segunda-feira, 9 de março de 2015

BILLY J. KRAMER AND THE DAKOTAS


John e Paul criaram "Do You Want To Know a Secret" para que George cantasse e a banda satisfizesse todos os gostos. Pouco mais tarde, a canção também foi gravada por Billy J. Kramer e os Dakotas, músico inglês amigo dos Beatles. Billy ainda gravaria outras quatro canções de Lennon & McCartney que os Beatles nunca gravaram, mas foi com esse cover, de 
"Do You Want To Know a Secret" que ele chegou pela primeira vez ao topo das paradas. A canção na versão de Kramer, desbancou os próprios Beatles, que caíram para segundo lugar, com "From Me To You".
Kramer ainda se chamava William Howard Ashton, quando Brian Epstein resolveu lançá-lo como cantor e montou uma banda para ele. A maior parte dos músicos que formavam os Dakotas eram de Mnchester. A banda e o cantor tinham contratos separados com a gravadora. O "J" no meio do nome de Billy Kramer foi sugestão de John, sem nenhum motivo, apenas apara dar mais peso ao nome, deixá-lo parecendo mais importante. "I'll Be On My Way" foi a primeira inédita que John e Paul ofereceram para Kramer. Ele e os Dakotas lançaram a música em abril de 1963, como lado B de "Do You Want To Know a Secret".

"Bad To Me" também de Lennon & McCartney foi gravada e lançada por Billy J. Kramer e os Dakotas em 1963. Kramer ainda ganharia de John e Paul, outras três canções: "I Call Your Name", "From a Window" e "I'll Keep You Satisfied". O empresário Brian Epstein dizia a John e Paul que precisava de uma música para outro grupo seu gravar. Numa pausa entre os ensaios dos Beatles, a dupla parava e com um pedaço de papel e caneta, em menos de uma hora a canção estava prontas. De todas as canções que Billy J. Kramer gravou, dizia que "From a Window" sempre foi sua preferida. Outra canção gravada por Kramer e os Dakotas chegou ao topo das paradas inglesas: "Little Children".
O ano de 1965 foi praticamente o fim da beat músic, e "It's Gotta Last Forever", o single seguinte, dos "Billy J. Kramer with The Dakotas" mostra uma nova abordagem na direção musical da banda. Passaram a gravar, baladas. Num ano em que a música passava por uma transformação, dado o aparecimento das bandas ditas "Mod", encabeçadas pelo "The Who" e "Small Faces", Billy grava "Trains and Boats and Planes" a partir de uma versão de Anita Harris, e vê-se confrontado com a forte concorrência da versão de Dionne Warwick, que muito naturalmente, saiu vencedora deste confronto. Apesar do esforço de Kramer, não passou da modesta décima segunda posição nas listas. Foi o canto do cisne do grupo.

Os Dakotas tornaram a se reunir durante os anos 80 e recrutaram o vocalista Eddie Mooney e o músico de estúdio Toni Baker. Ainda excursionam e gravam esporadicamente. Em 1983 Kramer lançou seu primeiro single solo "You Can't Live On Memories"/"Shooting The Breeze", que passou completamente despercebido. Em 2005, gravou o tema "Planet Cow" para o álbum de crianças de Sandra Boynton "Dog Train". Uma fã de Kramer de longa data, Sandra Boynton já o tinha escolhido como idolo, quando em 1964, aos 11 anos, comprou o seu primeiro disco "Little Children".
Billy J. Kramer está com 71 anos. Ele nasceu em 19 de agosto de 1943 em Liverpool. Em 1998, a EMI colocou no mercado um álbum com com 28 faixas digitalmente remasterizadas usando o que de melhor havia na época com recursos tecnológicos. O álbum chama-se "Billy J. Kramer - At Abbey Road: 1963-1966" Inclui sucessos, todas as faixas que ganhou dos Beatles, lados B, faixas raras e canções inéditas como "Down In The Boondocks" e "Listen". 

3 comentários:

João Carlos disse...

Bad To Me tem um que característico daquela época.

Fábio Simão disse...

Que facilidade para compor tinham nossos gênios.

Valdir Junior disse...

"From A Window" também é muito boa !!