fico cá com meus botões imaginando toda a indignação e tristeza de John Lennon se estivesse vivo...

Eduardo Coutinho disse...

Meu prezado Edu, xará: SE John Lennon estivesse vivo, estaria então com 60 anos. Faria 61 em outubro, certo? Acho que, talvez, deixasse de usar avental, empunharia sua guitarra e pelo menos umas duas grandes músicas sairiam disso tudo, quem sabe até um álbum? Parabéns pelo bom trabalho!

Dani disse...

Nossa, mais de 20 anos, mas lembro como se fosse ontem.
Dia terrível. Aliás, 2001 foi um ano indigesto :(