quarta-feira, 12 de outubro de 2022

GEORGE HARRISON - CLOUD NINE - 1987 - NOTA MIL!


Último trabalho solo gravado e lançado em vida por George Harrison, CLOUD NINE chegou às lojas em 2 de novembro de 1987 e surpreendeu positivamente a crítica e, de certa forma, os fãs, pela qualidade da produção (dividida com Jeff Lynne da Eletric Light Orchestra) e pelo repertório elegante, sedutor e, acima de tudo, moderno. Para muitos, o melhor álbum de Harrison desde o antológico “All Things Must Pass”. Seu último álbum, Gone Troppo, lançado em 5 de novembro de 1982, foi um fracasso retumbante.
Depois de cinco anos, naqueles dias, um período tão longo de auto-exílo significava imensas mudanças de tendências, tecnologias e preferências. Contudo, enquanto hibernava, George atualizava seu estúdio doméstico e, rabiscava algumas canções. No entanto, entre o final de 1986 e o início de 1987, continuava cauteloso em se comprometer a trabalhar em um novo álbum. Desmotivado pelos problemas com Gone Troppo, discretamente procurou um produtor com quem pudesse trabalhar. Após longa consideração, ele finalmente escolheu Jeff Lynne, da Eletric Light Orchestra. Com mais de 20 anos na indústria musical, além de músico talentoso, era guitarrista, compositor e cantor e mostrou ser um mestre no estúdio. Na maior discrição, além dos acompanhantes competentes de sempre (Jim Keltner, Jim Horn, Gary Wright e Ray Cooper), um time bastante respeitável participou efetivamente do projeto: Eric Clapton, Ringo Starr e Elton John estavam lá, sob a condução de um George Harrison realmente “nas nuvens”, como sugere o título do álbum.
Com belas baladas e rocks empolgantes, CLOUD NINE possui um tom mais brilhante do que qualquer outro álbum de Harrison depois dos Beatles e exibe um músico revigorado, inspirado e acima de tudo de bem com a vida. O primeiro tema trabalhado foi uma versão cover de uma obscura canção de de Rudy Clark, revisitado com vigor desde a poderosa bateria da introdução, o sax dobrado de Jim Horn até a interpretação convicta de George; “Got My Mind Set On You”, primeiro single do álbum, deu a Harrison seu primeiro hit nº 1 desde de "Give Me Love". O segundo e terceiro singles foram ambos coescritos por Lynne. “When We Was Fab" dinge um olhar carinhoso para o tempo dos Fab Four “quando o imposto de renda era tudo o que tínhamos” e This Is Love” é uma música jovial que se refere a um relacionamento amoroso, mas dá dicas de significar algo mais. Nós podemos superar problemas de nossa própria criação, quando fazemos uso do poder livre para todos”. Escrita para o filme Shangai Surprise, “Someplace Else” é uma das mais lindas baladas compostas por Harrison que, aliás, modificou o arranjo que ficou diferente da versão para o longa metragem. Outra canção reaproveitada do mesmo filme foi “Breath Away From Heaven”, uma melodia lenta com referências à música oriental. O atestado de qualidade absoluta se mostra solene em “Just For Today”.
Sem perder a elegância, George ataca com mais dois rocks cheios de ironia e humor cáustico: a incendiária“Devil's Radio”, que brinca com a fofocalha da mídia de forma geral, abrindo com guitarras paletadas e um coro repetindo “gossip, gossip”; e Wreck Of The Hesperus”, que quase passeia pelo mesmo tema, mas o harrison fala de si mesmo (“não sou o naufrágio do Hesperus / me sinto a Muralha da China / velho como Matusalém / alto como a Torre Eiffel). Tão sensacional quanto a virada da bateria no meio de Ringo Starr. O balanço malemolente da faixa-título “CLOUD 9”com seus belos solos de guitarras (George e Clapton trocando amabilidades) é contagiante e entrega já na abertura o estado de espírito do álbum e do músico. Logo em seguida, “That’s What It Takes” (Harrison, Lynne e Wright) é uma balada pop cuja letra é mais reflexiva que romântica. Quase o mesmo acontece com o rock “Fish On The Sand”, que, como não poderia faltar, é quase uma oração, uma conversa com Deus, “Se eu não estou com você/ Não sou exemplo de homem. Sou como um peixe na areia”. Nascido em Peixes - 25 de fevereiro, era ele mesmo o peixe metafórico na areia quando se sentia distante do amor de Krishna.
Quando CLOUD NINE estava pronto para ser lançado, Harrison se sentiu tão feliz que voluntariamente participou das entrevistas e esfor­ços promocionais que achava tão irritantes num passado não tão distante. Ele sabia que seria novamente posto no centro das atenções, mas racionalizou que seria apenas por um curto periodo de tempo. CLOUD NINE foi lançado com grande expectativa e uma recepção crítica favorável. Entrou direto para o Top 10 no Reino Unido. Nos EUA, alcançou a 8ª posição na parada Billboard 200 e a 4ª posição no Cash Box Top 200, e alcançou o status de platina. Também foi o número 1 na tabela Top 40 Compact Discs da Cash Box. O sucesso do single “Got My Mind Set On You” e seu vídeo que o acompanhava reintroduziu Harrison no mainstream. A música tributo aos Beatles “When We Was Fab" foi um single de sucesso, alcançando o top 25 no Reino Unido e nos EUAEmbora o enorme sucesso de CLOUD NINE não tenha sido suficiente para estimular Harrison a fazer uma turnê, isso o inspirou a continuar fazendo música. Na primavera de 1988, junto com Lynne, ele reuniria os amigos Bob DylanTom Petty e Roy Orbison e iniciaria o projeto dos fantásticos Traveling Wilburys.

3 comentários:

Dani disse...

Foi o início de um excelente período para George:)
Esse álbum é maravilhoso, um ótimo astral, estou sempre ouvindo. Especialmente naqueles dias ruins que não dá nem vontade de sair de casa, colocar o álbum para ouvir melhora muito o clima❤️

roque22 disse...

Excelente disco! No Top 3 entre os melhores discos do George (na minha opinião).

roque22 disse...

Uma das melhores postagens do Blog! Repita-o com frequência!