Em 1972, uma música de Paul McCartney – Give Ireland Back To The Irish, foi banida pela BBC por causa de sua mensagem abertamente política. Vinte anos mais tarde, em janeiro de 1993, "Big Boys Bickering", uma composição de McCartney com uma mensagem política diferente, foi recusada pelas estações de rádio americanas e britânicas, mas não por seu conteúdo político, mas por conter, pela primeira (e única) vez em uma música de Paul, um palavrão: “Fucking”. Paul McCartney escreveu “Big Boys Bickering” em março de 1990, em sua primeira visita ao Japão desde sua prisão no país, em 1980. A música foi incluída em um CD single promocional de quatro faixas com "Hope Of Deliverance" (a faixa do título), "Long Leather Coat" e "Kicked Around No More". “Grandes Garotos Brigando” – Os “Garotos” eram os grandes dirigentes mundiais, criando problemas para assinarem acordos que impedissem o crescimento do buraco da camada de ozônio.
“Fucking” aparece no trecho “fucking it up for everyone” (algo como, pouco se fodendo para os outros). “As pessoas estão acabando com o nosso mundo, mas os governos não estão fazendo nada sobre isso. Estou protestando contra pessoas como George Bush indo ao Rio de Janeiro (ECO 92) e dizendo: Não irei assinar nenhum acordo’, referindo-se ao tratado de Kyoto e a destruição da camada de ozônio pelo aumento da emissão de gazes poluentes na atmosfera”. Alguns especialistas não ficaram impressionados, um disse que McCartney estava sendo deliberadamente sensacional, outro disse que ele deveria ser lembrado por suas músicas clássicas e não por seus escritos no muro do metrô. Fontes: Songfacts.com e "Masters" de Claudio Dirani.
Um comentário:
Lembro que na época foi noticiado esse assunto por aqui nos jornais, mas a musica mesmo só fui ouvir já na era da internet. Infelizmente os singles em CD dificilmente chegavam por aqui ainda mais no inicio dos anos 1990.
Postar um comentário