segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

AS FANTÁSTICAS PIN-UPS DE GIL ELVGREN - NOTA MIL!


Agora é hora de um  hora de um colíriozinho - que chega até nós pelas extraordinárias e fantásticas pinturas das pin-ups de Gil Elvgrenindiscutivelmente, um dos maiores artistas da Cultura Pop do século XX.
Gil Elvgren é considerado até hoje, um dos maiores exemplos de ilustrador que foi injustamente e por muitos anos, rotulado apenas como um artista meramente comercial. Hoje o trabalho desse notável artista americano, nascido em St. Paul, Minnesota, EUAé exposto e reverenciado em galerias de todo o mundo. Ele foi um dos principais artistas a desenhar e pintar as fantásticas PIN-UPS.
O termo “PIN-UP” data da década de 40, as imagens eram penduradas em locais que normalmente circulavam somente homens como borracharias, bares e quartéis, mas já na década de 30, George Petty e Alberto Vargas, faziam sucesso na revista americana “Esquire”.
Uma PIN-UP é uma mulher que jamais seria vulgar ou oferecida, apenas convidativa, insinuante, dissimulada. Uma mistura de sensualidade e inocência... Imagens asseguradas pelos sofisticados traços provavelmente provenientes da art-nouveau, elas apareciam vestidas em peças de roupa que valorizavam seus corpos de curvas sinuosas, deixavam sutilmente à mostra torneadas pernas, e definidas cinturas, em situações do cotidiano e as carinhas e bocas ingênuas faziam o acabamento da imagem que levaram várias gerações de homens à loucura. As PIN-UPS mostravam sem mostrar.
Havia muito tabu quanto ao 'nu' e mulheres que pousavam nuas ou seminuas ficavam marcadas e enfrentavam toda a sorte de preconceitos muitas vezes pelo resto da vida. Gil Elvgren, começou a ilustrar pin-ups na década de 1930 e só parou 40 anos depois. A fama de artista meramente comercial, deve-se ao fato de que a maioria de suas pinturas eram criadas para ilustrar campanhas publicitárias, como propagandas da Coca-Cola e General Eletric. As PIN-UPS de Elvgren ilustravam principalmente calendários. Além disso, durante os anos 1940 e 1950, ilustrou histórias para uma série de revistas e pintou modelos como Myrna Hansen, Donna Reed, Barbara Hale, Arlene Dahl e Kim Novak. O artista morreu em 29 de fevereiro de 1980. E faz muuuita falta!

Um comentário:

Edu disse...

E o mais incrível de tudo: nessa época, nem se sonhava com programinhas de computador que transformam qualquer foto em 'desenho'...