sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PAUL McCARTNEY - McCARTNEY III IMAGINED 😀😀😀😀


Paul McCartney sabe como impressionar - e, não seria diferente ao reimaginar o McCartney III. Ao lado de convidados magníficos, o 'novo' disco, intitulado McCartney III - Imagined, apresenta remixes satisfatoriamente experimentais e de uma contemporaneidade impecável - com traços de psicodelias espalhados ao longo de todo o álbum. As onze faixas do terceiro autointitulado da discografia, o McCartney III, lançado em dezembro de 2020, foram repensadas para integrarem o McCartney III - Imagined. Ao refletirem a personalidade e identidade musical das parcerias, as músicas ganharam um novo e contemporâneo formato.
McCartney III - Imagined é a versão reinventada de McCartney III , o 18º álbum solo de Paul McCartney. Foi lançado digitalmente em 16 de abril de 2021, com uma versão física lançada em 23 de julho. McCartney recrutou vários colaboradores para remixar e executar as músicas do álbum, incluindo Beck, Dominic Fike, Khruangbin, St. Vincent, Dev Hynes, Phoebe Bridgers, Ed O'Brien, Damon Albarn, Josh Homme, Anderson .Paak, Robert Del Naja e Idris Elba. A versão de Dominic Fike de "The Kiss of Venus" foi lançada como o primeiro single, seguida pela versão de Beck de "Find My Way" e a versão de EOB de "Slidin". A seleção das faixas teve curadoria do próprio McCartney, apresentando "amigos, fãs e novos conhecidos". Para o lançamento, McCartney teve conversas ao vivo via Instagram Live com St. Vincent , Ed O'Brien , Phoebe Bridgers e Josh HommeMcCartney III - Imagined foi recebido com críticas geralmente positivas. A nova roupagem teve músicas retrabalhadas, além de versões e remixes. McCartney III - Imagined contou com participações de músicos de bandas como Radiohead, Massive Attack, Blur e Queens of the Stone Age, além de vários outros artistas. A cada um dos convidados foi pedido que reimaginasse sua música favorita do McCartney III e desse a sua própria assinatura.
Falando sobre a gênese do álbum original, McCartney disse: “Eu estava vivendo a vida trancado em minha fazenda com minha família e ia ao meu estúdio todos os dias. Eu tinha algumas coisas em que trabalhei ao longo dos anos, mas às vezes o tempo acabava e ficava pela metade, então comecei a pensar no que eu tinha. A cada dia, eu começava a gravar com o instrumento com o qual escrevi a música e, gradualmente, sobrepunha tudo”. Ele explicou a alegria de criar música durante a pandemia: “Foi muito divertido. Tratava-se de fazer música para você mesmo ao invés de ter que fazer como um trabalho. Então, eu apenas fiz coisas que imaginei fazer. Eu não tinha ideia de que isso iria resultar em um álbum”.

Dentre os nomes convidados estão o guitarrista do Radiohead Ed O'Brien, Anderson .Paak, Phoebe Bridgers e muitos outros em uma mescla de diversas sonoridades e elementos dos mais variados gêneros - pop, soul, rock, R&B e mais. É fato que Paul McCartney sempre esteve à frente do tempo. Com um talento incomparável e uma sensibilidade artística inigualável, o músico se permite experimentar os mais diversos elementos e gêneros, explorar sonoridades e testar a criatividade em níveis viscerais - desde os anos com os Beatles. Esta unicidade poderosa de McCartney fica visível ao longo das onze faixas remixadas, dispostas a encontrarem o melhor de cada um dos convidados. Dessa vez, portanto, Macca é acompanhado das identidades musicais de cada um dos artistas. Em meio às semelhanças e divergências encaixadas em único projeto, o disco é essencialmente singular. McCartney III - Imagined é um álbum expansivo, emocionante e deliciosamente contemporâneo. Como o próprio ex-Beatle conta, a ideia era, de fato, trazer os elementos particulares de cada um dos convidados e entregar o controle completo das músicas para os colaboradores decidirem os novos formatos. O resultado é um disco experimental com convidados magníficos, escolhidos a dedo por Paul McCartney. McCartney III - Imagined é uma viagem fascinante.

Para abrir o álbum, "Find My Way", em parceria com Beck, foi a escolhida. A faixa animada, guiada por linhas de baixos, brinca com elementos eletrônicos que remetem à psicodelia e os combina com flertes ao groove do funk. Em sequência, recursos clássicos do R&B acompanham "The Kiss Of Venus", que ganhou a cara - e vocais - de Dominic Fike. Repleta de detalhes sonoros, a música é conduzida por um riff de guitarra completamente envolvente. A alucinante "Pretty Boys", reimaginada pelo trio Khruangbin, apresenta fortes referências do soul clássico, dub e psicodelia - costumeiros da banda. A música é uma viagem sonora expansiva e mágica. "Women and Wives" com St. Vincent é um clássico rock and roll. Para potencializar a magnitude, é apoiada pela interpretação vocal de McCartney e por vocais de apoio em um coro poderoso. Mais de R&B no disco aparece na releitura de Blood Orange de "Deep Down" - com falsetes e guitarras finas conduzidos pela intensa bateria. Os dois cantores dividem os vocais em um remix deslumbrante e contemporâneo. Logo após, McCartney III - Imagined ganha as cores do mundo caótico e complexo apresentado na discografia de Phoebe Bridgers. A versão de "Seize The Day" interpretada pela cantora poderia ser facilmente uma faixa de Punisher, disco dela lançado em 2020. Paul McCartney não traria apenas uma faixa que contempla rock clássico, é claro. Em uma colaboração maravilhosa com o guitarrista do Radiohead, Ed O'Brien, e com o músico e produtor Paul Epworth, "Slidin'" entrega um frescor tradicional do rock and roll, com muita guitarra e uma aproximação a elementos psicodélicos. Uma das versões mais contemporâneas deMcCartney III - Imagined é a parceria com Damon Albarn - músico de bandas como Blur e Gorillaz. "Long Tailed Winter Bird" é um dub de experimentações fascinantes em uma complexa faixa instrumental, que lembra muito a icônica estética sonora do Gorillaz. Josh Homme, do Queens of The Stone Age, junta-se a Paul McCartney para a versão de "Lavatory Lil". A música traz um atraente, convidativo, maduro e bem-construído rock and roll, refletindo a experiência de ambos no consagrado gênero musical. Com Anderson .Paak, "When Winter Comes" é um lo-fi soul interpretado pelo icônico cantor norte-americano. Leve, suave e encantadora, a faixa antecede a última viagem intensa e psicodélica do disco. Para fechar a aventura pelas mais diversas sonoridades modernas, expansivas e características, a longa "Deep Deep Feeling" ganhou um remix magnético de 11 minutos do artista britânico, Robert Del Naja, conhecido como 3D. A música final é uma festa experimental repleta de elementos contemporâneos, que curiosamente representa muito bem a proposta ousada e grandiosa de todo o McCartney III - Imagined. É incrível acompanhar um projeto de um artista com mais de 50 anos de carreira, que mostra maestria ao se reinventar.
Mesmo único e excêntrico, o disco aposta no mais moderno formato da indústria musical - o "feat", as famosas colaborações musicais. Com um olhar moderno e artístico para as parcerias, as canções transbordam individualidades ao combinar as mais diversas e espetaculares estéticas musicais. Não é à toa que Paul McCartney segue sendo um artista fascinante aos 79 anos - e McCartney III - Imagined evidencia mais uma das complexas dimensões fantásticas trazidas pelo músico ao longo da influente e prestigiada discografia. Seja com rock clássico ou se aventurando em outras sonoridades, o artista sabe entregar um disco potente e poderoso. McCartney III - Imagined já está disponível em todas as plataformas digitais, inclusive aqui no Baú.

Nenhum comentário: