Jackie Lomax morreu neste último domingo, 15, em Londres, na Inglaterra. O músico, que trabalhou com Beatles e Eric Clapton, tinha 69 anos. A causa da morte não foi divulgada. Lomax foi uma figura proeminente do rock de Liverpool, cidade natal dos Beatles, nos anos 60. Foi integrante de uma das bandas do movimento Merseybeat chamada The Undertakers. Com eles, lançou quatro singles. Através do grupo, ele acabou se aproximando de Brian Epstein e, com ele, chegou à gravadora Apple. No selo dos Beatles, Lomax lançou o disco de estreia Is This What You Want? , cuja produção foi assinada por George Harrisson. O álbum, lançado em 1971, tinha participações de artistas como Eric Clapton, Paul McCartney e Ringo Starr. Ainda assim, o trabalho não conseguiu ir longe nas paradas: nos Estados Unidos, chegou apenas ao 145º lugar. O insucesso comercial de Is This What You Want? marcou o restante da carreira de Lomax, ainda que ele tenha se tornado uma referência no R&B, com álbuns como Home Is in My Head (1971). Na década de 80, Lomax pouco produziu na carreira solo. Ele deixou a Inglaterra e se mudou para os Estados Unidos. Foi somente em 2001 que o músico encerrou um hiato iniciado em Did You Ever Have That Feeling?, de 1977. The Ballad of Liverpool Slim foi o último trabalho de Lomax e deu um novo fôlego à carreira do músico. O artista, que se casou com a mãe do fotógrafo Terry Richardson, estava em Londres quando morreu, para participar do casamento do filho único dele. Em homenagem ao grande Jackie Lomax, a gente rever a matéria publicada aqui no Baú em 4 de setembo de 2012. Vá em paz Lomax. Mande um abraço pro Harri.
Jackie Lomax é o classico exemplo do artista talentoso que jamais conseguiu vender. Excelente intérprete de soul e rhythm & blues, entre os ingleses brancos ele é, segundo alguns, comparável apenas a Steve Winwood, embora não tenha, nem de perto, o mesmo reconhecimento. Jackie Lomax nasceu em 10 de maio de 1944 em Wallasey, localizado no outro lado do rio Mersey em Liverpool. Se interessou pelo violão graças à moda do skiffle, como tantos garotos ingleses daquela geração. Conheceu os Beatles antes da fama ainda em Liverpool. No inicio da década de sessenta entrou para uma banda de Wallasey chamada Dee & the Dynamites. Em 1962, se uniu ao the Undertakers mais tarde foram tentar a sorte no Canadá e Estados Unidos. Quando os Beatles foram tocar no Shea Stadium, em New York, Jackie, sendo de Liverpool e tendo feito parte da mesma cena musical que eles, teve acesso livre ao grupo. Depois do show, voltou com eles ao Warwick Hotel e conversou com os rapazes sobre sua situação. Depois Epstein pediu que ele o procurasse em Londres. E assim The Lomax Alliance chegou em Londres. Brian Epstein conseguiu intermediar um contrato com a Columbia Records para Jackie Lomax e sua banda gravarem seu primeiro álbum. Quando a coisa parecia estar indo bem, Brian Epstein morre e a Columbia acabou cancelando o lançamento. The Lomax Alliance voltou para os Estados Unidos porém não demorou muito e Jackie Lomax deixou o grupo, voltando para Londres. Jackie Lomax procurou John Lennon que lhe sugeriu que ele gravasse em dois canais o material novo que tivesse e levasse até a Apple Publishing, que ficava acima da Apple Boutique. Foi o que ele fez e perto do ano novo, George Harrison lhe telefonou dizendo que leu as letras e ouviu as canções e estaria interessado em produzi-lo assim que voltasse de um retiro espiritual com os outros Beatles na India. Com a volta dos Beatles nasceu a Apple Corps, e nela residiu a mais nova gravadora com escritorios em Londres e Nova York, Apple Records. Jackie Lomax assinou com a Apple passando a ser o primeiro artista contratado pelo selo. Com a assistência de George Harrison, passou parte do verão de 1968 gravando seu novo álbum. No mesmo periodo, os Beatles estavam gravando o “Album Branco” e Lomax foi convidado a fazer vocais de fundo em “Dear Prudence.”
“Sour Milk Sea”, foi o terceiro compacto lançado pela Apple (Hey Jude, com os Beatles e Those Were The Days, com Mary Hopkin foram os primeiros) e não alcançou o sucesso desejado. A canção, composta por George Harrison, foi gravada com os Beatles, menos John Lennon, mais Eric Clapton e Nicky Hopkins. Seu primeiro álbum solo a ser lançado, “Is This What You Want?” chegou as lojas em janeiro de 69. O álbum tem uma seleção de músicos convidados de fazer inveja a qualquer um. Entre outros músicos mais conhecidos estão George Harrison e Eric Clapton como dupla de guitarras, Nicky Hopkins no piano, Billy Preston no órgão, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria. Outros músicos nas sessões incluem Klaus Voorman no baixo e Hal Blaine na bateria. Apesar de muita expectativa cercando o album pela mídia, o disco foi um retumbante fracasso de vendas. Com o fim dos Beatles e a Apple em crise, Jackie deixou a gravadora e entrou na banda de hard blues: Heavy Jelly. Depois, juntou-se a outra banda, desta vez de hard rock, chamada Balls. E de galho em galho, passaram-se os anos 70, 80, 90 e até hoje Jackie continua na estrada. Apesar da falta do sucesso comercial.
3 comentários:
Que pena! Deve ter sido algo fulminante.Afinal ele estava lá para uma celebração.Confesso que só ouvi falar dele no Anthology e consegui algum material. Lembra um pouco o Badfinger. E esta versão está sensacional. God bless you Lomax!
Que ele descanse em paz, "is this what you want" tem grandes canções como "Fall inside your eyes", "Sour Milk Sea","baby you're a lover", "Going back to Liverpool", "The eagle laughs at you", um discaço mesmo!!!
E a grande "Home is in my Head", do álbum homônimo? Também muito boa.
Descanse em paz, Jackie Lomax.
Postar um comentário