segunda-feira, 29 de abril de 2024

THE MOODY BLUES - GO NOW - 1964 ⭐⭐⭐⭐⭐


The Moody Blues foi uma banda britânica de rock, conhecida através da música psicodélica e do rock progressivo que transformou e influenciou outras bandas como Yes, King Crimson, Genesis, Pink Floyd, etc. Inicialmente a banda tocava rhythm and blues, antes de se tornarem rock. A banda foi formada em 1964 em Birmingham, Inglaterra, por Ray Thomas, Mike Pinder, Denny Laine, Graeme Edge e Clint Warwick. Denny Laine foi um dos vocalistas e guitarrista da banda até agosto de 66. Em 1965, fizeram parte do cast de artistas que abriram os shows dos Beatles em sua última turnê britânica em dezembro.
"Go Now" foi composta por Larry Banks e Milton Bennett e gravada pela primeira vez por Bessie Banks e lançada como single em janeiro de 1964. A versão mais conhecida foi gravada por The Moody Blues e lançada em novembro do mesmo ano. Desde quando Denny Laine ouviu pela primeira vez a versão de Bessie Banks, ele imediatamente disse ao resto da banda que eles precisavam gravar aquela música. Na época em que o single dos "Moodys" foi lançado, estava sendo promovido na televisão como um dos primeiros filmes promocionais feitos sob medida na era pop, produzido e dirigido por seu co-empresário Alex Wharton"Go Now" alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart no final de janeiro de 1965. Nos EUA, não entrou na Billboard Hot 100 até meados de fevereiro de 1965; alcançou a 10ª posição e a 2ª posição no Canadá. A Billboard descreveu a música como tendo uma "batida rara" e um "suporte interessante de piano semelhante ao gospel". Depois que a popularidade do grupo caiu, Denny Laine deixou a banda para formar "Denny Laine Eletric String Band"que não durou muito, então criou a banda "Balls" em 69. Em 71 saiu e passou a integrar o Wings, de Paul McCartney.
Laine continuou a interpretar "Go Now" em concertos durante seus anos no Wings. Em junho de 1976, em Inglewood, Califórnia, Laine cantou "Go Now" com toda a banda, acompanhando-se ao piano; Paul McCartney estava no baixo e nos backing vocals, Linda McCartney nos backing vocals, Jimmy McCulloch na guitarra solo e Joe English na bateria. Esta gravação de "Go Now" aparece no fantástico álbum triplo ao vivo Wings Over America.

RITA LEE & TUTTI FRUTTI - LUZ DEL FUEGO - 1975 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Fruto Proibido foi o quarto álbum de estúdio da cantora de rock brasileira Rita Lee - e o segundo com a banda Tutti Frutti - lançado em 1975. Acompanhada por Luis Sérgio Carlini (guitarra), Lee Marcucci (baixo), e Franklin Paolillo (bateria), considera-se que a cantora criou uma obra que dialogava com as situações da metade da década de 70 - época de grandes mudanças sócio-culturais e de contínuas tempestades no cenário político brasileiro. Calcado no blues rock, o som do LP é de hard rock em língua portuguesa, com mesclas de pop. O disco trouxe à tona uma variedade de sucessos que tornariam-se definitivos na carreira de Rita Lee. "Agora só Falta Você" e "Esse Tal de Roque Enrow", co-escrita com Paulo Coelho, tem toneladas de puro rock and roll. "Ovelha Negra", considerada o hino de Rita Lee e provavelmente sua canção mais famosa, foi a música que a projetou como artista solo e independente, e encerra o disco com um aclamado e memorável solo de guitarra de Luis Carlini.

Fruto Proibido completa em junho 49 anos de seu lançamento. Desde então, tem sido constantemente citado como um dos álbuns mais seminais e mais definitivos de todo o rock brasileiro, possibilitando o movimento de rock nacional na década seguinte. Sua vendagem inicial de 200 mil cópias foi seguida por uma significativa crítica posterior; hoje é considerado um clássico e a obra-prima de Rita Lee, aquele que a condecorou com o título de Rainha do Rock Brasileiro. Em 2007, foi eleito o 16º melhor disco brasileiro de todos os tempos na Lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone. Aqui, a gente confere o super hard rock "Luz del Fuego" - que homenageia a vedete Dora Vivacqua que adotara o pseudônimo do título e logo abaixo, o álbum completo.

sábado, 27 de abril de 2024

JOHN LENNON - OUT THE BLUE - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Mind Games foi o quarto álbum de estúdio de John Lennon. Foi gravado no Record Plant Studios em Nova York no verão de 1973 e foi a primeira gravação de Lennon sem a colaboração de Phil SpectorMind Games recebeu críticas mistas após o lançamento. Alcançou o número 13 no Reino Unido e o número 9 nos EUA, onde foi certificado ouro. Mind Games é quase que inteiro, um pedido de desculpas para Yoko Ono. Das mais explícitas como "Aisumasen" e "I Know" às emblemáticas "One Day (At a Time)" e "Out the Blue", sendo essa última, uma das mais melódicas e sublimes de toda a obra de Lennon.
"Out the Blue" (Inesperadamente), foi originalmente gravada por John Lennon entre julho e agosto de 1973 e lançada no seu álbum Mind Games em 16 de novembro de 1973 no Reino Unido e 29 de outubro nos EUAÉ uma das várias músicas do álbum (e da carreira de Lennon), dedicadas a Yoko Ono. Foi gravada no momento em que ele e Yoko Sam estavam separados e reflete a insegurança resultante de Lennon. Afirma a gratidão dele por ela aparecer em sua vida "do nada" e fornecer sua "energia vital". Segundo os autores Ken Bielen e Ben Urish, o tema da música é "a admiração de encontrar o amor verdadeiro inesperadamente".

"Out the Blue" se move através de vários gêneros musicais, começando com um violão suave e melancólico e passando por trechos de gospel e country. O som cresce à medida que a música progride, enquanto o vocal de Lennon se torna mais seguro, indo de sua restrição original a uma expressão de "contentamento alegre". Depois do violão inicial, os instrumentos vão entrando e, eventualmente, um "coral celestial" é incluído. O autor John Blaney descreve o tema de piano da música como "majestoso" e compara a linha de baixo com as do ex-colega de Lennon, Paul McCartney. Outros autores elogiam o modo como o vocal de Lennon consegue "ficar no topo das ondas" do som e projeta tanto gratidão quanto ternura. E ainda a descrevem como tendo uma "melodia-chave menor assombrosa na melhor tradição dos Beatles". Eles também afirmam que isso mostra que Lennon não perdeu sua habilidade de colocar "as emoções mais simples do modo mais afetivo possível"O biógrafo John Borack, considera "Out the Blue" um dos grandes destaques inquestionáveis de Mind Games. Na gravação final, John Lennon faz os vocais, e toca violão; David Spinozza - guitarra; Pete Kleinow - pedal steel guitar; Ken Ascher – teclados; Gordon Edwards - baixo; Jim Keltner - bateria, e o coral 'Something Different' faz os backing vocals celestiais. Absolutamente genial!

RINGO STARR - I'LL STILL LOVE YOU - 1976 ⭐⭐⭐⭐⭐


"I'll Still Love You" foi composta por George Harrison e lançada por seu amigo Ringo Starr em seu excelente álbum de 1976 - Ringo's Rotogravure. A canção tinha um histórico de gravação longo, tendo sido originalmente escrita em 1970, com o nome "When Every Song Is Sung". Harrison destinou a música para Shirley Bassey, mas também a gravou durante as sessões de All Things Must Pass. Entre Beatles biógrafos, "Quando cada canção é cantada" (como a música foi originalmente concebida) é considerada uma das melhores canções de amor de Harrison e em pé de igualdade com os padrões dos Beatles, como "Something" e "Yesterday". Juntamente com as respectivas contribuições de John Lennon ("Cookin' (In the Kitchen of Love") e Paul McCartney ("Pure Gold"), a inclusão de  "I'll Still Love You" em Rotogravure marcou a segunda ocasião em que os ex-companheiros de banda de Ringo forneceram, cada um, uma música para um de seus álbuns, depois de Ringo em 1973. Ringo Starr – vocais, bateria; Lon Van Eaton – guitarra; Jane Getz – piano; Arif Mardinsintetizador de cordas ARP; Klaus Voormann – baixo; Jim Keltner – bateria; Gene Orloff – arranjo e direção das cordas; e David Lasley – vocais de apoio.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

WINGS - SOME PEOPLE NEVER KNOW - 1971 ⭐⭐⭐⭐


"Some People Never Know" é a quinta música do álbum de estreia do Wings, Wild Life lançado em dezembro de 1971Foi gravada em quatro takes em Abbey Road em julho com overdubs adicionados em  outubro. Esses overdubs incluíam uma variedade de percussão e outros instrumentos (?) - blocos de madeira, maracás, bongôs e um tubo de plástico de quase dois metros de altura que o baterista Denny Seiwell girou no estúdio para criar um som incomum. Alguns versos de McCartney como “Algumas pessoas conseguem dormir à noite / Acreditar que o amor é uma mentira” foram interpretadas como uma resposta a "How Do You Sleep" , embora as datas de gravação e lançamento tornem isso impossível. No entanto, a canção de Lennon de 1973, "I Know (i know)", é às vezes citada como uma referência a "Some People Never Know" e poderia ter sinalizado um degelo no relacionamento muitas vezes tão frio entre os dois homens. Paul McCartney - vocais, violão, guitarra elétrica, piano, piano elétrico, harmônio e blocos de madeira; Linda McCartney - vocais, órgão e percussão; Denny Laine - vocais, violão, guitarra elétrica, baixo e percussão; Denny Seiwell - vocais, bateria, blocos de madeira, maracás, bongôs e tubo de plástico.

JOHN LENNON - I KNOW (I KNOW) - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"I Know (I Know)" foi escrita e gravada por John Lennon e lançada em seu álbum Mind Games de 1973. Está incluída no box set de 1998 John Lennon Anthology e no álbum de compilação de 2020 Gimme Some Truth: The Ultimate Mixes. Lennon chamou a música de "apenas um pedaço de nada", embora alguns a tenham visto como uma confissão de problemas com seu relacionamento com Yoko Ono ou uma mensagem ao ex-colega de banda Paul McCartney.

THE BEATLES - AIN'T SHE SWEET - 1961⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Ain't She Sweet" foi escrita por Milton Ager e Jack Yellen em 1927, e tornou-se muito popular e famosa na década de 1950. Foi gravada por dezenas de artistas antes e depois dos Beatles, entre os quais: Frank Sinatra, Benny Carter, Jimmy Smith, Gene Vincent & the Blue Caps e Raul Seixas.

Os Beatles tocaram regularmente "Ain't She Sweet" ao vivo de 1957 a 1962. De acordo com vários historiadores dos Beatles, John Lennon conheceu a música em 1956 do álbum de Gene Vincent Bluejean Bop!

Em 22 ou 24 de junho de 1961, durante sua primeira sessão de gravação profissional, os Beatles gravaram uma cover de "Ain't She Sweet", no Friedrich-Ebert-Halle em Hamburgo, produzida por Bert Kaempfert e projetada por Karl Hinze, a sessão contou com os Beatles apoiando Tony Sheridan. George Harrison lembrou mais tarde que o grupo entendeu mal o propósito da sessão de gravação e só soube na hora que apoiariam Sheridan. Harrison acrescentou ainda: "Foi um pouco decepcionante porque esperávamos conseguir um contrato de gravação como nós mesmos""Ain't She Sweet" foi uma das duas canções gravadas sem Sheridan com Lennon arrasando no vocal principal. Em uma entrevista em 1975, Lennon explicou que o cover de Gene Vincent era "muito suave e muito agudo, e eu costumava fazer assim, mas eles diziam mais, mais forte - você sabe, todos os alemães querem que seja um pouco mais parecido com uma marcha - então acabamos fazendo uma versão mais dura".

DONOVAN – ATLANTIS – MARAVILHOSA! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Atlantis" é uma canção folk/pop escrita e gravada pelo cantor e compositor britânico Donovan. Foi lançada como single em 1968 e se tornou um sucesso mundial, chegando ao nº 1 na Suíça em 1969, nº 2 na Alemanha e África do Sul, nº 12 no Canadá , e nº 4 na Áustria. Nos Estados Unidos, apareceu como lado B de "To Susan on the West Coast Waiting", que chegou ao nº 7, enquanto no país natal do cantor, o single conseguiu apenas um modesto nº 23. Da introdução até quase a metade, é um monólogo tranquilo em relação à ideia de que Atlantis foi uma civilização altamente avançada no período antediluviano, e que os colonos atlantes foram a base dos deuses mitológicos dos tempos antigos. Cientes de seu destino, os atlantes enviaram navios para transportar seus mestres para a segurança, e estas pessoas seriam responsáveis por trazer civilização e cultura para os seres humanos primitivos. “Way down below the ocean where I wanna be she may be” – esse refrão se repetia depois do meio da música até o final como um mantra. Assim como Paul McCartney também usou esse “efeito mântrico” em “Hey Jude”. "Atlantis" transmite a mensagem de que o amor verdadeiro do cantor pode estar em Atlântida. O tema geral é comum para aquele 1968 flower power: mitologias fantasiosas como símbolo do movimento de contracultura, com a esperança de que o verdadeiro amor será encontrado se alguma vez Atlantis puder ser alcançada. Muitos acreditam que Paul McCartney participa de "Atlantis" fazendo vocais de fundo. Outros afirmam que McCartney não só forneceu backing vocals, mas também tocou pandeiro. O próprio Donovan disse em uma entrevista de 2008 na Goldmine Magazine, que, definitivamente McCartney nunca participou da gravação.

NATALIA OREIRO - GILDA - NO ME ARREPIENTO DE ESTE AMOR - 2016 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


GILDA, NO ME ARREPIENTO DE ESTE AMOR (Gilda, não me arrependo deste amor) é um longa-metragem biográfico, que conta a história de vida da famosa cantora tropical argentina Gilda, que morreu tragicamente durante um acidente entre o ônibus que transportava sua banda e um caminhão, em 7 de setembro de 1996. A diretora argentina Lorena Muñoz, que co-escreveu o roteiro junto com Tamara Viñes, dirige o filme. "GILDA" foi rodado de 4 de abril a 27 de maio de 2016. É uma co-produção das empresas argentinas Habitación, Telefé  e a empresa uruguaia U Films.

A atriz e cantora uruguaia Natalia Oreiro incorpora com maestria a artista Gilda no papel principal. Angela Torres interpreta Gilda na adolescência. Nos papéis coadjuvantes estão Lautaro Delgado, Susana Pampin e Javier Drolas. No papel dos membros da banda de Gilda estão os membros da vida real Danny de la Cruz e Edwin Manrique, que sobreviveram ao acidente de 1996. A estreia cinematográfica mundial do filme foi em 15 de setembro de 2016, vinte anos depois da trágica morte da "Adorável Gilda". A trilha sonora original do foi lançada junto com o filme, inclui 13 músicas - as dez primeiras são cantadas por Natalia Oreiro no mesmo estilo de Gilda, e as três últimas, Oreiro canta em estilo moderno. A trilha sonora foi lançada pela Sony Music em 9 de setembro de 2016, fisicamente e também digitalmente em todo o mundo (em sites como iTunes, Amazon, Google Play, Spotify, Youtube, etc.).

sexta-feira, 19 de abril de 2024

THE BEATLES - HEY JUDE - 1968 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Em 1968, depois do psicodelismo de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour, os Beatles voltaram ao rock'n'roll com "Lady Madonna", que foi seguida pelo compacto mais popular da banda, "Hey Jude", lançado pela recém-criada Apple. "Hey Jude" foi um disco ímpar, o compacto mais longo já lançado até então, com incríveis sete minutos e onze segundos, e, apesar da duração, permanece um dos maiores clássicos da música pop de todos os tempos!

terça-feira, 16 de abril de 2024

THE BEATLES - A INCRÍVEL CAPA DO "OLDIES" - 1966 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"A Collection of Beatles Oldies But Goldies". Esse foi o nome do álbum lançado oficialmente pela EMI, às vésperas do natal de 1966, para tentar suprir a falta de material novo dos Beatles nas lojas. Mas esse novo disco era uma grande confusão. Não havia nenhuma lógica, nem sequer, as músicas apareciam em ordem cronológica. Até o mais incauto dos fãs poderia prever que estava, de fato, sendo ludibriado pela primeira vez, das tantas que seria ao longo dos mais de 50 anos seguintes. Mesmo assim, o álbum esgotou-se rapidamente como se fosse um disco de inéditas.
Depois do lançamento de Revolver, os Beatles embarcaram no que seria a sua última turnê mundial, encerrada com uma apresentação no dia 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park em San Francisco. Seu último espetáculo no Reino Unido acontecera alguns meses antes, em 1º de maio, quando se apresentaram no Empire Pool em Wembley, como a principal atração do New Musical Express Poll Winner’s Show. O ano de 1966 também viu a realização de projetos pessoais: John participou do filme Como Ganhei a Guerra, rodado na Alemanha Espanha; Paul compôs a trilha sonora do filme The Family Way; e George mergulhou na música indiana a ponto de viajar até a Índia para ter aulas de cítara com Ravi Shankar. Durante esse período, que se estendeu de junho a dezembro de 1966, e tendo em vista suas muitas atividades, os Beatles não entraram em estúdio para gravar.
Este álbum foi compilado para ser o lançamento pré-natalino dos Beatles. Assim, o disco foi um paliativo, formado por oito faixas não lançadas em álbuns britânicos e outras oito extraídas de “A Hard Day’s Night”, “Help!”, “Rubber Soul” e “Revolver”. Entre o material novo estava "Bad Boy", do álbum americano Beatles VI, lançado um ano e meio antes. As sete faixas restantes eram “She Loves You”, “From Me To You”, “We Can Work It Out”, “I Feel Fine”, “Day Tripper”, “Paperback Writer” “I Want To Hold Your Hand”Lançado no dia 9 de dezembro de 1966, "A Collection of Beatles Oldies But Goldies" cumpriu bem seu papel de coletânea de maiores sucessos. Anos depois, todas as faixas não incluídas em álbuns foram compiladas com mais critério nos discos Past Masters (Volume One e Volume Two)"Oldies" como foi apelidado pelos fãs, é um álbum oficial da discografia dos Beatles.
A incrível imagem que ilustra a capa é uma pintura original do artista DAVID CHRISTIAN, que capturou as cores vibrantes então populares nas boutiques de moda da Carnaby Street de Londres. A pintura era um trabalho colorido de "Pop-Art que havia sido encomendado por Brian Epstein. Mostra algumas figuras que seriam os Beatles em estilo Vaudeville nos anos 1920 com carros da época, gramophone e dança. Na descrição do jornalista de música Martin O'Gorman, a imagem da capa reflete em parte a popularidade de butiques retrô; inclui também um homem com um corte de cabelo no estilo "mod" reclinado sobre um bumbo de bateria com o nome do álbum, vestindo uma calça listrada e gravata com estampas berrantes. O'Gorman acrescenta que, com exceção dos bigodes que os quatro Beatles logo cultivariam, o artista também havia capturado a nova imagem psicodélica da banda, que seria revelada nos clipes das duas músicas de seu próximo single, "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane".

Na contracapa, foi usada uma belíssima foto feita por ROBERT WHITAKER. Essa foto foi tirada no Tokyo Hilton, onde os Beatles ficaram confinados por grande parte de sua turnê de 1966 no Japão devido a preocupações com a segurança. O autor Colin Larkin comenta que, em comparação com seu visual como artistas ao vivo, sua imagem como pop-stars também estava passando por uma metamorfose naquele final de 1966. Confira AQUI, todas as músicas do "Oldies But Goldies".

A ARTE ENCANTADA E PSICODÉLICA DO "THE FOOL"


As artes visuais tiveram um papel fundamental durante a era do psicodelismo e da contracultura. The Fool - grupo de designers holandeses - talvez tenham sido os maiores expoentes da Pop Art dos anos sessenta. Caíram nas graças dos Beatles e para eles, fizeram dezenas de trabalhos fantásticos. As obras de arte mais conhecidas do The Fool são aquelas que eles criaram entre 1966 e 1968. Incluem: as roupas usadas na transmissão de televisão de 1967 de "All You Need Is Love"; os gráficos do insert do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967; as roupas usadas no segmento "I Am the Walrus" do filme Magical Mystery Tour de 1967;

O mural de três andares pintado em cores psicodélicas na fachada da Apple Boutique na Baker Street de Londres, além dos desenhos das roupas psicodélicas que eram vendidas na loja; a decoração de um piano de John Lennon e um de seus violões Gibson;
A pintura do Mini Cooper de George Harrison e sua casa em Kinfauns em Surrey, assim como várias das guitarras de Harrison, mas não sua Fender Stratocaster conhecida como 'Rocky'; Harrison pintou ele mesmo; o projeto do cenário do filme Wonderwall de Joe Massot, de 1968; e o incrível Rolls Royce de John Lennon;
As artes multi-coloridas eram criadas a partir de temas fantásticos, místicos e ciganos. Os membros originais do The Fool eram os artistas Simon Posthuma e Marijke Koger, um casal que foi descoberto pelo fotógrafo Karl Ferris entre a comunidade hippie na ilha espanhola de Ibiza em 1966. Ferris tirou fotos das roupas criadas por eles, e enviou para Londres, onde foram publicados no The Times causando, imediatamente, enorme frisson.
Depois de se mudarem para Los Angeles, The Fool criou o maior mural do mundo na época (1968) no exterior do Aquarius Theatre para a produção do musical da Broadway Hair, a convite do produtor Michael Butler. Simon e Marijke pintaram outros cinemas por onde Hair foi apresentado, em San Francisco, Seattle e Chicago.
O DIA QUE A BAKER STREET FICOU MAIS BONITA
Durante o fim de semana de 10 a 12 de novembro de 1967, enquanto os Beatles estavam preocupados em gravar o vídeo de seu novo compacto, "Hello Goodbye", The Fool começou a pintar a antiga fachada de tijolos da loja, armando um andaime e envolvendo-o com encerados, de modo que o trabalho pudesse ser feito em sigilo."Eles se recusavam a dizer a qualquer um de nós a aparência que a fachada teria" diz Alistair Taylor. Ninguém, com exceção dos estudantes de artes contratados para executar o painel, tinha permissão de espiar o trabalho em curso. Até os Beatles eram mantidos a distância, como normalmente se faz com crianças ávidas de curiosidade. "Quando finalmente chegou a hora de tornar público o trabalho, todos nós nos juntamos na rua. O encerado caiu de maneira dramática e, sob ele, estava um incrível mural psicodélico na fachada do pequeno edifício, um autêntico gênio de três andares, com estrelas, luas e fadas e coisas desse tipo. Minha nossa! Nós ficamos absolutamente pasmados. Era fabuloso! As pessoas debruçavam-se das janelas dos prédios e dos ônibus para olhar. Qualquer motorista que entrava na rua quase batia no carro da frente, cujo chofer também tinha parado para olhar. A pintura era maravilhosa", disse Paul, fazendo eco à opinião compartilhada pelos demais Beatles com a maior parte do público. Na cidade toda, o mural da butique da Apple tornou-se assunto de conversa. Londres jamais vira algo parecido. As pessoas vinham de todos os bairros para observar melhor, obstruindo a calçada em frente à loja, congestionando o tráfego. Ela se tornou tão popular como atração turística como qualquer um dos pontos turísticos tradicionais. Porém, a comissão de planejamento da City of Wesminster, à qual tinha sido requerida a permissão oficial para pintar a fachada - ignorando-se se ela havia ou não dado a resposta -, não mostrava muito entusiasmo com isso tudo. 'Não demorou muito tempo para que fôssemos chamados pelos advogados do poder público, que disseram que teríamos de devolver ao prédio a antiga aparência", lembra Taylor. Seguiram-se três semanas de uma acalorada disputa na justiça, até que, finalmente, o mural foi apagado pelo The Fool.
The Fool também lançou um álbum homônimo, The Fool em 1968, no estilo folk psicodélico, produzido por Graham Nash. Como Simon & Marijke lançaram outro álbum chamado Son of America pela A&M Records, também produzido por Graham Nash, em colaboração com Booker T. Jones, em 1969. Os backing vocals foram fornecidos por Joni Mitchell, Rita Coolidge, Morreen Thornton e Colleen Fortune. Seu segundo single, "I saw you", foi um sucesso na Holanda em 1972. Simon & Marijke gravaram um terceiro álbum chamado Mediterranean Blues, produzido por Booker T. JonesSimon Posthuma morreu em 28 de fevereiro de 2020, aos 81 anos. Marijke Koger está com 80 anos.

PAUL MCCARTNEY - LAVATORY LIL - 2020 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐


“Lavatory Lil” é a 5ª faixa do McCartney IIIdécimo oitavo álbum de estúdio de Paul McCartney, lançado em 18 dezembro de 2020. Ele gravou a música usando um violão Telecaster 1954 dado por sua esposa Nancy. Para obter o ótimo som de blues rock na música, Paul tocou uma Telecaster em seu amplificador Vox AC30.
Em “Lavatory Lil”McCartney fala sobre alguém que só queria o seu dinheiro. Após a divulgação da música, sites começaram a especular se ele estaria falando da ex-mulher, Heather Mills, com quem ficou casado entre 2002 e 2006. Em entrevista ao New York Times, em novembro de 2020, McCartney disse: “Lavatory Lil” é uma paródia sobre alguém que não gosto. Alguém com quem eu estava e que acabou sendo um pouco vilã. Achei que as coisas estavam ótimas; ficou desagradável. Então eu inventei o personagem Lavatory Lil e lembrei algumas das coisas que aconteceram e as coloquei na música. Não preciso ser mais específico do que isso. Nunca vou divulgar quem foi”.
“Lavatory Lil” foi gravada em abril e junho de 2020 no Hog Hill Studio, Rye, Reino Unido. Foi produzida por Paul McCartney e teve Steve Orchard como engenheiro e Keith Smith como engenheiro assistente. Uma versão alternativa de “Lavatory Lil” foi lançada como faixa bônus em algumas versões de McCartney III. Em 2021, para o projeto McCartney III Imagined, o músico americano Josh Homme reimaginou “Lavatory Lil”, e essa versão também ficou sensacional.

sábado, 13 de abril de 2024

JACKIE LOMAX - SOUR MILK SIR - 1969 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"SOUR MILK SIR", o rockão, composto por George Harrisonfoi gravado com os Beatles, menos John Lennonmais Eric Clapton e Nicky HopkinsO primeiro álbum solo de Jackie Lomax a ser lançado, Is This What You Want? chegou as lojas em janeiro de 1969. O álbum traz uma seleção de músicos convidados de fazer inveja a qualquer um. Entre os mais conhecidos estão: George Harrison e Eric Clapton como dupla de guitarras, Nicky Hopkins no piano, Billy Preston no órgão, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria. Outros músicos nas sessões incluem Klaus Voorman no baixo e Hal Blaine na bateria. Apesar de muita expectativa cercando o lançamento pela imprensa, o disco foi um retumbante fracasso de vendas.